Artigo

Práticas discursivas da diversidade sexual e políticas curriculares para a educação básica

This paper is linked to the studies carried out in the Group of Studies and Research in Difference and Education - DIFERE, linked to the Graduate Program in Curriculum and Management of the Basic School - PPEB / ICED / UFPA. The research tries to problematize the discursive practices of Sexua...

ver descrição completa

Autor principal: RODRIGUES, José Rafael Barbosa
Outros Autores: SILVA, Josenilda Maria Maués da
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13083
id ir-2011-13083
recordtype dspace
spelling ir-2011-130832023-08-30T13:14:18Z Práticas discursivas da diversidade sexual e políticas curriculares para a educação básica RODRIGUES, José Rafael Barbosa SILVA, Josenilda Maria Maués da Políticas curriculares Diversidade sexual Resistência Curricular policies Sexual diversity Resistance This paper is linked to the studies carried out in the Group of Studies and Research in Difference and Education - DIFERE, linked to the Graduate Program in Curriculum and Management of the Basic School - PPEB / ICED / UFPA. The research tries to problematize the discursive practices of Sexual Diversity, respect and tolerance, still aligned with the identity logic. The study invests in examining the ways in which these curricular texts operate and produce viable forms of experimentation on the body, gender and sexuality, thus acting as biopolitics that govern and demand self-care, establish rules for feasibility and inclusion of the other subject of education, especially the LGBT population. From the theoretical-methodological point of view, it is a theoretical investment that works with a bibliographical revision with emphasis on post-structuralist approaches that invest in the Thought of Difference in Education using analytical tools of the formulations of Michel Foucault. A presente escrita vincula-se aos estudos realizados no Grupo de Estudos e Pesquisas em Diferença e Educação – DIFERE, vinculado ao Programa de Pós Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica – PPEB/ICED/UFPA. A investigação intenta problematizar as práticas discursivas da Diversidade Sexual, do respeito e da tolerância, alinhadas ainda à lógica identitária. O estudo investe no exame dos modos como esses textos curriculares operam e produzem, formas viáveis de experimentação do corpo, do gênero e da sexualidade, agindo assim, como biopolíticas que governam e demandam cuidados de si, instituem regras para a viabilidade e para a inclusão do sujeito-outro da educação, em especial, a população LGBT. Do ponto de vista teórico-metodológico, tratase de um investimento de cunho teórico que opera com uma revisão bibliográfica com ênfase em abordagens de cunho pósestruturalista que investem no Pensamento da Diferença em Educação utilizando ferramentas analíticas das formulações de Michel Foucault. UFPA - Universidade Federal do Pará 2021-03-26T12:47:00Z 2021-03-26T12:47:00Z 2017-12 Artigo de Periódico RODRIGUES, José Rafael Barbosa; SILVA , Josenilda Maria Maués da. Práticas discursivas da diversidade sexual e políticas curriculares para a educação básica. Margens, online, v. 11, n. 17, p. 125-137, dez. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v11i17.5438. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13083. Acesso em:. 1982-5374 http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13083 10.18542/rmi.v11i17.5438 por Margens Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil UFPA https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/5438
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Políticas curriculares
Diversidade sexual
Resistência
Curricular policies
Sexual diversity
Resistance
spellingShingle Políticas curriculares
Diversidade sexual
Resistência
Curricular policies
Sexual diversity
Resistance
RODRIGUES, José Rafael Barbosa
Práticas discursivas da diversidade sexual e políticas curriculares para a educação básica
topic_facet Políticas curriculares
Diversidade sexual
Resistência
Curricular policies
Sexual diversity
Resistance
description This paper is linked to the studies carried out in the Group of Studies and Research in Difference and Education - DIFERE, linked to the Graduate Program in Curriculum and Management of the Basic School - PPEB / ICED / UFPA. The research tries to problematize the discursive practices of Sexual Diversity, respect and tolerance, still aligned with the identity logic. The study invests in examining the ways in which these curricular texts operate and produce viable forms of experimentation on the body, gender and sexuality, thus acting as biopolitics that govern and demand self-care, establish rules for feasibility and inclusion of the other subject of education, especially the LGBT population. From the theoretical-methodological point of view, it is a theoretical investment that works with a bibliographical revision with emphasis on post-structuralist approaches that invest in the Thought of Difference in Education using analytical tools of the formulations of Michel Foucault.
format Artigo
author RODRIGUES, José Rafael Barbosa
author2 SILVA, Josenilda Maria Maués da
author2Str SILVA, Josenilda Maria Maués da
title Práticas discursivas da diversidade sexual e políticas curriculares para a educação básica
title_short Práticas discursivas da diversidade sexual e políticas curriculares para a educação básica
title_full Práticas discursivas da diversidade sexual e políticas curriculares para a educação básica
title_fullStr Práticas discursivas da diversidade sexual e políticas curriculares para a educação básica
title_full_unstemmed Práticas discursivas da diversidade sexual e políticas curriculares para a educação básica
title_sort práticas discursivas da diversidade sexual e políticas curriculares para a educação básica
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2021
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13083
_version_ 1787149214475616256
score 11.653393