Artigo

Instrumentos de avaliação da aprendizagem matemática: contribuições e convergências de uma revisão integrativa

Text inventories debate about instruments to assess mathematics learning in articles published in the journal “Educação Matemática em Revista”, by the Brazilian Society of Mathematics Education. Research methodology consists of an integrative review, with a sample of 24 articles, published fro...

ver descrição completa

Autor principal: FREITAS, Claúdio Lopes de
Outros Autores: MANFREDO, Elizabeth Cardoso Gerhardt, CUNHA, Débora Alfaia da
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal de Ouro Preto 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14210
id ir-2011-14210
recordtype dspace
spelling ir-2011-142102023-08-29T13:17:23Z Instrumentos de avaliação da aprendizagem matemática: contribuições e convergências de uma revisão integrativa Mathematical learning assessment instruments: contributions and convergences of an integrative review Instrumentos de Evaluación del Aprendizaje Matemático: contribuciones y convergencias de una revisión integrativa FREITAS, Claúdio Lopes de MANFREDO, Elizabeth Cardoso Gerhardt CUNHA, Débora Alfaia da Avaliação da aprendizagem Instrumentos avaliativos Ensino de matemática Revisão integrativa Learning assessment Evaluation instruments Teaching math Integrative review Text inventories debate about instruments to assess mathematics learning in articles published in the journal “Educação Matemática em Revista”, by the Brazilian Society of Mathematics Education. Research methodology consists of an integrative review, with a sample of 24 articles, published from 1993 to 2021. Results indicate the proposition of a dialogic and formative assessment in mathematics. Furthermore, the studies converge about the procedural nature of assessment and its articulation with different languages, as well as the need to diversify assessment instruments, including creatively reconfiguring those of a summative character, such as the test. O texto inventaria o debate sobre os instrumentos de avaliação da aprendizagem matemática nos artigos publicados no periódico “Educação Matemática em Revista”, da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. A metodologia da pesquisa constitui-se de uma revisão integrativa, com amostra composta por 24 artigos, publicados de 1993 a 2021. Os resultados indicam a proposição de uma avaliação dialógica e formativa em matemática. Além disso, os estudos convergem para o caráter processual da avaliação e sua articulação com as diferentes linguagens, bem como para a necessidade de diversificar os instrumentos avaliativos, inclusive, reconfigurando, criativamente, os de caráter somativo, como a prova. El texto describe el debate sobre los instrumentos para evaluar el aprendizaje de las matemáticas en los artículos publicados en la revista “Educação Matemática em Revista”, publicada por la Sociedade Brasileira de Educação Matemática. La metodología de investigación consiste en una revisión integradora, con una muestra de 24 artículos, publicados entre 1993 y 2021. Los resultados indican el planteamiento de una evaluación dialógica y formativa en matemáticas. Además, los estudios convergen sobre el carácter procedimental de la evaluación y su articulación con diferentes lenguajes, así como sobre la necesidad de diversificar los instrumentos de evaluación, incluyendo reconfigurar, creativamente, los de carácter sumativo, como la prueba. UFPA - Universidade Federal do Pará 2022-05-09T12:40:17Z 2022-05-09T12:40:17Z 2022 Artigo de Periódico FREITAS, Claúdio Lopes de; MANFREDO, Elizabeth Cardoso Gerhardt; CUNHA, Débora Alfaia da. Instrumentos de avaliação da aprendizagem matemática: contribuições e convergências de uma revisão integrativa. 2022. Revemop, online, v. 4, p. 1-25, e202205, 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.33532/revemop.e202205. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14210. Acesso em:. 2596-0245 http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14210 10.33532/revemop.e202205 por Revemop Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ application/pdf Universidade Federal de Ouro Preto Brasil UFOP https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/5248
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Avaliação da aprendizagem
Instrumentos avaliativos
Ensino de matemática
Revisão integrativa
Learning assessment
Evaluation instruments
Teaching math
Integrative review
spellingShingle Avaliação da aprendizagem
Instrumentos avaliativos
Ensino de matemática
Revisão integrativa
Learning assessment
Evaluation instruments
Teaching math
Integrative review
FREITAS, Claúdio Lopes de
Instrumentos de avaliação da aprendizagem matemática: contribuições e convergências de uma revisão integrativa
topic_facet Avaliação da aprendizagem
Instrumentos avaliativos
Ensino de matemática
Revisão integrativa
Learning assessment
Evaluation instruments
Teaching math
Integrative review
description Text inventories debate about instruments to assess mathematics learning in articles published in the journal “Educação Matemática em Revista”, by the Brazilian Society of Mathematics Education. Research methodology consists of an integrative review, with a sample of 24 articles, published from 1993 to 2021. Results indicate the proposition of a dialogic and formative assessment in mathematics. Furthermore, the studies converge about the procedural nature of assessment and its articulation with different languages, as well as the need to diversify assessment instruments, including creatively reconfiguring those of a summative character, such as the test.
format Artigo
author FREITAS, Claúdio Lopes de
author2 MANFREDO, Elizabeth Cardoso Gerhardt
CUNHA, Débora Alfaia da
author2Str MANFREDO, Elizabeth Cardoso Gerhardt
CUNHA, Débora Alfaia da
title Instrumentos de avaliação da aprendizagem matemática: contribuições e convergências de uma revisão integrativa
title_short Instrumentos de avaliação da aprendizagem matemática: contribuições e convergências de uma revisão integrativa
title_full Instrumentos de avaliação da aprendizagem matemática: contribuições e convergências de uma revisão integrativa
title_fullStr Instrumentos de avaliação da aprendizagem matemática: contribuições e convergências de uma revisão integrativa
title_full_unstemmed Instrumentos de avaliação da aprendizagem matemática: contribuições e convergências de uma revisão integrativa
title_sort instrumentos de avaliação da aprendizagem matemática: contribuições e convergências de uma revisão integrativa
publisher Universidade Federal de Ouro Preto
publishDate 2022
url http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14210
_version_ 1787148774804553728
score 11.755432