/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Avaliação da aprendizagem: métodos e instrumentos avaliativos no ensino da matemática
Esta pesquisa traz como temática o estudo da Avaliação da Aprendizagem, tendo como foco os métodos e os instrumentos avaliativos utilizados no ensino das disciplinas de Matemática. A avaliação implementada na atualidade, de cunho classificatório precisa ser modificada, para que se cumpra o real p...
Autor principal: | BENJAMIM, Sâmia Costa |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4163 |
Resumo: |
---|
Esta pesquisa traz como temática o estudo da Avaliação da Aprendizagem, tendo
como foco os métodos e os instrumentos avaliativos utilizados no ensino das
disciplinas de Matemática. A avaliação implementada na atualidade, de cunho
classificatório precisa ser modificada, para que se cumpra o real papel da avaliação
escolar, de melhorar a qualidade da educação, fazendo-se necessário debater sobre
a importância de avaliar a aprendizagem. Dessa forma, a pesquisa realizada é de
natureza básica, analítico-descritiva, utilizando de procedimentos bibliográficos e
observacionais e, com o objetivo de analisar métodos e instrumentos utilizados por
professores de Matemática para avaliar a aprendizagem de estudantes do Ensino
Médio em uma escola pública do município de Castanhal/PA. As informações foram
constituídas por meio de um roteiro de entrevistas com questões semiestruturadas
realizada com 4 professores de Matemática e de questionários com questões
semiestruturadas e de múltipla escolha aplicado a 79 estudantes do Ensino Médio de
uma escola da cidade de Castanhal no estado do Pará. Após a análise dos dados
obtidos, constatamos que tanto os professores quanto os estudantes que participaram
da pesquisa, não acreditam que um único período avaliativo seja suficiente para
determinar se ocorreu ou não o aprendizado e, que mudanças deveriam ocorrer nos
atuais métodos utilizados para avaliar, deixando de ser compreendido como um
período, para ser visto como um processo contínuo e permanente. Conclui-se que se
faz necessário fomentar debates sobre Avaliação da Aprendizagem desde o processo
de formação inicial de professores, para que mudanças ocorram nos métodos
avaliativos e que essas alterações possam ser postas em prática com o intuito de
melhorias na qualidade da educação para todos. |