Tese

Uma linguagem geométrica singular refletida no Códice Atlântico de Leonardo da Vinci: contribuições para a geometria escola

Mathematics teaching in Basic Education requires special attention from teachers and researchers in the field of Mathematics Education, because one of its functions is the student’s integral education as far as the mathematics’ knowledge needed for teaching. This thesis points out possibilities f...

ver descrição completa

Autor principal: MARTINS, Jeová Pereira
Grau: Tese
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14892
id ir-2011-14892
recordtype dspace
spelling ir-2011-148922022-10-27T20:59:03Z Uma linguagem geométrica singular refletida no Códice Atlântico de Leonardo da Vinci: contribuições para a geometria escola MARTINS, Jeová Pereira MENDES, Iran Abreu http://lattes.cnpq.br/4490674057492872 https://orcid.org/0000-0001-7910-1602 Leonardo da Vinci Códice Atlântico Semiótica Ensino de geometria Educação Básica Codex Atlanticus Semiotics Geometry teaching Basic Education CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO HISTÓRIA, FILOSOFIA E ESTUDOS CULTURAIS EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Mathematics teaching in Basic Education requires special attention from teachers and researchers in the field of Mathematics Education, because one of its functions is the student’s integral education as far as the mathematics’ knowledge needed for teaching. This thesis points out possibilities for this formation process in Basic Education and aims to establish relationships between the elements of geometry as reflected in Leonardo da Vinci’s Codex Atlanticus and the elements of school level geometry. It is a qualitative research whose focus were Leonardo da Vinci’s drawings and notes contained in the Codex Atlanticus, where we searched for geometry objects with which we could establish relationships with school level geometry. The information gathered was dealt with based on a study of the Codex’s 602 pages, of which 13 were analyzed according to semiotic principles and to the reading of mathematical images as defined by Santaella (2005, 2012, 2018). The results of this analysis show that the drawings and notes contained in Leonardo da Vinci’s Codex Atlanticus present elements related to school level geometry which can be mobilized in teaching processes based on the problematization of these elements, materialized in teaching activities and investigation projects that may become didactical subsidies to be incorporated by mathematics’ teachers in the teaching of geometry in Basic Education. O ensino de matemática na Educação Básica requer especial atenção de professores e pesquisadores do campo da Educação Matemática, pois tem como uma de suas funções a formação integral do estudante no que tange aos conhecimentos matemáticos a ela necessários. Este trabalho aponta possibilidades para essa formação na Educação Básica e objetiva estabelecer relações entre os objetos da geometria refletida no Códice Atlântico de Leonardo da Vinci e os objetos da geometria escolar. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, que teve como objeto central de investigação os desenhos e anotações de Leonardo da Vinci contidos no Códice Atlântico em busca de objetos da geometria para o estabelecimento de relações com a geometria escolar. As informações foram tratadas a partir de um estudo das 602 folhas do referido Códice, das quais 13 foram analisadas sob um enfoque da semiótica e leitura de imagens matemáticas abordados por Santaella (2005, 2012, 2018). Os resultados da análise apontam que os desenhos e anotações de Leonardo da Vinci contidos no Códice Atlântico possuem elementos relacionados à geometria escolar que podem ser mobilizados para o ensino a partir da problematização desses elementos, materializada em atividades de ensino e projetos de investigação que poderão se constituir em subsídios didáticos a serem incorporados pelo professor de matemática no ensino de geometria na Educação Básica. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO PARÁ 2022-10-27T20:58:46Z 2022-10-27T20:58:46Z 2021-02-26 Tese MARTINS, Jeová Pereira. Uma linguagem geométrica singular refletida no Códice Atlântico de Leonardo da Vinci: contribuições para a geometria escola. Orientador: Prof. Dr. Iran Abreu Mendes. 2021. 267 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14892. Acesso em:. http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14892 por Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Educação Matemática e Científica UFPA Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas 1 CD-ROM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Leonardo da Vinci
Códice Atlântico
Semiótica
Ensino de geometria
Educação Básica
Codex Atlanticus
Semiotics
Geometry teaching
Basic Education
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
HISTÓRIA, FILOSOFIA E ESTUDOS CULTURAIS
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
spellingShingle Leonardo da Vinci
Códice Atlântico
Semiótica
Ensino de geometria
Educação Básica
Codex Atlanticus
Semiotics
Geometry teaching
Basic Education
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
HISTÓRIA, FILOSOFIA E ESTUDOS CULTURAIS
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
MARTINS, Jeová Pereira
Uma linguagem geométrica singular refletida no Códice Atlântico de Leonardo da Vinci: contribuições para a geometria escola
topic_facet Leonardo da Vinci
Códice Atlântico
Semiótica
Ensino de geometria
Educação Básica
Codex Atlanticus
Semiotics
Geometry teaching
Basic Education
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
HISTÓRIA, FILOSOFIA E ESTUDOS CULTURAIS
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
description Mathematics teaching in Basic Education requires special attention from teachers and researchers in the field of Mathematics Education, because one of its functions is the student’s integral education as far as the mathematics’ knowledge needed for teaching. This thesis points out possibilities for this formation process in Basic Education and aims to establish relationships between the elements of geometry as reflected in Leonardo da Vinci’s Codex Atlanticus and the elements of school level geometry. It is a qualitative research whose focus were Leonardo da Vinci’s drawings and notes contained in the Codex Atlanticus, where we searched for geometry objects with which we could establish relationships with school level geometry. The information gathered was dealt with based on a study of the Codex’s 602 pages, of which 13 were analyzed according to semiotic principles and to the reading of mathematical images as defined by Santaella (2005, 2012, 2018). The results of this analysis show that the drawings and notes contained in Leonardo da Vinci’s Codex Atlanticus present elements related to school level geometry which can be mobilized in teaching processes based on the problematization of these elements, materialized in teaching activities and investigation projects that may become didactical subsidies to be incorporated by mathematics’ teachers in the teaching of geometry in Basic Education.
author_additional MENDES, Iran Abreu
author_additionalStr MENDES, Iran Abreu
format Tese
author MARTINS, Jeová Pereira
title Uma linguagem geométrica singular refletida no Códice Atlântico de Leonardo da Vinci: contribuições para a geometria escola
title_short Uma linguagem geométrica singular refletida no Códice Atlântico de Leonardo da Vinci: contribuições para a geometria escola
title_full Uma linguagem geométrica singular refletida no Códice Atlântico de Leonardo da Vinci: contribuições para a geometria escola
title_fullStr Uma linguagem geométrica singular refletida no Códice Atlântico de Leonardo da Vinci: contribuições para a geometria escola
title_full_unstemmed Uma linguagem geométrica singular refletida no Códice Atlântico de Leonardo da Vinci: contribuições para a geometria escola
title_sort uma linguagem geométrica singular refletida no códice atlântico de leonardo da vinci: contribuições para a geometria escola
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2022
url http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14892
_version_ 1787147997424910336
score 11.653393