Tese

Bioidentidades e biossociabilidades: biopoder, regularidade discursiva e subjetivações no ensino de biologia

In general terms, this research sought to analyze the discursive formations, the statements referring to molecular biotechnologies, as a knowledge-power, admitting as a hypothesis the premise that these knowledges, legitimized by science, operate as biopolitical devices capable of subjectifying t...

ver descrição completa

Autor principal: MACÊDO, Luciel Antônio da Silva
Grau: Tese
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15568
id ir-2011-15568
recordtype dspace
spelling ir-2011-155682023-05-04T19:41:44Z Bioidentidades e biossociabilidades: biopoder, regularidade discursiva e subjetivações no ensino de biologia MACÊDO, Luciel Antônio da Silva Vieira, Eduardo Paiva de Pontes http://lattes.cnpq.br/2902323640527915 https://orcid.org/0000-0003-1641-7014 Ensino de biologia Biotecnologia molecular Biopoder Bioidentidade Teaching biology Molecular biotechnology Biopower Bioidentity CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL CNPQ::OUTROS::CIENCIAS HISTÓRIA, FILOSOFIA E ESTUDOS CULTURAIS EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS In general terms, this research sought to analyze the discursive formations, the statements referring to molecular biotechnologies, as a knowledge-power, admitting as a hypothesis the premise that these knowledges, legitimized by science, operate as biopolitical devices capable of subjectifying the subject and contribute to the constitution of bioidentities and biosociabilities. In the methodological aspect, I used Michel Foucault's writings as a guide, particularly those related to archeology and genealogy, and others who sought inspiration from him, such as the sociologist Nikolas Rose, the anthropologist Paul Rabinow and the philosophers Francisco Ortega and Peter Pál Perbart. Through the archaeological conception, I made use of concepts such as statements, discourses, discursive practices and within this field, I sought to identify and analyze the discursive regularity of statements related to molecular biotechnology, as well as the epistemic conditions that enabled the production of this knowledge. In Focault's genealogy, the discourse assumes a political character, as it is expressed as an instrument of power and in this field, circumscribed concepts such as knowledge-power, security device, biopower and modes of governability were presented throughout the thesis supporting my analysis. From a theoretical point of view, the research considers that the device of sex, admitted by Foucault, is being replaced by the device of the gene, a form of biopower that in contemporary times acts in the production of subjectivities. Having in the high school Biology books, period corresponding to the last PNLD (2018 to 2020), the enunciative materiality of the speeches, what I could observe from the analyzed statements was a direct relationship between the biotechnological speeches, as a knowledge-power, and the effects that these discourses carry in terms of the construction of bioidentities and biosociabilities. These constructions thus represent an identity production in which the subject, subjectivized by this knowledge-power, identifies himself from a biological construct and, as such, proposes a constant monitoring, under the logic of expert knowledge, of self-care and the search for the utopia of perfect health. Em termos gerais buscou-se com esta pesquisa analisar as formações discursivas, os enunciados referentes às biotecnologias moleculares, enquanto um saber poder, admitindo como hipótese a premissa de que estes saberes, legitimados pela ciência, operam como dispositivos biopolíticos capazes de subjetivar o sujeito e de contribuir para a constituição de bioidentidades e de biossociabilidades. No aspecto metodológico, foram utilizados os escritos de Michel Foucault, particularmente aqueles relacionados à arqueologia e à genealogia, e a outros que nele buscaram inspiração, como por exemplo, o sociólogo Nikolas Rose, o antropólogo Paul Rabinow e os filósofos Francisco Ortega e Peter Pál Perbart. Por meio da concepção arqueológica, conceitos como enunciados, discursos, práticas discursivas foram utilizados para identificar e analisar a regularidade discursiva dos enunciados relativos à biotecnologia molecular, bem como as condições epistêmicas que possibilitaram a produção deste saber. Na genealogia foucaultiana o discurso assume caráter político, pois se expressa como instrumento de poder e neste campo, conceitos circunscritos como saber poder, dispositivo de segurança, biopoder e modos de governabilidade se apresentaram ao longo da Tese subsidiando a análise. Do ponto de vista teórico, a pesquisa considera que o dispositivo do sexo, admitido por Foucault, está sendo substituído pelo dispositivo do gene, uma forma do biopoder que na contemporaneidade atua na produção de subjetividades. Tendo nos livros didáticos de Biologia do ensino médio, período correspondente ao último Plano Nacional do Livro Didático - PNLD (2018 a 2020), a materialidade enunciativa dos discursos, o que se observou dos enunciados analisados foi uma relação direta entre os discursos biotecnológicos, enquanto um saber poder, e os efeitos que esses discursos carregam em termos de construção de bioidentidades e de biossociabilidades. Estas construções representam assim, uma produção identitária em que o sujeito, subjetivado por este saber poder se identificar a partir de um constructo biológico e como tal, propõe-se a um constante monitoramento, sob a lógica do conhecimento pericial, do cuidado de si e da busca pela utopia da saúde perfeita. Secretaria de Estado de Educação do Pará, SEDUC, Brasil 2023-05-04T19:40:27Z 2023-05-04T19:40:27Z 2022-12-01 Tese MACÊDO, Luciel Antônio da Silva. Bioidentidades e biossociabilidades: biopoder, regularidade discursiva e subjetivações no ensino de biologia. Orientador: Prof. Dr. Eduardo Paiva de Pontes Vieira. 