/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Aspectos qualitativos nas transformações químicas: um olhar sobre as dificuldades de aprendizagem de alunos do Ensino Médio na perspectiva bachelardiana
Ao analisar a aprendizagem de conceitos científicos à luz da Filosofia da Ciência pautada em Gaston Bachelard, propõe-se entender os obstáculos ao desenvolvimento das ideias científicas. A presente pesquisa teve como objetivo estudar as dificuldades de aprendizagem de alunos do Ensino Médio sobre...
Autor principal: | Marques, Hermínia da Silva |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/8152068591397129 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2018
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6576 |
Resumo: |
---|
Ao analisar a aprendizagem de conceitos científicos à luz da Filosofia da Ciência pautada em
Gaston Bachelard, propõe-se entender os obstáculos ao desenvolvimento das ideias
científicas. A presente pesquisa teve como objetivo estudar as dificuldades de aprendizagem
de alunos do Ensino Médio sobre os conceitos científicos relacionados aos aspectos
qualitativos das transformações químicas, como a evidência de formação de novos materiais,
produção de gás e luz, buscando evidenciar a presença dos obstáculos epistemológicos a
experiência primeira, a generalização prematura, o obstáculo realista e substancialista
que são entraves na significação e ressignificação de conceitos científicos químicos nos
saberes escolares. A pesquisa foi realizada numa escola estadual pública do município de
Manaus com alunos da 1ª série do Ensino Médio, a partir de uma sequência didática com
metodologias de ensino e aprendizagem investigativa. A metodologia de pesquisa foi
embasada com características do tipo estudo etnográfico, dando ênfase a observação
participante, com análise de conteúdo. Os resultados mostraram que os obstáculos
epistemológicos com maior número de frequência contidos nas compreensões dos alunos
foram experiência primeira, seguida do obstáculo substancialista, da generalização prematura
e obstáculo realista e que as interpretações dos mesmos foram embasadas a partir do senso
comum, explicando suas compreensões por meio do realismo ingênuo ou ainda no
conhecimento concreto, no real aparente que lhes é apresentado aos sentidos, sem que
houvesse uma ponderação maior, não significando que todos alunos que participantes tiveram
comportamentos idênticos. Conclui-se que a abordagem das dificuldades de aprendizagem a
partir dos obstáculos bachelardianos com a utilização da experimentação investigativa
contribuiu em vários aspectos para a formação dos alunos de maneira conceitual,
procedimental e atitudinal, refletindo sobre o processo de ensino-aprendizagem, apontando
para a necessidade de trabalhar com metodologias investigativas que possibilitem questionar a
origem dos conhecimentos, sendo sempre importante procurar métodos alinhados ao processo
de reflexão a cercar da construção dos conceitos científicos, que denotem a necessidade de
reflexão a luz da filosofia da ciência. |