Dissertação

(Auto)formação de um professor de química no percurso de produção de uma gincana sobre alimentos ultraprocessados

Asa (self) formative narrative research, this master’s thesis deals with a process of creating teaching resources, mainlyan Educational Jamboree, for teaching chemistry within a scientific education context that values citizenship formation. The research question consists of: “How can I transform...

ver descrição completa

Autor principal: MACIEL, Eduardo de Paula
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16057
id ir-2011-16057
recordtype dspace
spelling ir-2011-160572023-11-13T20:12:40Z (Auto)formação de um professor de química no percurso de produção de uma gincana sobre alimentos ultraprocessados MACIEL, Eduardo de Paula PARENTE, Andrela Garibaldi Loureiro http://lattes.cnpq.br/0934892702963831 https://orcid.org/0000-0003-3396-700X Formação continuada de professores Ensino de ciências (química) (Auto)formação Recurso didático Gincana Continued teacher education Science teaching (chemistry) (Self)formation Teaching resource Educational Jamboree CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CNPQ::OUTROS::CIENCIAS ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS Asa (self) formative narrative research, this master’s thesis deals with a process of creating teaching resources, mainlyan Educational Jamboree, for teaching chemistry within a scientific education context that values citizenship formation. The research question consists of: “How can I transform the way I teach, valuing citizenship formation in my pedagogical practices?”.Both the new formation epistemology, defended by Nóvoa (2010), and the understanding of citizenship formation, defended by authors such as Cachapuz (2016), were applied as theoretical framework; narrative research was also adopted as methodological framework. Each moment of the creation process regarding this teaching resource was characterized by specific activities, including discussions, reflections, relations, questions, doubts, propositions, and referrals, which occurred collaboratively. The interpretative process carried out in texts designed during the course of producing such teaching resource was configured from an explicit theoretical standpoint since the beginning, based on: searching and acquiring knowledge of new perspectives on Scientific Education; defining a theme for elaborating the teaching resource; the relevance of said theme for students formation; the choice related to types of teaching resources; the collection of information on the subject within official documents and specialized literature; and on validating information that subsidized the teaching resource by dialoguing with a group of undergraduate students. Through doing research on the course of producing this Jamboree, it is possible to plan pedagogical practices different from traditional ones, which may end up valuing student's participation in debates on topics of social relevance. Nesta pesquisa narrativa (auto)formativa, a investigação trata do processo de criação de um recurso didático, uma gincana educativa, para o ensino de Química no contexto de uma educação científica que valorize a formação cidadã. A questão da pesquisa foi:Como posso transformar o modo como ensino, valorizando na minha prática pedagógica a formação cidadã?Como referenciais teóricos, foram adotadas a nova epistemologia de formação, defendida por Nóvoa (2010), e a compreensão de formação cidadã, defendida por autores como Cachapuz (2016); ao passo que como referencial metodológico foi adotada a pesquisa narrativa. Cada momento do percurso de criação do recurso didático foi caracterizado por atividades específicas, incluindo discussões, reflexões, relações, questionamentos, dúvidas, proposições e encaminhamentos, ocorridos de modo colaborativo. O processo interpretativo realizado nos textos de campo, elaborados no percurso de produção do recurso didático, configurou-se a partir de uma orientação teórica explicita desde o início da produção do recurso, marcada pela busca e aquisição de conhecimentos baseados: em novas visões de Educação Científica;na definição da temática para a construção do recurso didático;na relevância da temática para a formação dos estudantes; na escolha do tipo de recurso didático; no levantamento de informações sobre o tema em documentos oficiais e na literatura especializada sobre o tema; e na validação das informações que subsidiaram a produção do recurso didático com um grupo de licenciandos.Por meio da investigação do percurso de produção da Gincana, é possível planejar práticas pedagógicas diferentes das tradicionais, capazes de valorizar a participação dos estudantes em debates sobre temas de relevância social. SEDUC - Secretaria Estadual de Educação do Estado do Pará 2023-11-13T20:11:58Z 2023-11-13T20:11:58Z 2022-06-03 Dissertação MACIEL, Eduardo de Paula. (Auto)formação de um professor de química no percurso de produção de uma gincana sobre alimentos ultraprocessados. Orientadora: Profa. Dra. Andrela Garibaldi Loureiro Parente. 2022. 145 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16057. Acesso em:. https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16057 por Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Educação Matemática e Científica UFPA Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas 1 CD-ROM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Formação continuada de professores
Ensino de ciências (química)
(Auto)formação
Recurso didático
Gincana
Continued teacher education
Science teaching (chemistry)
(Self)formation
Teaching resource
Educational Jamboree
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ
ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
spellingShingle Formação continuada de professores
Ensino de ciências (química)
(Auto)formação
Recurso didático
Gincana
Continued teacher education
Science teaching (chemistry)
(Self)formation
Teaching resource
Educational Jamboree
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ
ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
MACIEL, Eduardo de Paula
(Auto)formação de um professor de química no percurso de produção de uma gincana sobre alimentos ultraprocessados
topic_facet Formação continuada de professores
Ensino de ciências (química)
(Auto)formação
Recurso didático
Gincana
Continued teacher education
Science teaching (chemistry)
(Self)formation
Teaching resource
Educational Jamboree
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ
ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
description Asa (self) formative narrative research, this master’s thesis deals with a process of creating teaching resources, mainlyan Educational Jamboree, for teaching chemistry within a scientific education context that values citizenship formation. The research question consists of: “How can I transform the way I teach, valuing citizenship formation in my pedagogical practices?”.Both the new formation epistemology, defended by Nóvoa (2010), and the understanding of citizenship formation, defended by authors such as Cachapuz (2016), were applied as theoretical framework; narrative research was also adopted as methodological framework. Each moment of the creation process regarding this teaching resource was characterized by specific activities, including discussions, reflections, relations, questions, doubts, propositions, and referrals, which occurred collaboratively. The interpretative process carried out in texts designed during the course of producing such teaching resource was configured from an explicit theoretical standpoint since the beginning, based on: searching and acquiring knowledge of new perspectives on Scientific Education; defining a theme for elaborating the teaching resource; the relevance of said theme for students formation; the choice related to types of teaching resources; the collection of information on the subject within official documents and specialized literature; and on validating information that subsidized the teaching resource by dialoguing with a group of undergraduate students. Through doing research on the course of producing this Jamboree, it is possible to plan pedagogical practices different from traditional ones, which may end up valuing student's participation in debates on topics of social relevance.
author_additional PARENTE, Andrela Garibaldi Loureiro
author_additionalStr PARENTE, Andrela Garibaldi Loureiro
format Dissertação
author MACIEL, Eduardo de Paula
title (Auto)formação de um professor de química no percurso de produção de uma gincana sobre alimentos ultraprocessados
title_short (Auto)formação de um professor de química no percurso de produção de uma gincana sobre alimentos ultraprocessados
title_full (Auto)formação de um professor de química no percurso de produção de uma gincana sobre alimentos ultraprocessados
title_fullStr (Auto)formação de um professor de química no percurso de produção de uma gincana sobre alimentos ultraprocessados
title_full_unstemmed (Auto)formação de um professor de química no percurso de produção de uma gincana sobre alimentos ultraprocessados
title_sort (auto)formação de um professor de química no percurso de produção de uma gincana sobre alimentos ultraprocessados
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2023
url https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16057
_version_ 1787147446335307776
score 11.653393