Tese

A invariável prática da regra de três na escola

This research deals with the reason for teachers' action invariability facing the situations of Rule of Three. A comprehension is built from the notion of social practices with mathematics that we call Praxeology with Mathematics, in the light of the anthropological theory of didactics in articul...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Denivaldo Pantoja da
Grau: Tese
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13225
id ir-2011-13225
recordtype dspace
spelling ir-2011-132252024-09-06T14:18:19Z A invariável prática da regra de três na escola SILVA, Denivaldo Pantoja da GUERRA, Renato Borges http://lattes.cnpq.br/3199659904537033 https://orcid.org/0000-0002-9228-2337 Regra de Três Habitus Praxeologia com Matemática Organização Praxeológica Modelagem Matemática Rule of Three Habitus Praxeology with Mathematics Praxeological Organization Mathematical Modelling EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - ESTUDO E ENSINO PRÁTICAS DOCENTES E DIVERSIDADE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA This research deals with the reason for teachers' action invariability facing the situations of Rule of Three. A comprehension is built from the notion of social practices with mathematics that we call Praxeology with Mathematics, in the light of the anthropological theory of didactics in articulation with the notion of habitus. The results point to implications for teaching based on Mathematical Modelling, in the sense of Praxeological organizations that mobilize mathematical and extra mathematical knowledge structured in accordance with a didactic intention. Esta pesquisa trata do porquê da invariabilidade da ação dos professores frente às situações de Regra de Três. Uma compreensão é construida a partir da noção de práticas sociais com matemática que denominamos Praxeologia com Matemática, à luz da Teoria Antropológica do Didático em articulação com a noção de habitus.Os resultados apontam implicações para o ensino com base na Modelagem Matemática, no sentido das Organizações Praxeológicas que mobilizam saberes matemáticos e extra matemáticos estruturados segundo uma intenção didática. 2021-06-15T00:06:43Z 2021-06-15T00:06:43Z 2017-04-04 Tese SILVA, Denivaldo Pantoja da. A invariável prática da regra de três na escola. Orientador: Renato Borges Guerra. 2017. 193 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13225. Acesso em:. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13225 por Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Educação Matemática e Científica UFPA Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas 1 CD-ROM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Regra de Três
Habitus
Praxeologia com Matemática
Organização Praxeológica
Modelagem Matemática
Rule of Three
Habitus
Praxeology with Mathematics
Praxeological Organization
Mathematical Modelling
EDUCAÇÃO
MATEMÁTICA - ESTUDO E ENSINO
PRÁTICAS DOCENTES E DIVERSIDADE
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
spellingShingle Regra de Três
Habitus
Praxeologia com Matemática
Organização Praxeológica
Modelagem Matemática
Rule of Three
Habitus
Praxeology with Mathematics
Praxeological Organization
Mathematical Modelling
EDUCAÇÃO
MATEMÁTICA - ESTUDO E ENSINO
PRÁTICAS DOCENTES E DIVERSIDADE
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
SILVA, Denivaldo Pantoja da
A invariável prática da regra de três na escola
topic_facet Regra de Três
Habitus
Praxeologia com Matemática
Organização Praxeológica
Modelagem Matemática
Rule of Three
Habitus
Praxeology with Mathematics
Praxeological Organization
Mathematical Modelling
EDUCAÇÃO
MATEMÁTICA - ESTUDO E ENSINO
PRÁTICAS DOCENTES E DIVERSIDADE
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
description This research deals with the reason for teachers' action invariability facing the situations of Rule of Three. A comprehension is built from the notion of social practices with mathematics that we call Praxeology with Mathematics, in the light of the anthropological theory of didactics in articulation with the notion of habitus. The results point to implications for teaching based on Mathematical Modelling, in the sense of Praxeological organizations that mobilize mathematical and extra mathematical knowledge structured in accordance with a didactic intention.
author_additional GUERRA, Renato Borges
author_additionalStr GUERRA, Renato Borges
format Tese
author SILVA, Denivaldo Pantoja da
title A invariável prática da regra de três na escola
title_short A invariável prática da regra de três na escola
title_full A invariável prática da regra de três na escola
title_fullStr A invariável prática da regra de três na escola
title_full_unstemmed A invariável prática da regra de três na escola
title_sort invariável prática da regra de três na escola
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2021
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13225
_version_ 1832604722870091776
score 11.755432