/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
(Auto)formação de um professor de química no percurso de produção de uma gincana sobre alimentos ultraprocessados
Asa (self) formative narrative research, this master’s thesis deals with a process of creating teaching resources, mainlyan Educational Jamboree, for teaching chemistry within a scientific education context that values citizenship formation. The research question consists of: “How can I transform...
Autor principal: | MACIEL, Eduardo de Paula |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16057 |
id |
ir-2011-16057 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-2011-160572023-11-13T20:12:40Z (Auto)formação de um professor de química no percurso de produção de uma gincana sobre alimentos ultraprocessados MACIEL, Eduardo de Paula PARENTE, Andrela Garibaldi Loureiro http://lattes.cnpq.br/0934892702963831 https://orcid.org/0000-0003-3396-700X Formação continuada de professores Ensino de ciências (química) (Auto)formação Recurso didático Gincana Continued teacher education Science teaching (chemistry) (Self)formation Teaching resource Educational Jamboree CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CNPQ::OUTROS::CIENCIAS ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS Asa (self) formative narrative research, this master’s thesis deals with a process of creating teaching resources, mainlyan Educational Jamboree, for teaching chemistry within a scientific education context that values citizenship formation. The research question consists of: “How can I transform the way I teach, valuing citizenship formation in my pedagogical practices?”.Both the new formation epistemology, defended by Nóvoa (2010), and the understanding of citizenship formation, defended by authors such as Cachapuz (2016), were applied as theoretical framework; narrative research was also adopted as methodological framework. Each moment of the creation process regarding this teaching resource was characterized by specific activities, including discussions, reflections, relations, questions, doubts, propositions, and referrals, which occurred collaboratively. The interpretative process carried out in texts designed during the course of producing such teaching resource was configured from an explicit theoretical standpoint since the beginning, based on: searching and acquiring knowledge of new perspectives on Scientific Education; defining a theme for elaborating the teaching resource; the relevance of said theme for students formation; the choice related to types of teaching resources; the collection of information on the subject within official documents and specialized literature; and on validating information that subsidized the teaching resource by dialoguing with a group of undergraduate students. Through doing research on the course of producing this Jamboree, it is possible to plan pedagogical practices different from traditional ones, which may end up valuing student's participation in debates on topics of social relevance. Nesta pesquisa narrativa (auto)formativa, a investigação trata do processo de criação de um recurso didático, uma gincana educativa, para o ensino de Química no contexto de uma educação científica que valorize a formação cidadã. A questão da pesquisa foi:Como posso transformar o modo como ensino, valorizando na minha prática pedagógica a formação cidadã?Como referenciais teóricos, foram adotadas a nova epistemologia de formação, defendida por Nóvoa (2010), e a compreensão de formação cidadã, defendida por autores como Cachapuz (2016); ao passo que como referencial metodológico foi adotada a pesquisa narrativa. Cada momento do percurso de criação do recurso didático foi caracterizado por atividades específicas, incluindo discussões, reflexões, relações, questionamentos, dúvidas, proposições e encaminhamentos, ocorridos de modo colaborativo. O processo interpretativo realizado nos textos de campo, elaborados no percurso de produção do recurso didático, configurou-se a partir de uma orientação teórica explicita desde o início da produção do recurso, marcada pela busca e aquisição de conhecimentos baseados: em novas visões de Educação Científica;na definição da temática para a construção do recurso didático;na relevância da temática para a formação dos estudantes; na escolha do tipo de recurso didático; no levantamento de informações sobre o tema em documentos oficiais e na literatura especializada sobre o tema; e na validação das informações que subsidiaram a produção do recurso didático com um grupo de licenciandos.Por meio da investigação do percurso de produção da Gincana, é possível planejar práticas pedagógicas diferentes das tradicionais, capazes de valorizar a participação dos estudantes em debates sobre temas de relevância social. SEDUC - Secretaria Estadual de Educação do Estado do Pará 2023-11-13T20:11:58Z 2023-11-13T20:11:58Z 2022-06-03 Dissertação MACIEL, Eduardo de Paula. (Auto)formação de um professor de química no percurso de produção de uma gincana sobre alimentos ultraprocessados. Orientadora: Profa. Dra. Andrela Garibaldi Loureiro Parente. 2022. 145 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16057. Acesso em:. https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16057 por Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Educação Matemática e Científica UFPA Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas 1 CD-ROM |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará |
