Tese

Motivação e imaginação no contexto da prática pedagógica e na aprendizagem em química

The objective of this research is to understand how comprehensive and/or creative chemistry learning is subjectively configured, in the context of investigative practices. The construction of the research theoretical model was based on the principles of Qualitative Epistemology, proposed by Gonzá...

ver descrição completa

Autor principal: SANTOS, Priscilany Cavalcante dos
Grau: Tese
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16011
id ir-2011-16011
recordtype dspace
spelling ir-2011-160112024-09-06T13:13:57Z Motivação e imaginação no contexto da prática pedagógica e na aprendizagem em química SANTOS, Priscilany Cavalcante dos PARENTE, Andrela Garibaldi Loureiro http://lattes.cnpq.br/0934892702963831 https://orcid.org/0000-0003-3396-700X Aprendizagem Química Motivação Imaginação Teoria da subjetividade Learning Chemistry Motivation Imagination Subjectivity theory CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CNPQ::OUTROS::CIENCIAS CONHECIMENTO CIENTÍFICO E ESPAÇOS DE DIVERSIDADE DA EDUCAÇÃO DAS CIÊNCIAS EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS The objective of this research is to understand how comprehensive and/or creative chemistry learning is subjectively configured, in the context of investigative practices. The construction of the research theoretical model was based on the principles of Qualitative Epistemology, proposed by González Rey (2005). Such principles relate to knowledge production processes, highlighting the constructive-interpretive character, the interactive character (dialogue) and the singularity. For the construction of the information, instruments such as informal conversations, interviews, videos and images of school actions, written records and the technique of completing sentences were used, based on the hypotheses elaborated in the course of the research. Max's case study and the analysis of the pedagogical practice made it possible to elaborate principles with the intention of contributing to the students' learning. Such principles include curiosity as a guiding principle to encourage imagination, investigative practice as a promoter of imagination and the creation of a pedagogical strategy in teaching and learning in chemistry. In addition, the construction of a pedagogical practice that favors learning includes spaces for dialogue, partnership relationships and knowledge production that allow understanding the student's motivations in the context of learning as a subjective production. O objetivo desta pesquisa é compreender como se configura subjetivamente a aprendizagem compreensiva e/ou criativa de química, no contexto de práticas investigativas. A construção do modelo teórico da pesquisa baseou-se nos princípios da Epistemologia Qualitativa, propostos por González Rey (2005). Tais princípios dizem respeito a processos de produção de conhecimento, destacando o caráter construtivo-interpretativo, o caráter interativo (diálogo) e a singularidade. Para a construção das informações, foram utilizados instrumentos como conversas informais, entrevista, vídeos e imagens de ações escolares, registros escritos e técnica de completar frases, tomando como base as hipóteses elaboradas no curso da pesquisa. O estudo de caso de Max e a análise da prática pedagógica possibilitaram elaborar princípios com o intuito de contribuir com a aprendizagem dos estudantes. Tais princípios incluem a curiosidade como fio condutor para incentivar a imaginação, a prática investigativa como promotora da imaginação e a criação de estratégia pedagógica no ensino e na aprendizagem em química. Além disso, a construção de uma prática pedagógica que favoreça a aprendizagem inclui espaços de diálogos, relações de parcerias e produção de conhecimento que permitam entender as motivações do estudante no contexto da aprendizagem como produção subjetiva. SEDUC/PA - Secretaria de Estado de Educação 2023-10-20T18:38:10Z 2023-10-20T18:38:10Z 2023-06-02 Tese SANTOS, Priscilany Cavalcante dos. Motivação e imaginação no contexto da prática pedagógica e na aprendizagem em química. Orientadora: Profa. Dra. Andrela Garibaldi Loureiro Parente. 2023. 165 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16011. Acesso em:. https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16011 por Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Educação Matemática e Científica UFPA Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas 1 CD-ROM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Aprendizagem
Química
Motivação
Imaginação
Teoria da subjetividade
Learning
Chemistry
Motivation
Imagination
Subjectivity theory
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
CONHECIMENTO CIENTÍFICO E ESPAÇOS DE DIVERSIDADE DA EDUCAÇÃO DAS CIÊNCIAS
EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
spellingShingle Aprendizagem
Química
Motivação
Imaginação
Teoria da subjetividade
Learning
Chemistry
Motivation
Imagination
Subjectivity theory
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
CONHECIMENTO CIENTÍFICO E ESPAÇOS DE DIVERSIDADE DA EDUCAÇÃO DAS CIÊNCIAS
EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
SANTOS, Priscilany Cavalcante dos
Motivação e imaginação no contexto da prática pedagógica e na aprendizagem em química
topic_facet Aprendizagem
Química
Motivação
Imaginação
Teoria da subjetividade
Learning
Chemistry
Motivation
Imagination
Subjectivity theory
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
CONHECIMENTO CIENTÍFICO E ESPAÇOS DE DIVERSIDADE DA EDUCAÇÃO DAS CIÊNCIAS
EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
description The objective of this research is to understand how comprehensive and/or creative chemistry learning is subjectively configured, in the context of investigative practices. The construction of the research theoretical model was based on the principles of Qualitative Epistemology, proposed by González Rey (2005). Such principles relate to knowledge production processes, highlighting the constructive-interpretive character, the interactive character (dialogue) and the singularity. For the construction of the information, instruments such as informal conversations, interviews, videos and images of school actions, written records and the technique of completing sentences were used, based on the hypotheses elaborated in the course of the research. Max's case study and the analysis of the pedagogical practice made it possible to elaborate principles with the intention of contributing to the students' learning. Such principles include curiosity as a guiding principle to encourage imagination, investigative practice as a promoter of imagination and the creation of a pedagogical strategy in teaching and learning in chemistry. In addition, the construction of a pedagogical practice that favors learning includes spaces for dialogue, partnership relationships and knowledge production that allow understanding the student's motivations in the context of learning as a subjective production.
author_additional PARENTE, Andrela Garibaldi Loureiro
author_additionalStr PARENTE, Andrela Garibaldi Loureiro
format Tese
author SANTOS, Priscilany Cavalcante dos
title Motivação e imaginação no contexto da prática pedagógica e na aprendizagem em química
title_short Motivação e imaginação no contexto da prática pedagógica e na aprendizagem em química
title_full Motivação e imaginação no contexto da prática pedagógica e na aprendizagem em química
title_fullStr Motivação e imaginação no contexto da prática pedagógica e na aprendizagem em química
title_full_unstemmed Motivação e imaginação no contexto da prática pedagógica e na aprendizagem em química
title_sort motivação e imaginação no contexto da prática pedagógica e na aprendizagem em química
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2023
url https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16011
_version_ 1811330069763719168
score 11.755432