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Tese
Memórias da Educação Museal em Belém : Uma Cartografia de Experiências Plurais
A pesquisa detém-se nos processos de educação museal experienciados em diversos museus públicos de Belém/PA por mim – artista, professora, pesquisadora, gestora e técnica cultural. Ocorre numa cartografia dessas experiências, situando-me como profissional de museu, em diversos espaços museológ...
Autor principal: | LIMA, Janice Shirley Souza |
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Grau: | Tese |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2024
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16279 |
Resumo: |
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A pesquisa detém-se nos processos de educação museal experienciados em diversos
museus públicos de Belém/PA por mim – artista, professora, pesquisadora, gestora e
técnica cultural. Ocorre numa cartografia dessas experiências, situando-me como
profissional de museu, em diversos espaços museológicos de Belém/PA ao longo de
trinta anos, especialmente no Museu de Arte de Belém (MABE), onde, além de exercer
o cargo de técnica em assuntos culturais, na função de pesquisadora, atuei em sua
gestão no período de 2017 a 2021. Teórica e metodologicamente, os processos
cartográficos tratados por Deleuze; Guattari (1995; 1997; 2012) e Rolnik (2016), além
de outros autores, são referenciados, valendo-me das noções mobilizadoras de
rizoma, dispositivo de memórias, território e ritornelo, que compõem o seu vocabulário.
Aciono três questões que orientam os percursos da pesquisa: Na desocultação e no
tensionamento das políticas de estruturação e organização dos museus públicos,
especialmente do MABE, qual o lugar da educação no museu? Que experiências
podem fundamentar uma prática educacional em museus, capaz de enfrentar a
hierarquização dos campos de conhecimento dos profissionais nesses espaços?
Como decolonizar esse espaço museológico em processos de educação museal? A
imagem-memória do pássaro mítico sankofa e a imagem-força da embarcação de
Klinger Carvalho, obra de arte escultórica intitulada “Entre duas margens”, que
compõe o acervo do MABE, são as linhas imaginárias de agenciamento que
deslocam, conduzem e ancoram os processos de navegação cartográfica da tese,
misturas de minhas leituras e experiências museológicas na composição de um mapa
dessas práticas, em seus desenvolvimentos e devires. Esse mapa constitui-se em
sete camadas cartográficas de nove capítulos, que, em virtude de sua elaboração
rizomática, podem ser lidos de forma não sequencial, a partir de qualquer uma de suas
partes, de traz para a frente ou do início para o final, à escolha da leitora, do leitor. |