/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Tese
Diálogos Atemporais de Música e Imagem: Ressignificando a obra de Clemente Ferreira Júnior (1864-1917)
In the present thesis, ‘Timeless dialogues between music and image: resignifying Clemente Ferreira Júnior’s work (1864-1917)’, the author aims to promote a dialogue between Clemente Ferreira Júnior’s work (his great grandfather), composer, pianist and conductor, with his own work, considering...
Autor principal: | VENTURIERI, Leonardo Vieira |
---|---|
Grau: | Tese |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15785 |
id |
ir-2011-15785 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-2011-157852023-06-29T16:03:36Z Diálogos Atemporais de Música e Imagem: Ressignificando a obra de Clemente Ferreira Júnior (1864-1917) VENTURIERI, Leonardo Vieira COHEN, Líliam Cristina Barros http://lattes.cnpq.br/0286644614789784 Música Semiótica Musical Semiologia Musical CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA TEORIAS E INTERFACES EPISTÊMICAS EM ARTES ARTES In the present thesis, ‘Timeless dialogues between music and image: resignifying Clemente Ferreira Júnior’s work (1864-1917)’, the author aims to promote a dialogue between Clemente Ferreira Júnior’s work (his great grandfather), composer, pianist and conductor, with his own work, considering epistemologies in the study of music and image. The author presents a historical summary, presenting an overview of the composer’s sociocultural surroundings, subsequently making an analysis of his pianistic work, utilizing an semiologic and semiotic perspective (musical and visual), aiming do unveil creative (poietic) and perceptive (estesic) aspects, considering its covers, the musical object and a few historical aspects. Develops, therefore, a musical product as a result of the epistemological and phenomenological dialogue, the Imaginary landscapes catalog, throughout artistic and compositional processes (“transmelodies” e “pictoscores”), transforming and resignifying Clemente’s work, to be released in parallel as this thesis. The author aimed to establish, therefore, a transdisciplinary artistic and epistemological dialogue, combining musical semiology and semiotics, proposing an outline for a kinesthetic sign, grounded in different notions from various authors: Nattiez (1990), Molino (1990), Tarasti (1994). CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Na tese “Diálogos Atemporais de Música e Imagem: Ressignificando a obra de Clemente Ferreira Júnior (1864-1917)”, o autor busca promover um diálogo entre a obra musical de Clemente Ferreira Júnior (seu tataravô), compositor, pianista e maestro, com a sua própria obra, considerando vias epistemológicas ligadas ao estudo da música e da imagem. O autor apresenta um apanhado histórico, com um panorama do cenário sociocultural do entorno do compositor, e realiza a análise de sua obra pianística, munido da perspectiva semiológica e semiótica (musical e visual), objetivando desvelar os aspectos criativos (poiéticos) e perceptivos (estésicos), ao considerar as capas das partituras, o objeto musical e alguns aspectos históricos. O estudo desenvolve, por fim, um produto musical, resultado do diálogo epistemológico e fenomenológico: o catálogo Paisagens imaginárias , que, através de processos artísticos e composicionais (“transmelodias” e “pictopartituras”), transforma e ressignifica a obra do compositor Clemente, lançado paralelamente à publicação da tese. O autor buscou estabelecer, ademais, um diálogo artístico e epistemológico transdisciplinar, que envolve estudos da semiologia musical e semiótica musical e propõe o esboço de uma teoria do signo sinestésico, munido de noções de autores de diversas áreas, como Nattiez (1990), Molino (1990) e Tarasti (1994). 2023-06-29T16:03:10Z 2023-06-29T16:03:10Z 2023-01-26 Tese VENTURIERI, Leonardo Vieira. Diálogos Atemporais de Música e Imagem: Ressignificando a obra de Clemente Ferreira Júnior (1864-1917). Orientadora: Líliam Cristina Barros Cohen. 2023. 351 f. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte, Belém, 2023. Disponível em:https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15785. Acesso em:. https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15785 por Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Ciências da Arte UFPA Programa de Pós-Graduação em Artes 1 CD-ROM |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará |
collection |
RI-UFPA |
language |
por |
topic |
Música Semiótica Musical Semiologia Musical CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA TEORIAS E INTERFACES EPISTÊMICAS EM ARTES ARTES |
spellingShingle |
Música Semiótica Musical Semiologia Musical CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA TEORIAS E INTERFACES EPISTÊMICAS EM ARTES ARTES VENTURIERI, Leonardo Vieira Diálogos Atemporais de Música e Imagem: Ressignificando a obra de Clemente Ferreira Júnior (1864-1917) |
topic_facet |
Música Semiótica Musical Semiologia Musical CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA TEORIAS E INTERFACES EPISTÊMICAS EM ARTES ARTES |
description |
In the present thesis, ‘Timeless dialogues between music and image:
resignifying Clemente Ferreira Júnior’s work (1864-1917)’, the author aims to
promote a dialogue between Clemente Ferreira Júnior’s work (his great grandfather),
composer, pianist and conductor, with his own work, considering epistemologies in
the study of music and image. The author presents a historical summary, presenting
an overview of the composer’s sociocultural surroundings, subsequently making an
analysis of his pianistic work, utilizing an semiologic and semiotic perspective
(musical and visual), aiming do unveil creative (poietic) and perceptive (estesic)
aspects, considering its covers, the musical object and a few historical aspects.
Develops, therefore, a musical product as a result of the epistemological and
phenomenological dialogue, the Imaginary landscapes catalog, throughout artistic
and compositional processes (“transmelodies” e “pictoscores”), transforming and
resignifying Clemente’s work, to be released in parallel as this thesis. The author
aimed to establish, therefore, a transdisciplinary artistic and epistemological
dialogue, combining musical semiology and semiotics, proposing an outline for a
kinesthetic sign, grounded in different notions from various authors: Nattiez (1990),
Molino (1990), Tarasti (1994). |
author_additional |
COHEN, Líliam Cristina Barros |
author_additionalStr |
COHEN, Líliam Cristina Barros |
format |
Tese |
author |
VENTURIERI, Leonardo Vieira |
title |
Diálogos Atemporais de Música e Imagem: Ressignificando a obra de Clemente Ferreira Júnior (1864-1917) |
title_short |
Diálogos Atemporais de Música e Imagem: Ressignificando a obra de Clemente Ferreira Júnior (1864-1917) |
title_full |
Diálogos Atemporais de Música e Imagem: Ressignificando a obra de Clemente Ferreira Júnior (1864-1917) |
title_fullStr |
Diálogos Atemporais de Música e Imagem: Ressignificando a obra de Clemente Ferreira Júnior (1864-1917) |
title_full_unstemmed |
Diálogos Atemporais de Música e Imagem: Ressignificando a obra de Clemente Ferreira Júnior (1864-1917) |
title_sort |
diálogos atemporais de música e imagem: ressignificando a obra de clemente ferreira júnior (1864-1917) |
publisher |
Universidade Federal do Pará |
publishDate |
2023 |
url |
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15785 |
_version_ |
1787147941413126144 |
score |
11.755432 |