Artigo

Cibercultura e ensino de ciências: questões contextuais a partir da disciplina Tecnologia da Informação e Comunicação (tics) no curso de educação do campo ênfase, em ciências da natureza

The text approaches the teaching of science, taking as reference the social and technical changes from the reality of the students of the Course of Field Education (emphasis in Nature Sciences), understanding the cyberculture as one of the fundamental elements to think about teaching and its c...

ver descrição completa

Autor principal: CORDEIRO, Leonardo Zenha
Outros Autores: CORREA, Juliane, FORMIGOSA, Marcos Marques
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14004
id ir-2011-14004
recordtype dspace
spelling ir-2011-140042023-06-28T17:12:43Z Cibercultura e ensino de ciências: questões contextuais a partir da disciplina Tecnologia da Informação e Comunicação (tics) no curso de educação do campo ênfase, em ciências da natureza Ciberculture and teaching of science: contextual issues from the discipline technology of information and communication (icts) in the course of education of the field - emphasis in natural sciences CORDEIRO, Leonardo Zenha CORREA, Juliane FORMIGOSA, Marcos Marques Cibercultura Ensino de ciências Educação do campo Tecnologías da informação e comunicação (TIC) Cyberculture Teaching of science Field education Information and communication technologies (ICT) The text approaches the teaching of science, taking as reference the social and technical changes from the reality of the students of the Course of Field Education (emphasis in Nature Sciences), understanding the cyberculture as one of the fundamental elements to think about teaching and its changes in the current period. The proposal is part of a reflection based on the subject of Information and Communication Technology (ICTS), having as background the implications of these in the teaching of science, one of the disciplines that graduates of this course can act. The text seeks to make explicit conceptual and contextual elements in this field of study, cyberculture and science teaching present in the field education, in face of daily living in and outside the classroom, especially in the undergraduate course in Field Education, which is underway in the region of the Transamazônica highway and Xingu River, west of the state of Pará.The reflections point to the non-separation of school time and community time in the learning processes as an innovative element that is enhanced through the use of ICTs. O texto aborda o ensino de ciências, tendo como referência as transformações sociais e técnicas a partir da realidade dos estudantes do curso de Educação do Campo (ênfase em Ciências da Natureza), entendendo a cibercultura como um dos elementos fundamentais para pensar o ensino e suas mudanças no período atual. A proposta faz parte de reflexões a partir da disciplina Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), tendo como pano de fundo as implicações destas no ensino de Ciências, uma das disciplinas em que os egressos desse curso podem atuar. O texto busca explicitar elementos conceituais e contextuais nesse campo de estudos, cibercultura e ensino de Ciências presentes na Educação do Campo, diante da convivência diária nas salas de aula e fora dela, especialmente no curso de licenciatura , que está em execução na região da rodovia Transamazônica e Rio Xingu, Oeste do estado do Pará. As reflexões apontam como elemento inovador nos processos educativos a não separação dos tempos de aprendizagem, nos processos formais dos informais, ou tempo escola e tempo comunidade dentro do curso superior potencializados com o uso das TICs. CORDEIRO, L. Z.; FORMIGOSA, M. M. Universidade Federal do Pará 2022-03-07T14:24:03Z 2022-03-07T14:24:03Z 2019-12 Artigo de Periódico CORDEIRO, Leonardo Zenha; CORREA, Juliane; FORMIGOSA, Marcos. Cibercultura e ensino de ciências: questões contextuais a partir da disciplina Tecnologia da Informação e Comunicação (tics) no curso de educação do campo ênfase, em ciências da natureza. Boletim GEPEM (Online), n. 75, jul./dez. 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14004. Acesso em:. 2176-2988 http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14004 por Boletim GEPEM (Online) Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Brasil UFRRJ http://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/99
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Cibercultura
Ensino de ciências
Educação do campo
Tecnologías da informação e comunicação (TIC)
Cyberculture
Teaching of science
Field education
Information and communication technologies (ICT)
spellingShingle Cibercultura
Ensino de ciências
Educação do campo
Tecnologías da informação e comunicação (TIC)
Cyberculture
Teaching of science
Field education
Information and communication technologies (ICT)
CORDEIRO, Leonardo Zenha
Cibercultura e ensino de ciências: questões contextuais a partir da disciplina Tecnologia da Informação e Comunicação (tics) no curso de educação do campo ênfase, em ciências da natureza
topic_facet Cibercultura
Ensino de ciências
Educação do campo
Tecnologías da informação e comunicação (TIC)
Cyberculture
Teaching of science
Field education
Information and communication technologies (ICT)
description The text approaches the teaching of science, taking as reference the social and technical changes from the reality of the students of the Course of Field Education (emphasis in Nature Sciences), understanding the cyberculture as one of the fundamental elements to think about teaching and its changes in the current period. The proposal is part of a reflection based on the subject of Information and Communication Technology (ICTS), having as background the implications of these in the teaching of science, one of the disciplines that graduates of this course can act. The text seeks to make explicit conceptual and contextual elements in this field of study, cyberculture and science teaching present in the field education, in face of daily living in and outside the classroom, especially in the undergraduate course in Field Education, which is underway in the region of the Transamazônica highway and Xingu River, west of the state of Pará.The reflections point to the non-separation of school time and community time in the learning processes as an innovative element that is enhanced through the use of ICTs.
format Artigo
author CORDEIRO, Leonardo Zenha
author2 CORREA, Juliane
FORMIGOSA, Marcos Marques
author2Str CORREA, Juliane
FORMIGOSA, Marcos Marques
title Cibercultura e ensino de ciências: questões contextuais a partir da disciplina Tecnologia da Informação e Comunicação (tics) no curso de educação do campo ênfase, em ciências da natureza
title_short Cibercultura e ensino de ciências: questões contextuais a partir da disciplina Tecnologia da Informação e Comunicação (tics) no curso de educação do campo ênfase, em ciências da natureza
title_full Cibercultura e ensino de ciências: questões contextuais a partir da disciplina Tecnologia da Informação e Comunicação (tics) no curso de educação do campo ênfase, em ciências da natureza
title_fullStr Cibercultura e ensino de ciências: questões contextuais a partir da disciplina Tecnologia da Informação e Comunicação (tics) no curso de educação do campo ênfase, em ciências da natureza
title_full_unstemmed Cibercultura e ensino de ciências: questões contextuais a partir da disciplina Tecnologia da Informação e Comunicação (tics) no curso de educação do campo ênfase, em ciências da natureza
title_sort cibercultura e ensino de ciências: questões contextuais a partir da disciplina tecnologia da informação e comunicação (tics) no curso de educação do campo ênfase, em ciências da natureza
publisher Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
publishDate 2022
url http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14004
_version_ 1787148454958465024
score 11.755432