/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Etnoastronomia Tembé-Tenetehara como matriz de abordagem (etno)matemática no ensino fundamental
Using the reading of the Temb-Tenetehara culture as matrix of explanation of scientific Astronomy to consider, from its interface with the school Mathematics, strategies of approach of the school contents of Mathematics, the activities that we develop daily, in view of the dialogal joint between kn...
Autor principal: | BARROS, Osvaldo dos Santos |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | Portuguese |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2011
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1762 |
id |
ir-2011-1762 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-2011-17622019-05-23T13:25:40Z Etnoastronomia Tembé-Tenetehara como matriz de abordagem (etno)matemática no ensino fundamental Ethnoastronomy Tembé-Tenetehara as first of (etno) mathematical approach in basic education BARROS, Osvaldo dos Santos MENDES, Iran Abreu http://lattes.cnpq.br/4490674057492872 Matemática Etnomatemática (Indigenismo) Etnoastronomia (Indigenismo) Tembé Tenetehara Ensino fundamental Pará - Estado Amazônia brasileira Índio CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Using the reading of the Temb-Tenetehara culture as matrix of explanation of scientific Astronomy to consider, from its interface with the school Mathematics, strategies of approach of the school contents of Mathematics, the activities that we develop daily, in view of the dialogal joint between knowledge crated by the context of the society and the culture and scientific knowledge disseminated by the school. Utilizamos a cultura Tembé-Tenetehara de leitura do céu e seus elementos astronômicos como matriz de explicação da Astronomia científica para propormos, a partir de sua interface com a Matemática escolar, estratégias de aproximação dos conteúdos escolares de Matemática, às atividades que desenvolvemos cotidianamente, tendo em vista a articulação dialogal entre saberes gerados no contexto da sociedade e da cultura e os saberes científicos disseminados pela escola. 2011-03-23T21:19:24Z 2011-03-23T21:19:24Z 2004-05-24 Dissertação BARROS, Osvaldo dos Santos. Etnoastronomia Tembé-Tenetehara como matriz de abordagem (etno)matemática no ensino fundamental. 2004. 111 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2004. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1762 pt Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Educação Matemática e Científica UFPA Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará |
collection |
RI-UFPA |
language |
Portuguese |
topic |
Matemática Etnomatemática (Indigenismo) Etnoastronomia (Indigenismo) Tembé Tenetehara Ensino fundamental Pará - Estado Amazônia brasileira Índio CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Matemática Etnomatemática (Indigenismo) Etnoastronomia (Indigenismo) Tembé Tenetehara Ensino fundamental Pará - Estado Amazônia brasileira Índio CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO BARROS, Osvaldo dos Santos Etnoastronomia Tembé-Tenetehara como matriz de abordagem (etno)matemática no ensino fundamental |
topic_facet |
Matemática Etnomatemática (Indigenismo) Etnoastronomia (Indigenismo) Tembé Tenetehara Ensino fundamental Pará - Estado Amazônia brasileira Índio CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Using the reading of the Temb-Tenetehara culture as matrix of explanation of scientific Astronomy to consider, from its interface with the school Mathematics, strategies
of approach of the school contents of Mathematics, the activities that we develop daily, in view of the dialogal joint between knowledge crated by the context of the society and the culture and scientific knowledge disseminated by the school. |
author_additional |
MENDES, Iran Abreu |
author_additionalStr |
MENDES, Iran Abreu |
format |
Dissertação |
author |
BARROS, Osvaldo dos Santos |
title |
Etnoastronomia Tembé-Tenetehara como matriz de abordagem (etno)matemática no ensino fundamental |
title_short |
Etnoastronomia Tembé-Tenetehara como matriz de abordagem (etno)matemática no ensino fundamental |
title_full |
Etnoastronomia Tembé-Tenetehara como matriz de abordagem (etno)matemática no ensino fundamental |
title_fullStr |
Etnoastronomia Tembé-Tenetehara como matriz de abordagem (etno)matemática no ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Etnoastronomia Tembé-Tenetehara como matriz de abordagem (etno)matemática no ensino fundamental |
title_sort |
etnoastronomia tembé-tenetehara como matriz de abordagem (etno)matemática no ensino fundamental |
publisher |
Universidade Federal do Pará |
publishDate |
2011 |
url |
http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1762 |
_version_ |
1832603892859273216 |
score |
11.755432 |