Dissertação

O material manipulável no ensino e aprendizagem das noções básicas de geometria analítica a um aluno com cegueira

The present study aimed to investigate the use of manipulative material (built together with the student) as a resource to the teaching-learning process in Basics of Analytical Geometry to a student with acquired blindness. A part of the research (application of the activities) took place in 4 mo...

ver descrição completa

Autor principal: CARDOSO, Lucélia Valda de Matos
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13227
id ir-2011-13227
recordtype dspace
spelling ir-2011-132272021-06-15T01:57:19Z O material manipulável no ensino e aprendizagem das noções básicas de geometria analítica a um aluno com cegueira CARDOSO, Lucélia Valda de Matos SALES, Elielson Ribeiro http://lattes.cnpq.br/5467537517169068 https://orcid.org/0000-0001-6242-582X Geometria analítica Materiais manipulativos Educação matemática e educação de cego Ensino e aprendizagem de matemática Analytical geometry Manipulative materials Mathematical education and education of the blind Teaching and learning mathematics MATEMÁTICA - ESTUDO E ENSINO EDUCAÇÃO ESPECIAL PRÁTICAS DOCENTES E DIVERSIDADE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA The present study aimed to investigate the use of manipulative material (built together with the student) as a resource to the teaching-learning process in Basics of Analytical Geometry to a student with acquired blindness. A part of the research (application of the activities) took place in 4 months and consisted of a period of observation, application of interviews and verification of the content worked. The research had the qualitative approach and used as a methodology the case study, in each developed activity, we propose problems that were solved with the aid of the manipulable material, in order to understand what the contributions of this resource to the process of teaching and learning the Basics of Analytical Geometry to students with blindness. In this sense, the research is being developed in a public school established in Mosqueiro (district of Belém / PA) in the neighborhood of Carananduba, involving only a blind student of the third year of high school, night shift. The results obtained by the research demonstrated that the use of the manipulative material contributed to the learning and understanding of the mathematical concepts of the Basics of Analytical Geometry after familiarization with the manipulable material. Thus, the analysis of the data showed that there was a significant contribution in the understanding of the mathematical concepts, which was provided by the strengthening of the interaction and the construction of the manipulable material. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior O presente estudo teve como objetivo investigar o uso do material manipulativo (construído junto com o aluno) como recurso ao processo de ensinoaprendizagem em Noções básicas de Geometria Analítica a um aluno com cegueira adquirida. Uma parte da pesquisa (aplicação das atividades) se efetivou em 4 meses e constou de um período de observação, aplicação de entrevistas e de verificação do conteúdo trabalhado. A pesquisa teve a abordagem qualitativa e utilizou como metodologia o estudo de caso, em cada atividade desenvolvida, propomos problemas que foram resolvidos com o auxílio do material manipulável, a fim de entendermos quais as contribuições deste recurso ao processo de ensino e aprendizagem das Noções básicas de Geometria Analítica ao discente com cegueira. Nesse sentido, a pesquisa está sendo desenvolvida numa escola pública estabelecida em Mosqueiro (distrito de Belém/ PA) no bairro de Carananduba, envolvendo somente um aluno cego do terceiro ano do Ensino Médio, do turno da noite. Os resultados obtidos pela pesquisa demonstraram que o uso do material manipulável contribuiu para o aprendizado e compreensão dos conceitos matemáticos das Noções básicas de Geometria Analítica após a familiarização com o material manipulável. Assim, a análise dos dados demonstrou que houve contribuição significativa na compreensão dos conceitos matemáticos, que foi proporcionado pelo fortalecimento da interação e pela construção do material manipulável. Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil. 2021-06-15T01:57:02Z 2021-06-15T01:57:02Z 2017-04-26 Dissertação Cardoso, Lucélia Valda de Matos. O material manipulável no ensino e aprendizagem das noções básicas de geometria analítica a um aluno com cegueira. Orientador: Prof. Dr. Elielson Ribeiro Sales. 2017. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2017. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13227. Acesso em:. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13227 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Educação Matemática e Científica UFPA Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas 1 CD-ROM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Geometria analítica
Materiais manipulativos
Educação matemática e educação de cego
Ensino e aprendizagem de matemática
Analytical geometry
Manipulative materials
Mathematical education and education of the blind
Teaching and learning mathematics
MATEMÁTICA - ESTUDO E ENSINO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
PRÁTICAS DOCENTES E DIVERSIDADE
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
spellingShingle Geometria analítica
Materiais manipulativos
Educação matemática e educação de cego
Ensino e aprendizagem de matemática
Analytical geometry
Manipulative materials
Mathematical education and education of the blind
Teaching and learning mathematics
MATEMÁTICA - ESTUDO E ENSINO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
PRÁTICAS DOCENTES E DIVERSIDADE
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
CARDOSO, Lucélia Valda de Matos
O material manipulável no ensino e aprendizagem das noções básicas de geometria analítica a um aluno com cegueira
topic_facet Geometria analítica
Materiais manipulativos
Educação matemática e educação de cego
Ensino e aprendizagem de matemática
Analytical geometry
Manipulative materials
Mathematical education and education of the blind
Teaching and learning mathematics
MATEMÁTICA - ESTUDO E ENSINO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
PRÁTICAS DOCENTES E DIVERSIDADE
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
description The present study aimed to investigate the use of manipulative material (built together with the student) as a resource to the teaching-learning process in Basics of Analytical Geometry to a student with acquired blindness. A part of the research (application of the activities) took place in 4 months and consisted of a period of observation, application of interviews and verification of the content worked. The research had the qualitative approach and used as a methodology the case study, in each developed activity, we propose problems that were solved with the aid of the manipulable material, in order to understand what the contributions of this resource to the process of teaching and learning the Basics of Analytical Geometry to students with blindness. In this sense, the research is being developed in a public school established in Mosqueiro (district of Belém / PA) in the neighborhood of Carananduba, involving only a blind student of the third year of high school, night shift. The results obtained by the research demonstrated that the use of the manipulative material contributed to the learning and understanding of the mathematical concepts of the Basics of Analytical Geometry after familiarization with the manipulable material. Thus, the analysis of the data showed that there was a significant contribution in the understanding of the mathematical concepts, which was provided by the strengthening of the interaction and the construction of the manipulable material.
author_additional SALES, Elielson Ribeiro
author_additionalStr SALES, Elielson Ribeiro
format Dissertação
author CARDOSO, Lucélia Valda de Matos
title O material manipulável no ensino e aprendizagem das noções básicas de geometria analítica a um aluno com cegueira
title_short O material manipulável no ensino e aprendizagem das noções básicas de geometria analítica a um aluno com cegueira
title_full O material manipulável no ensino e aprendizagem das noções básicas de geometria analítica a um aluno com cegueira
title_fullStr O material manipulável no ensino e aprendizagem das noções básicas de geometria analítica a um aluno com cegueira
title_full_unstemmed O material manipulável no ensino e aprendizagem das noções básicas de geometria analítica a um aluno com cegueira
title_sort o material manipulável no ensino e aprendizagem das noções básicas de geometria analítica a um aluno com cegueira
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2021
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13227
_version_ 1832604696003477504
score 11.755432