Tese

Diálogos Atemporais de Música e Imagem: Ressignificando a obra de Clemente Ferreira Júnior (1864-1917)

In the present thesis, ‘Timeless dialogues between music and image: resignifying Clemente Ferreira Júnior’s work (1864-1917)’, the author aims to promote a dialogue between Clemente Ferreira Júnior’s work (his great grandfather), composer, pianist and conductor, with his own work, considering...

ver descrição completa

Autor principal: VENTURIERI, Leonardo Vieira
Grau: Tese
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15785
id ir-2011-15785
recordtype dspace
spelling ir-2011-157852023-06-29T16:03:36Z Diálogos Atemporais de Música e Imagem: Ressignificando a obra de Clemente Ferreira Júnior (1864-1917) VENTURIERI, Leonardo Vieira COHEN, Líliam Cristina Barros http://lattes.cnpq.br/0286644614789784 Música Semiótica Musical Semiologia Musical CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA TEORIAS E INTERFACES EPISTÊMICAS EM ARTES ARTES In the present thesis, ‘Timeless dialogues between music and image: resignifying Clemente Ferreira Júnior’s work (1864-1917)’, the author aims to promote a dialogue between Clemente Ferreira Júnior’s work (his great grandfather), composer, pianist and conductor, with his own work, considering epistemologies in the study of music and image. The author presents a historical summary, presenting an overview of the composer’s sociocultural surroundings, subsequently making an analysis of his pianistic work, utilizing an semiologic and semiotic perspective (musical and visual), aiming do unveil creative (poietic) and perceptive (estesic) aspects, considering its covers, the musical object and a few historical aspects. Develops, therefore, a musical product as a result of the epistemological and phenomenological dialogue, the Imaginary landscapes catalog, throughout artistic and compositional processes (“transmelodies” e “pictoscores”), transforming and resignifying Clemente’s work, to be released in parallel as this thesis. The author aimed to establish, therefore, a transdisciplinary artistic and epistemological dialogue, combining musical semiology and semiotics, proposing an outline for a kinesthetic sign, grounded in different notions from various authors: Nattiez (1990), Molino (1990), Tarasti (1994). CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Na tese “Diálogos Atemporais de Música e Imagem: Ressignificando a obra de Clemente Ferreira Júnior (1864-1917)”, o autor busca promover um diálogo entre a obra musical de Clemente Ferreira Júnior (seu tataravô), compositor, pianista e maestro, com a sua própria obra, considerando vias epistemológicas ligadas ao estudo da música e da imagem. O autor apresenta um apanhado histórico, com um panorama do cenário sociocultural do entorno do compositor, e realiza a análise de sua obra pianística, munido da perspectiva semiológica e semiótica (musical e visual), objetivando desvelar os aspectos criativos (poiéticos) e perceptivos (estésicos), ao considerar as capas das partituras, o objeto musical e alguns aspectos históricos. O estudo desenvolve, por fim, um produto musical, resultado do diálogo epistemológico e fenomenológico: o catálogo Paisagens imaginárias , que, através de processos artísticos e composicionais (“transmelodias” e “pictopartituras”), transforma e ressignifica a obra do compositor Clemente, lançado paralelamente à publicação da tese. O autor buscou estabelecer, ademais, um diálogo artístico e epistemológico transdisciplinar, que envolve estudos da semiologia musical e semiótica musical e propõe o esboço de uma teoria do signo sinestésico, munido de noções de autores de diversas áreas, como Nattiez (1990), Molino (1990) e Tarasti (1994). 2023-06-29T16:03:10Z 2023-06-29T16:03:10Z 2023-01-26 Tese VENTURIERI, Leonardo Vieira. Diálogos Atemporais de Música e Imagem: Ressignificando a obra de Clemente Ferreira Júnior (1864-1917). Orientadora: Líliam Cristina Barros Cohen. 2023. 351 f. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte, Belém, 2023. Disponível em:https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15785. Acesso em:. https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15785 por Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Ciências da Arte UFPA Programa de Pós-Graduação em Artes 1 CD-ROM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Música
Semiótica Musical
Semiologia Musical
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
TEORIAS E INTERFACES EPISTÊMICAS EM ARTES
ARTES
spellingShingle Música
Semiótica Musical
Semiologia Musical
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
TEORIAS E INTERFACES EPISTÊMICAS EM ARTES
ARTES
VENTURIERI, Leonardo Vieira
Diálogos Atemporais de Música e Imagem: Ressignificando a obra de Clemente Ferreira Júnior (1864-1917)
topic_facet Música
Semiótica Musical
Semiologia Musical
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
TEORIAS E INTERFACES EPISTÊMICAS EM ARTES
ARTES
description In the present thesis, ‘Timeless dialogues between music and image: resignifying Clemente Ferreira Júnior’s work (1864-1917)’, the author aims to promote a dialogue between Clemente Ferreira Júnior’s work (his great grandfather), composer, pianist and conductor, with his own work, considering epistemologies in the study of music and image. The author presents a historical summary, presenting an overview of the composer’s sociocultural surroundings, subsequently making an analysis of his pianistic work, utilizing an semiologic and semiotic perspective (musical and visual), aiming do unveil creative (poietic) and perceptive (estesic) aspects, considering its covers, the musical object and a few historical aspects. Develops, therefore, a musical product as a result of the epistemological and phenomenological dialogue, the Imaginary landscapes catalog, throughout artistic and compositional processes (“transmelodies” e “pictoscores”), transforming and resignifying Clemente’s work, to be released in parallel as this thesis. The author aimed to establish, therefore, a transdisciplinary artistic and epistemological dialogue, combining musical semiology and semiotics, proposing an outline for a kinesthetic sign, grounded in different notions from various authors: Nattiez (1990), Molino (1990), Tarasti (1994).
author_additional COHEN, Líliam Cristina Barros
author_additionalStr COHEN, Líliam Cristina Barros
format Tese
author VENTURIERI, Leonardo Vieira
title Diálogos Atemporais de Música e Imagem: Ressignificando a obra de Clemente Ferreira Júnior (1864-1917)
title_short Diálogos Atemporais de Música e Imagem: Ressignificando a obra de Clemente Ferreira Júnior (1864-1917)
title_full Diálogos Atemporais de Música e Imagem: Ressignificando a obra de Clemente Ferreira Júnior (1864-1917)
title_fullStr Diálogos Atemporais de Música e Imagem: Ressignificando a obra de Clemente Ferreira Júnior (1864-1917)
title_full_unstemmed Diálogos Atemporais de Música e Imagem: Ressignificando a obra de Clemente Ferreira Júnior (1864-1917)
title_sort diálogos atemporais de música e imagem: ressignificando a obra de clemente ferreira júnior (1864-1917)
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2023
url https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15785
_version_ 1787147941413126144
score 11.755432