Dissertação

Transformações químicas: uma proposta de ensino híbrido para os primeiros anos escolares

Highlights the importance of hybrid teaching using the rotation by stations model to teach the content of reversible and irreversible transformations of the material axis and energy of the science content according to the BNCC (National Common Curriculum Base) for the fourth year of elementary schoo...

ver descrição completa

Autor principal: SOUSA, Angerley de Jesus
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14030
id ir-2011-14030
recordtype dspace
spelling ir-2011-140302023-08-24T17:58:53Z Transformações químicas: uma proposta de ensino híbrido para os primeiros anos escolares SOUSA, Angerley de Jesus FRAIHA-MARTINS, France http://lattes.cnpq.br/4765567823575996 https://orcid.org/0000-0001-7933-6014 Rotação por estação Ensino de ciências Tecnologias digitais Anos iniciais do ensino fundamental Transformações reversíveis e não reversíveis Rotation by season Teaching science Digital technologies Early years of elementary school Reversible and non-reversible transformations CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO CNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMÁTICA ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS Highlights the importance of hybrid teaching using the rotation by stations model to teach the content of reversible and irreversible transformations of the material axis and energy of the science content according to the BNCC (National Common Curriculum Base) for the fourth year of elementary school. Aiming to understand in what terms this teaching proposal contributes to teach this content, investigating the use of the hybrid teaching approach using the rotational model by seasons, to teach transformations in the initial years. The context of the research took place in a public school with a class of 4° year, where I elected seven subjects for analysis within the qualitative research, where I opted for a narrative modality, that is developed considering the narratives of the participants involved in the phenomenon investigated. The pedagogical mediation carried out by the teacher is pointed out as a driver of new reworkings according to the theme of study, another relevant point in the results was about collaborative work that proved to be a motivational factor for learning within the proposal of hybrid teaching using the rotational model by seasons, as well as the exemption of digital technologies, developing a digital literacy, consequently motivating students within the knowledge building process. Libâ-neo (2011), Prensky (2010), Roldão (2007), Santos and Schnetzler (1996), Zanon and Palharini (1995), Fontana and Cruz (1997) and Bacich, Tanzi Neto and Trevisani (2015). The analyses show that the station rotation model built and investigated shows that students participate, work in groups, build knowledge, develop different types of ac-tivities and explore various forms of learning, noting that each group and student learns at their own pace the content of transformation. Understanding the dimension of multiple learning processes, the fickle search for improvement of teaching, an understanding of their skills and the strengthening of each student’s progress. Destaca a importância do ensino híbrido utilizando o modelo rotação por estações para ensinar o conteúdo de transformações reversíveis e irreversíveis do eixo matéria e energia do conteúdo de ciências segundo a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) para o quarto ano do ensino fundamental. Tendo como objetivo compreender em que termos essa proposta de ensino contribui para ensinar esse conteúdo, investigando o uso da abordagem do ensino híbrido utilizando o modelo rotação por estações, para ensinar transformações nos anos iniciais. O contexto da pesquisa ocorreu em uma escola pública com uma turma do 4° ano, onde elegi sete sujeitos para análise dentro da pesquisa qualitativa, onde optei por uma modalidade narrativa, que é desenvolvida considerando as narrativas dos participantes envolvidos no fenômeno investigado. A mediação pedagógica realizada pelo professor é apontada como um propulsor de novas reelaborações de acordo com a temática de estudo, outro ponto relevante presente nos resultados foi acerca do trabalho colaborativos que se mostrou um fator motivacional para a aprendizagem dentro da pro-posta do ensino híbrido usando o modelo rotação por estações, assim como a isenção de tecnologias digitais, desenvolvendo uma alfabetização digital, consequentemente moti-vando os alunos dentro do processo de construção de conhecimento. Libâneo (2011), Prensky (2010), Roldão (2007), Santos e Schnetzler (1996), Zanon e Palharini (1995), Fontana e Cruz (1997) e Bacich, Tanzi Neto e Trevisani (2015). As análises mostram que o modelo rotação por estações construído e investigado evidenciam que os estudantes participam, trabalham em grupo, constroem conhecimento, desenvolvem diferentes tipos de atividades e exploram diversas formas de aprendizagem, constatando que cada grupo e aluno aprende no seu ritmo o conteúdo de transformação. Compreendendo-se a dimensão dos múltiplos processos de aprendizagem, a inconstante busca por aperfeiçoamento do ensino, uma compreensão de suas habilidades e o fortalecimento a cada avanço dos alunos. 2022-03-15T16:44:40Z 2022-03-15T16:44:40Z 2021-12-13 Dissertação SOUSA, Angerley de Jesus. Transformações químicas: uma proposta de ensino híbrido para os primeiros anos escolares. Orientadora: Profa. Dra. France Fraiha-Martins. 2021. 125 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14030. Acesso em:. http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14030 por Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Educação Matemática e Científica UFPA Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas 1 CD-ROM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Rotação por estação