2022. 109 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15568. Acesso em:. http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15568 por Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Educação Matemática e Científica UFPA Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas 1 CD-ROM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Ensino de biologia
Biotecnologia molecular
Biopoder
Bioidentidade
Teaching biology
Molecular biotechnology
Biopower
Bioidentity
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
HISTÓRIA, FILOSOFIA E ESTUDOS CULTURAIS
EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
spellingShingle Ensino de biologia
Biotecnologia molecular
Biopoder
Bioidentidade
Teaching biology
Molecular biotechnology
Biopower
Bioidentity
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
HISTÓRIA, FILOSOFIA E ESTUDOS CULTURAIS
EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
MACÊDO, Luciel Antônio da Silva
Bioidentidades e biossociabilidades: biopoder, regularidade discursiva e subjetivações no ensino de biologia
topic_facet Ensino de biologia
Biotecnologia molecular
Biopoder
Bioidentidade
Teaching biology
Molecular biotechnology
Biopower
Bioidentity
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
HISTÓRIA, FILOSOFIA E ESTUDOS CULTURAIS
EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
description In general terms, this research sought to analyze the discursive formations, the statements referring to molecular biotechnologies, as a knowledge-power, admitting as a hypothesis the premise that these knowledges, legitimized by science, operate as biopolitical devices capable of subjectifying the subject and contribute to the constitution of bioidentities and biosociabilities. In the methodological aspect, I used Michel Foucault's writings as a guide, particularly those related to archeology and genealogy, and others who sought inspiration from him, such as the sociologist Nikolas Rose, the anthropologist Paul Rabinow and the philosophers Francisco Ortega and Peter Pál Perbart. Through the archaeological conception, I made use of concepts such as statements, discourses, discursive practices and within this field, I sought to identify and analyze the discursive regularity of statements related to molecular biotechnology, as well as the epistemic conditions that enabled the production of this knowledge. In Focault's genealogy, the discourse assumes a political character, as it is expressed as an instrument of power and in this field, circumscribed concepts such as knowledge-power, security device, biopower and modes of governability were presented throughout the thesis supporting my analysis. From a theoretical point of view, the research considers that the device of sex, admitted by Foucault, is being replaced by the device of the gene, a form of biopower that in contemporary times acts in the production of subjectivities. Having in the high school Biology books, period corresponding to the last PNLD (2018 to 2020), the enunciative materiality of the speeches, what I could observe from the analyzed statements was a direct relationship between the biotechnological speeches, as a knowledge-power, and the effects that these discourses carry in terms of the construction of bioidentities and biosociabilities. These constructions thus represent an identity production in which the subject, subjectivized by this knowledge-power, identifies himself from a biological construct and, as such, proposes a constant monitoring, under the logic of expert knowledge, of self-care and the search for the utopia of perfect health.
author_additional Vieira, Eduardo Paiva de Pontes
author_additionalStr Vieira, Eduardo Paiva de Pontes
format Tese
author MACÊDO, Luciel Antônio da Silva
title Bioidentidades e biossociabilidades: biopoder, regularidade discursiva e subjetivações no ensino de biologia
title_short Bioidentidades e biossociabilidades: biopoder, regularidade discursiva e subjetivações no ensino de biologia
title_full Bioidentidades e biossociabilidades: biopoder, regularidade discursiva e subjetivações no ensino de biologia
title_fullStr Bioidentidades e biossociabilidades: biopoder, regularidade discursiva e subjetivações no ensino de biologia
title_full_unstemmed Bioidentidades e biossociabilidades: biopoder, regularidade discursiva e subjetivações no ensino de biologia
title_sort bioidentidades e biossociabilidades: biopoder, regularidade discursiva e subjetivações no ensino de biologia
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2023
url http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15568
_version_ 1787148259332980736
score 11.755432