/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
Temporalidades liminares e liminoides. Música e semiotical blues nos bailes da saudade de Belém
This article summarizes the results of an ethnography carried out at the “bailes da saudade” in Belém, Pará. It seeks to reflect on the musical sensitivity and the devices and devices for the production of temporality in the urban culture of that city. We relate ethnography and phenomenology in...
Autor principal: | CASTRO, Fábio Fonseca de |
---|---|
Grau: | Artigo |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14664 |
id |
ir-2011-14664 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-2011-146642022-08-26T13:14:17Z Temporalidades liminares e liminoides. Música e semiotical blues nos bailes da saudade de Belém Liminar and liminoid temporalities. Music and semiotical blues in the longging balls of Belém CASTRO, Fábio Fonseca de Bailes da saudade Festa Saudade Temporalidade Emoção Party Missing Temporality Emotion Estudos de Som e Música This article summarizes the results of an ethnography carried out at the “bailes da saudade” in Belém, Pará. It seeks to reflect on the musical sensitivity and the devices and devices for the production of temporality in the urban culture of that city. We relate ethnography and phenomenology in an attempt to understand cultural phenomena related to this sensitivity, identifying its nostalgic components through an analytical category: the semiotical blues. In the perspective of this perspective, an attempt is made to understand the relationship between music, temporality and emotion using Heidegger's (2012) reflections on daily temporality, Derrida (1972; 1994) on the question of the “metaphysics of presence” Schutz (1967; 2012 ), on the intersubjective processes that make up culture. Este artigo resume os resultados de uma etnografia realizada nos “bailes da saudade” de Belém, Pará. Busca-se refletir a respeito da sensibilidade musical e dos artifícios e dispositivos de produção da temporalidade na cultura urbana dessa cidade. Relacionamos etnografia e fenomenologia busca-se compreender fenômenos culturais relacionados a essa sensibilidade, identificando seus componentes nostálgicos por meio de uma categoria analítica: o semiotical blues. No horizonte dessa perspectiva, tenta se compreender a relação entre música, temporalidade e emoção utilizando as reflexões de Heidegger (2012) sobre a temporalidade quotidiana, Derrida (1972; 1994) sobre a questão da “metafísica da presença” Schutz (1967; 2012), sobre os processos intersubjetivos que compõem a cultura. UFPA - Universidade Federal do Pará 2022-08-26T12:02:28Z 2022-08-26T12:02:28Z 2020-06 Artigo de Evento CASTRO, Fábio Fonseca de. Temporalidades liminares e liminoides. Música e semiotical blues nos bailes da saudade de Belém. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 29., 2020, Campo Grande. Anais eletrônicos [...]. Campinas: Galoá, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14664. Acesso em:. 2236-4285 http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14664 por Compós Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação Brasil https://proceedings.science/compos/compos-2020/papers/temporalidades-liminares-e-liminoides-musica-e-semiotical-blues-nos-bailes-da-saudade-de-belem# |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará |
collection |
RI-UFPA |
language |
por |
topic |
Bailes da saudade Festa Saudade Temporalidade Emoção Party Missing Temporality Emotion Estudos de Som e Música |
spellingShingle |
Bailes da saudade Festa Saudade Temporalidade Emoção Party Missing Temporality Emotion Estudos de Som e Música CASTRO, Fábio Fonseca de Temporalidades liminares e liminoides. Música e semiotical blues nos bailes da saudade de Belém |
topic_facet |
Bailes da saudade Festa Saudade Temporalidade Emoção Party Missing Temporality Emotion Estudos de Som e Música |
description |
This article summarizes the results of an ethnography carried out at the “bailes da saudade” in
Belém, Pará. It seeks to reflect on the musical sensitivity and the devices and devices for the production of
temporality in the urban culture of that city. We relate ethnography and phenomenology in an attempt to
understand cultural phenomena related to this sensitivity, identifying its nostalgic components through an
analytical category: the semiotical blues. In the perspective of this perspective, an attempt is made to
understand the relationship between music, temporality and emotion using Heidegger's (2012) reflections
on daily temporality, Derrida (1972; 1994) on the question of the “metaphysics of presence” Schutz (1967;
2012 ), on the intersubjective processes that make up culture. |
format |
Artigo |
author |
CASTRO, Fábio Fonseca de |
title |
Temporalidades liminares e liminoides. Música e semiotical blues nos bailes da saudade de Belém |
title_short |
Temporalidades liminares e liminoides. Música e semiotical blues nos bailes da saudade de Belém |
title_full |
Temporalidades liminares e liminoides. Música e semiotical blues nos bailes da saudade de Belém |
title_fullStr |
Temporalidades liminares e liminoides. Música e semiotical blues nos bailes da saudade de Belém |
title_full_unstemmed |
Temporalidades liminares e liminoides. Música e semiotical blues nos bailes da saudade de Belém |
title_sort |
temporalidades liminares e liminoides. música e semiotical blues nos bailes da saudade de belém |
publisher |
Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação |
publishDate |
2022 |
url |
http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14664 |
_version_ |
1787148105838231552 |
score |
11.755432 |