Ensino de ciências
Tecnologias digitais
Anos iniciais do ensino fundamental
Transformações reversíveis e não reversíveis
Rotation by season
Teaching science
Digital technologies
Early years of elementary school
Reversible and non-reversible transformations
CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO
CNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMÁTICA
ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ
ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
spellingShingle Rotação por estação
Ensino de ciências
Tecnologias digitais
Anos iniciais do ensino fundamental
Transformações reversíveis e não reversíveis
Rotation by season
Teaching science
Digital technologies
Early years of elementary school
Reversible and non-reversible transformations
CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO
CNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMÁTICA
ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ
ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
SOUSA, Angerley de Jesus
Transformações químicas: uma proposta de ensino híbrido para os primeiros anos escolares
topic_facet Rotação por estação
Ensino de ciências
Tecnologias digitais
Anos iniciais do ensino fundamental
Transformações reversíveis e não reversíveis
Rotation by season
Teaching science
Digital technologies
Early years of elementary school
Reversible and non-reversible transformations
CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO
CNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMÁTICA
ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ
ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
description Highlights the importance of hybrid teaching using the rotation by stations model to teach the content of reversible and irreversible transformations of the material axis and energy of the science content according to the BNCC (National Common Curriculum Base) for the fourth year of elementary school. Aiming to understand in what terms this teaching proposal contributes to teach this content, investigating the use of the hybrid teaching approach using the rotational model by seasons, to teach transformations in the initial years. The context of the research took place in a public school with a class of 4° year, where I elected seven subjects for analysis within the qualitative research, where I opted for a narrative modality, that is developed considering the narratives of the participants involved in the phenomenon investigated. The pedagogical mediation carried out by the teacher is pointed out as a driver of new reworkings according to the theme of study, another relevant point in the results was about collaborative work that proved to be a motivational factor for learning within the proposal of hybrid teaching using the rotational model by seasons, as well as the exemption of digital technologies, developing a digital literacy, consequently motivating students within the knowledge building process. Libâ-neo (2011), Prensky (2010), Roldão (2007), Santos and Schnetzler (1996), Zanon and Palharini (1995), Fontana and Cruz (1997) and Bacich, Tanzi Neto and Trevisani (2015). The analyses show that the station rotation model built and investigated shows that students participate, work in groups, build knowledge, develop different types of ac-tivities and explore various forms of learning, noting that each group and student learns at their own pace the content of transformation. Understanding the dimension of multiple learning processes, the fickle search for improvement of teaching, an understanding of their skills and the strengthening of each student’s progress.
author_additional FRAIHA-MARTINS, France
author_additionalStr FRAIHA-MARTINS, France
format Dissertação
author SOUSA, Angerley de Jesus
title Transformações químicas: uma proposta de ensino híbrido para os primeiros anos escolares
title_short Transformações químicas: uma proposta de ensino híbrido para os primeiros anos escolares
title_full Transformações químicas: uma proposta de ensino híbrido para os primeiros anos escolares
title_fullStr Transformações químicas: uma proposta de ensino híbrido para os primeiros anos escolares
title_full_unstemmed Transformações químicas: uma proposta de ensino híbrido para os primeiros anos escolares
title_sort transformações químicas: uma proposta de ensino híbrido para os primeiros anos escolares
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2022
url http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14030
_version_ 1787148161402273792
score 11.653393