/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Ensino de ciências: uma proposta formativa para futuros professores dos anos escolares iniciais no estudo de energia
This is qualitative research in the narrative modality, based on the initial training of students of the Integrated Degree in Sciences, Mathematics and Languages for the Initial Years of Elementary Education, at the Federal University of Pará. Objective to understand the training processes experi...
Autor principal: | HIRAI, Lêda Yumi |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15954 |
id |
ir-2011-15954 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-2011-159542024-09-26T18:47:28Z Ensino de ciências: uma proposta formativa para futuros professores dos anos escolares iniciais no estudo de energia HIRAI, Lêda Yumi Fraiha-Martins, France http://lattes.cnpq.br/4765567823575996 https://orcid.org/0000-0001-7933-6014 Formação inicial de professores Ensino híbrido Tecnologias digitais Energia Anos iniciais do ensino fundamental Initial teacher training Blended teaching Digital technologies Energy Early years of elementary school CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CNPQ::OUTROS::CIENCIAS FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS This is qualitative research in the narrative modality, based on the initial training of students of the Integrated Degree in Sciences, Mathematics and Languages for the Initial Years of Elementary Education, at the Federal University of Pará. Objective to understand the training processes experienced by future teachers in the early years when participating in a practice based on hybrid teaching, especially on the theme Energy in the rotation model by stations, in order to elaborate a proposal for the initial training of teachers to teach science in the early years. For the development of the analyzes and results, the field diary was used, the audio recording material made during the empirical research, as well as the material produced by the students in the tasks performed. And as a method of analysis, Discursive Textual Analysis was selected to understand the investigated narratives. In general, the undergraduates were interested in the practice, they had not had contact with the methodology of rotation by stations. The activities promoted reflections on the arrangement of tasks within each station, the contents and how the teacher's posture should be as a mediator of knowledge, guiding and guiding students towards knowledge. Through the results, the educational product entitled “ENERGY IN SCIENCE TEACHING: teaching practice of Station Rotation with students in the early school years” was created, considering its use by future teachers in the early school years to teach the energy theme. The material produced has three (03) units with information on the preparation of the activities script, suggestions of materials and technological tools to be used, I also present the planning of each station, containing lesson plans. In view of the training processes that were experienced by undergraduate students of the Integrated Licentiate course, I believe that the training proposal was accepted satisfactorily, being evidenced in the narratives of the undergraduates, when they point out their reflections on the theme and the material developed. Esta é uma pesquisa qualitativa na modalidade narrativa, baseada na formação inicial dos alunos do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, da Universidade Federal do Pará. Objetivo compreender os processos formativos vivenciados por futuros professores dos anos iniciais ao participarem de uma prática pautada no ensino híbrido, especialmente sobre o tema Energia no modelo rotação por estações, a fim de elaborar uma proposta de formação inicial de professores para ensinar ciências nos anos iniciais. Para o desenvolvimento das análises e resultados foi utilizado o diário de campo, o material de áudio gravação feito durante a empiria da pesquisa, bem como o material produzido pelos alunos nas tarefas realizadas. E como método de análise foi selecionado a Análise Textual Discursiva para compreender as narrativas investigadas. De modo geral, os licenciandos se mostraram interessados com a prática, não haviam tido contato com a metodologia de rotação por estações. As atividades promoveram reflexões acerca da disposição das tarefas dentro de cada estação, dos conteúdos e de como deve ser a postura do professor enquanto mediador do conhecimento, orientando e guiando os alunos para o conhecimento. Por meio dos resultados foi elaborado o produto educacional intitulado “ENERGIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: prática docente de Rotação por Estação com alunos dos anos escolares iniciais”, tendo em vista sua utilização por futuros professores dos anos escolares iniciais para o ensino do tema energia. O material produzido dispõe de três (03) unidades com informações de elaboração de roteiro de atividades, sugestões de materiais e ferramentas tecnológicas a serem utilizados, apresento também o planejamento de cada estação, contendo planos de aula. Tendo em vista os processos formativos que foram vivenciados pelos estudantes da graduação do curso de Licenciatura Integrada, acredito que a proposta de formação foi aceita de maneira satisfatória, sendo evidenciada nas narrativas dos licenciandos, quando apontam suas reflexões acerca do tema e do material desenvolvido 2023-09-27T21:03:07Z 2023-09-27T21:03:07Z 2022-06-09 Dissertação HIRAI, Lêda Yumi. Ensino de ciências: uma proposta formativa para futuros professores dos anos escolares iniciais no estudo de energia. Orientadora: Profa. Dra. France Fraiha-Martins. 2022. 177 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15954. Acesso em:. https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15954 por Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Educação Matemática e Científica UFPA Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas 1 CD-ROM |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará |
collection |
RI-UFPA |
language |
por |
topic |
Formação inicial de professores Ensino híbrido Tecnologias digitais Energia Anos iniciais do ensino fundamental Initial teacher training Blended teaching Digital technologies Energy Early years of elementary school CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CNPQ::OUTROS::CIENCIAS FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS |
spellingShingle |
Formação inicial de professores Ensino híbrido Tecnologias digitais Energia Anos iniciais do ensino fundamental Initial teacher training Blended teaching Digital technologies Energy Early years of elementary school CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CNPQ::OUTROS::CIENCIAS FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS HIRAI, Lêda Yumi Ensino de ciências: uma proposta formativa para futuros professores dos anos escolares iniciais no estudo de energia |
topic_facet |
Formação inicial de professores Ensino híbrido Tecnologias digitais Energia Anos iniciais do ensino fundamental Initial teacher training Blended teaching Digital technologies Energy Early years of elementary school CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CNPQ::OUTROS::CIENCIAS FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS |
description |
This is qualitative research in the narrative modality, based on the initial training
of students of the Integrated Degree in Sciences, Mathematics and Languages
for the Initial Years of Elementary Education, at the Federal University of Pará.
Objective to understand the training processes experienced by future teachers in
the early years when participating in a practice based on hybrid teaching,
especially on the theme Energy in the rotation model by stations, in order to
elaborate a proposal for the initial training of teachers to teach science in the early
years. For the development of the analyzes and results, the field diary was used,
the audio recording material made during the empirical research, as well as the
material produced by the students in the tasks performed. And as a method of
analysis, Discursive Textual Analysis was selected to understand the
investigated narratives. In general, the undergraduates were interested in the
practice, they had not had contact with the methodology of rotation by stations.
The activities promoted reflections on the arrangement of tasks within each
station, the contents and how the teacher's posture should be as a mediator of
knowledge, guiding and guiding students towards knowledge. Through the
results, the educational product entitled “ENERGY IN SCIENCE TEACHING:
teaching practice of Station Rotation with students in the early school years” was
created, considering its use by future teachers in the early school years to teach
the energy theme. The material produced has three (03) units with information on
the preparation of the activities script, suggestions of materials and technological
tools to be used, I also present the planning of each station, containing lesson
plans. In view of the training processes that were experienced by undergraduate
students of the Integrated Licentiate course, I believe that the training proposal
was accepted satisfactorily, being evidenced in the narratives of the
undergraduates, when they point out their reflections on the theme and the
material developed. |
author_additional |
Fraiha-Martins, France |
author_additionalStr |
Fraiha-Martins, France |
format |
Dissertação |
author |
HIRAI, Lêda Yumi |
title |
Ensino de ciências: uma proposta formativa para futuros professores dos anos escolares iniciais no estudo de energia |
title_short |
Ensino de ciências: uma proposta formativa para futuros professores dos anos escolares iniciais no estudo de energia |
title_full |
Ensino de ciências: uma proposta formativa para futuros professores dos anos escolares iniciais no estudo de energia |
title_fullStr |
Ensino de ciências: uma proposta formativa para futuros professores dos anos escolares iniciais no estudo de energia |
title_full_unstemmed |
Ensino de ciências: uma proposta formativa para futuros professores dos anos escolares iniciais no estudo de energia |
title_sort |
ensino de ciências: uma proposta formativa para futuros professores dos anos escolares iniciais no estudo de energia |
publisher |
Universidade Federal do Pará |
publishDate |
2023 |
url |
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15954 |
_version_ |
1811330024998961152 |
score |
11.753735 |