/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
“Eles [os/as discentes] sempre gostam, têm muita expectativa, ficam ansiosos pra ter logo a disciplina”: as possibilidades e os impasses com o ensino da sexualidade na escola
In times of hate speech and persistent retaliation for working with sexuality in education, this article analyzes the potentialities and the impasses of approaching this issue in the school space. The research is anchored in the post-critical referents and was developed in municipal schools o...
Autor principal: | AZEVEDO, Suse Mayre Martins Moreira |
---|---|
Grau: | Artigo |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13089 |
id |
ir-2011-13089 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-2011-130892023-08-29T17:03:05Z “Eles [os/as discentes] sempre gostam, têm muita expectativa, ficam ansiosos pra ter logo a disciplina”: as possibilidades e os impasses com o ensino da sexualidade na escola AZEVEDO, Suse Mayre Martins Moreira Educação Sexualidade Gênero Education Sexuality Genre In times of hate speech and persistent retaliation for working with sexuality in education, this article analyzes the potentialities and the impasses of approaching this issue in the school space. The research is anchored in the post-critical referents and was developed in municipal schools of Jequié-BA that present the discipline Education for Sexuality in the curricular matrix of the final years of elementary school. For the production and analysis of data, we conducted semistructured interviews with eleven teachers who teach the discipline. The existence of a curricular component destined to the teaching of sexuality guarantees a place for the discussions distancing themselves from the discontinuous and punctual actions, besides that, there is an involvement of the students with the discipline, giving opportunities for dialogue, including themes such as gender and sexual diversity. However, there is the risk of imprisoning the debates about sexuality in this space, disowning the other teachers in working with the theme. Em tempos de discursos de ódio e retaliação insistente ao trabalho com a sexualidade na educação, este artigo analisa as potencialidades e os impasses da abordagem desta temática no espaço escolar. A pesquisa se ancora nos referenciais pós-críticos e foi desenvolvida em escolas municipais de Jequié-BA que apresentam a disciplina Educação para Sexualidade na matriz curricular dos anos finais do ensino fundamental. Para a produção e análise de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com onze docentes que lecionam a disciplina. A existência de um componente curricular destinado ao ensino da sexualidade garante um lugar para as discussões distanciando-se das ações descontínuas e pontuais, além do que, há um envolvimento dos/as discentes com a disciplina, oportunizando espaços de diálogo, inclusive de temas como diversidade de gênero e sexual. Todavia, há o risco de aprisionar os debates sobre sexualidade neste espaço, desresponsabilizando as/aos demais docentes em trabalhar com o tema. 2021-03-26T12:49:26Z 2021-03-26T12:49:26Z 2017-12 Artigo de Periódico AZEVEDO, Suse Mayre Martins Moreira. “Eles [os/as discentes] sempre gostam, têm muita expectativa, ficam ansiosos pra ter logo a disciplina”: as possibilidades e os impasses com o ensino da sexualidade na escola. Margens, online, v. 11, n. 17, p. 28-43, dez. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v11i17.5431. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13089. Acesso em:. 1982-5374 http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13089 10.18542/rmi.v11i17.5431 por Margens Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil UFPA https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/5431 |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará |
collection |
RI-UFPA |
language |
por |
topic |
Educação Sexualidade Gênero Education Sexuality Genre |
spellingShingle |
Educação Sexualidade Gênero Education Sexuality Genre AZEVEDO, Suse Mayre Martins Moreira “Eles [os/as discentes] sempre gostam, têm muita expectativa, ficam ansiosos pra ter logo a disciplina”: as possibilidades e os impasses com o ensino da sexualidade na escola |
topic_facet |
Educação Sexualidade Gênero Education Sexuality Genre |
description |
In times of hate speech and
persistent retaliation for working with
sexuality in education, this article analyzes
the potentialities and the impasses of
approaching this issue in the school space.
The research is anchored in the post-critical
referents and was developed in municipal
schools of Jequié-BA that present the
discipline Education for Sexuality in the
curricular matrix of the final years of
elementary school. For the production and
analysis of data, we conducted semistructured interviews with eleven teachers
who teach the discipline. The existence of a
curricular component destined to the
teaching of sexuality guarantees a place for
the discussions distancing themselves from
the discontinuous and punctual actions,
besides that, there is an involvement of the
students with the discipline, giving
opportunities for dialogue, including themes
such as gender and sexual diversity.
However, there is the risk of imprisoning the
debates about sexuality in this space,
disowning the other teachers in working
with the theme. |
format |
Artigo |
author |
AZEVEDO, Suse Mayre Martins Moreira |
title |
“Eles [os/as discentes] sempre gostam, têm muita expectativa, ficam ansiosos pra ter logo a disciplina”: as possibilidades e os impasses com o ensino da sexualidade na escola |
title_short |
“Eles [os/as discentes] sempre gostam, têm muita expectativa, ficam ansiosos pra ter logo a disciplina”: as possibilidades e os impasses com o ensino da sexualidade na escola |
title_full |
“Eles [os/as discentes] sempre gostam, têm muita expectativa, ficam ansiosos pra ter logo a disciplina”: as possibilidades e os impasses com o ensino da sexualidade na escola |
title_fullStr |
“Eles [os/as discentes] sempre gostam, têm muita expectativa, ficam ansiosos pra ter logo a disciplina”: as possibilidades e os impasses com o ensino da sexualidade na escola |
title_full_unstemmed |
“Eles [os/as discentes] sempre gostam, têm muita expectativa, ficam ansiosos pra ter logo a disciplina”: as possibilidades e os impasses com o ensino da sexualidade na escola |
title_sort |
“eles [os/as discentes] sempre gostam, têm muita expectativa, ficam ansiosos pra ter logo a disciplina”: as possibilidades e os impasses com o ensino da sexualidade na escola |
publisher |
Universidade Federal do Pará |
publishDate |
2021 |
url |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13089 |
_version_ |
1832603225270779904 |
score |
11.755432 |