collection |
RI-UFPA |
language |
por |
topic |
Formação continuada de professores Ensino de ciências (química) (Auto)formação Recurso didático Gincana Continued teacher education Science teaching (chemistry) (Self)formation Teaching resource Educational Jamboree CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CNPQ::OUTROS::CIENCIAS ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS |
spellingShingle |
Formação continuada de professores Ensino de ciências (química) (Auto)formação Recurso didático Gincana Continued teacher education Science teaching (chemistry) (Self)formation Teaching resource Educational Jamboree CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CNPQ::OUTROS::CIENCIAS ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS MACIEL, Eduardo de Paula (Auto)formação de um professor de química no percurso de produção de uma gincana sobre alimentos ultraprocessados |
topic_facet |
Formação continuada de professores Ensino de ciências (química) (Auto)formação Recurso didático Gincana Continued teacher education Science teaching (chemistry) (Self)formation Teaching resource Educational Jamboree CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CNPQ::OUTROS::CIENCIAS ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS |
description |
Asa (self) formative narrative research, this master’s thesis deals with a process of creating
teaching resources, mainlyan Educational Jamboree, for teaching chemistry within a scientific
education context that values citizenship formation. The research question consists of: “How
can I transform the way I teach, valuing citizenship formation in my pedagogical
practices?”.Both the new formation epistemology, defended by Nóvoa (2010), and the
understanding of citizenship formation, defended by authors such as Cachapuz (2016), were
applied as theoretical framework; narrative research was also adopted as methodological
framework. Each moment of the creation process regarding this teaching resource was
characterized by specific activities, including discussions, reflections, relations, questions,
doubts, propositions, and referrals, which occurred collaboratively. The interpretative process
carried out in texts designed during the course of producing such teaching resource was
configured from an explicit theoretical standpoint since the beginning, based on: searching
and acquiring knowledge of new perspectives on Scientific Education; defining a theme for
elaborating the teaching resource; the relevance of said theme for students formation; the
choice related to types of teaching resources; the collection of information on the subject
within official documents and specialized literature; and on validating information that
subsidized the teaching resource by dialoguing with a group of undergraduate students.
Through doing research on the course of producing this Jamboree, it is possible to plan
pedagogical practices different from traditional ones, which may end up
valuing student's participation in debates on topics of social relevance. |
author_additional |
PARENTE, Andrela Garibaldi Loureiro |
author_additionalStr |
PARENTE, Andrela Garibaldi Loureiro |
format |
Dissertação |
author |
MACIEL, Eduardo de Paula |
title |
(Auto)formação de um professor de química no percurso de produção de uma gincana sobre alimentos ultraprocessados |
title_short |
(Auto)formação de um professor de química no percurso de produção de uma gincana sobre alimentos ultraprocessados |
title_full |
(Auto)formação de um professor de química no percurso de produção de uma gincana sobre alimentos ultraprocessados |
title_fullStr |
(Auto)formação de um professor de química no percurso de produção de uma gincana sobre alimentos ultraprocessados |
title_full_unstemmed |
(Auto)formação de um professor de química no percurso de produção de uma gincana sobre alimentos ultraprocessados |
title_sort |
(auto)formação de um professor de química no percurso de produção de uma gincana sobre alimentos ultraprocessados |
publisher |
Universidade Federal do Pará |
publishDate |
2023 |
url |
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16057 |
_version_ |
1787147446335307776 |
score |
11.653393 |