/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
Práticas discursivas da diversidade sexual e políticas curriculares para a educação básica
This paper is linked to the studies carried out in the Group of Studies and Research in Difference and Education - DIFERE, linked to the Graduate Program in Curriculum and Management of the Basic School - PPEB / ICED / UFPA. The research tries to problematize the discursive practices of Sexua...
Autor principal: | RODRIGUES, José Rafael Barbosa |
---|---|
Outros Autores: | SILVA, Josenilda Maria Maués da |
Grau: | Artigo |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13083 |
id |
ir-2011-13083 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-2011-130832023-08-30T13:14:18Z Práticas discursivas da diversidade sexual e políticas curriculares para a educação básica RODRIGUES, José Rafael Barbosa SILVA, Josenilda Maria Maués da Políticas curriculares Diversidade sexual Resistência Curricular policies Sexual diversity Resistance This paper is linked to the studies carried out in the Group of Studies and Research in Difference and Education - DIFERE, linked to the Graduate Program in Curriculum and Management of the Basic School - PPEB / ICED / UFPA. The research tries to problematize the discursive practices of Sexual Diversity, respect and tolerance, still aligned with the identity logic. The study invests in examining the ways in which these curricular texts operate and produce viable forms of experimentation on the body, gender and sexuality, thus acting as biopolitics that govern and demand self-care, establish rules for feasibility and inclusion of the other subject of education, especially the LGBT population. From the theoretical-methodological point of view, it is a theoretical investment that works with a bibliographical revision with emphasis on post-structuralist approaches that invest in the Thought of Difference in Education using analytical tools of the formulations of Michel Foucault. A presente escrita vincula-se aos estudos realizados no Grupo de Estudos e Pesquisas em Diferença e Educação – DIFERE, vinculado ao Programa de Pós Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica – PPEB/ICED/UFPA. A investigação intenta problematizar as práticas discursivas da Diversidade Sexual, do respeito e da tolerância, alinhadas ainda à lógica identitária. O estudo investe no exame dos modos como esses textos curriculares operam e produzem, formas viáveis de experimentação do corpo, do gênero e da sexualidade, agindo assim, como biopolíticas que governam e demandam cuidados de si, instituem regras para a viabilidade e para a inclusão do sujeito-outro da educação, em especial, a população LGBT. Do ponto de vista teórico-metodológico, tratase de um investimento de cunho teórico que opera com uma revisão bibliográfica com ênfase em abordagens de cunho pósestruturalista que investem no Pensamento da Diferença em Educação utilizando ferramentas analíticas das formulações de Michel Foucault. UFPA - Universidade Federal do Pará 2021-03-26T12:47:00Z 2021-03-26T12:47:00Z 2017-12 Artigo de Periódico RODRIGUES, José Rafael Barbosa; SILVA , Josenilda Maria Maués da. Práticas discursivas da diversidade sexual e políticas curriculares para a educação básica. Margens, online, v. 11, n. 17, p. 125-137, dez. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v11i17.5438. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13083. Acesso em:. 1982-5374 http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13083 10.18542/rmi.v11i17.5438 por Margens Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil UFPA https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/5438 |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará |
collection |
RI-UFPA |
language |
por |
topic |
Políticas curriculares Diversidade sexual Resistência Curricular policies Sexual diversity Resistance |
spellingShingle |
Políticas curriculares Diversidade sexual Resistência Curricular policies Sexual diversity Resistance RODRIGUES, José Rafael Barbosa Práticas discursivas da diversidade sexual e políticas curriculares para a educação básica |
topic_facet |
Políticas curriculares Diversidade sexual Resistência Curricular policies Sexual diversity Resistance |
description |
This paper is linked to the studies
carried out in the Group of Studies and
Research in Difference and Education -
DIFERE, linked to the Graduate Program in
Curriculum and Management of the Basic
School - PPEB / ICED / UFPA. The research
tries to problematize the discursive practices of
Sexual Diversity, respect and tolerance, still
aligned with the identity logic. The study invests
in examining the ways in which these curricular
texts operate and produce viable forms of
experimentation on the body, gender and
sexuality, thus acting as biopolitics that govern
and demand self-care, establish rules for
feasibility and inclusion of the other subject of
education, especially the LGBT population.
From the theoretical-methodological point of
view, it is a theoretical investment that works
with a bibliographical revision with emphasis
on post-structuralist approaches that invest in
the Thought of Difference in Education using
analytical tools of the formulations of Michel
Foucault. |
format |
Artigo |
author |
RODRIGUES, José Rafael Barbosa |
author2 |
SILVA, Josenilda Maria Maués da |
author2Str |
SILVA, Josenilda Maria Maués da |
title |
Práticas discursivas da diversidade sexual e políticas curriculares para a educação básica |
title_short |
Práticas discursivas da diversidade sexual e políticas curriculares para a educação básica |
title_full |
Práticas discursivas da diversidade sexual e políticas curriculares para a educação básica |
title_fullStr |
Práticas discursivas da diversidade sexual e políticas curriculares para a educação básica |
title_full_unstemmed |
Práticas discursivas da diversidade sexual e políticas curriculares para a educação básica |
title_sort |
práticas discursivas da diversidade sexual e políticas curriculares para a educação básica |
publisher |
Universidade Federal do Pará |
publishDate |
2021 |
url |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13083 |
_version_ |
1787149214475616256 |
score |
11.653393 |