Dissertação

Travessias de formação e atuação docente: movimentações identitárias presentes nas práticas discursivas de professores de licenciaturas da UFPA

This dissertation discusses the varying professional roles assumed by a teacher at the Federal University of Para (UFPA). As source material for this work, their life stories, based upon oral narratives were used. The research focuses on the discovery about what are the different roles assumed by th...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Gerlândia de Castro
Grau: Dissertação
Idioma: Portuguese
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2011
Assuntos:
Acesso em linha: http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1768
id ir-2011-1768
recordtype dspace
spelling ir-2011-17682019-05-22T12:46:31Z Travessias de formação e atuação docente: movimentações identitárias presentes nas práticas discursivas de professores de licenciaturas da UFPA Passages of formation and teaching performance: identitárias movements gifts in the practical discursivas of professors of licenciaturas of the UFPA SILVA, Gerlândia de Castro SILVA, Josenilda Maria Maués da http://lattes.cnpq.br/9246008698629513 Castanhal - PA Professores Ensino fundamental Ensino médio Ensino superior Pará - Estado Amazônia brasileira Processo identitário CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::ANTROPOLOGIA EDUCACIONAL This dissertation discusses the varying professional roles assumed by a teacher at the Federal University of Para (UFPA). As source material for this work, their life stories, based upon oral narratives were used. The research focuses on the discovery about what are the different roles assumed by those teachers during their entire professional life as a teacher. The main question studied was: what are the most important roles assumed by such a teacher and how they are related among themselves? The theoretical and methodological approach used was based upon Foucault's and Larrosse's seminal works. These thinkers suggest that oral speeches about one's own life story carry strong significances and can be given important meanings and interpretations. As results, the study of these oral narratives showed us that the university teachers at UFPA assume many and varied roles during their professional life at the institution and that at each time they are questioned about those different roles. Besides, they are forced sometimes to assume certain behaviors accepted by the establishment. We conclude for the necessity of remaking, reconstructing other roles for those teachers involved with the power/knowledge institutions game. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Esta dissertação corporifica o trabalho de pesquisa pautado na identificação e análise dos processos identitários presentes nas práticas discursivas de professores de licenciatura da Universidade Federal do Pará. O trabalho investigativo foi balizado por uma questão/problema orientada a levantar que posições identitárias são vivenciadas por docentes em sua trajetória de vida e percurso profissional. O principal objetivo deste estudo, portanto, foi verificar de que forma se processa a movimentação identitária de docentes durante a sua trajetória de formação e atuação. O aporte teórico e metodológico foi orientado por contribuições foucaultianas e larroseanas que permitiram o exercício de problematização, questionamento, desconstrução e atribuição de sentido às narrativas coletadas. Permitiram, ainda, entender a docência como um campo perspectivado e as identidades como dispositivos marcados pela diferença. Foram coletadas informações a partir da discursividade produzida em narrativas de dois professores de licenciaturas do Campus Universitário de Castanhal. Dentre os resultados mais significativos se encontra o de que a atuação de docentes na UFPA os coloca em lugares bastante diversificados, sendo eles, em todo momento, interpelados por um processo discursivo que tenta impor-lhes identificações e posturas a serem seguidas, bem como, condicionamentos sobre quem deve ser e que identidades assumir. Entende-se ser necessário refazer, reinventar, desconstruir e construir outras identidades e outros papéis à docência nos jogos de poder/saber. 2011-03-23T21:19:25Z 2011-03-23T21:19:25Z 2008-06-02 Dissertação SILVA, Gerlândia de Castro. Travessias de formação e atuação docente: movimentações identitárias presentes nas práticas discursivas de professores de licenciaturas da UFPA. 2008. 164 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2008. Programa de Pós-Graduação em Educação. http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1768 pt Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Ciências da Educação UFPA Programa de Pós-Graduação em Educação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language Portuguese
topic Castanhal - PA
Professores
Ensino fundamental
Ensino médio
Ensino superior
Pará - Estado
Amazônia brasileira
Processo identitário
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::ANTROPOLOGIA EDUCACIONAL
spellingShingle Castanhal - PA
Professores
Ensino fundamental
Ensino médio
Ensino superior
Pará - Estado
Amazônia brasileira
Processo identitário
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::ANTROPOLOGIA EDUCACIONAL
SILVA, Gerlândia de Castro
Travessias de formação e atuação docente: movimentações identitárias presentes nas práticas discursivas de professores de licenciaturas da UFPA
topic_facet Castanhal - PA
Professores
Ensino fundamental
Ensino médio
Ensino superior
Pará - Estado
Amazônia brasileira
Processo identitário
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::ANTROPOLOGIA EDUCACIONAL
description This dissertation discusses the varying professional roles assumed by a teacher at the Federal University of Para (UFPA). As source material for this work, their life stories, based upon oral narratives were used. The research focuses on the discovery about what are the different roles assumed by those teachers during their entire professional life as a teacher. The main question studied was: what are the most important roles assumed by such a teacher and how they are related among themselves? The theoretical and methodological approach used was based upon Foucault's and Larrosse's seminal works. These thinkers suggest that oral speeches about one's own life story carry strong significances and can be given important meanings and interpretations. As results, the study of these oral narratives showed us that the university teachers at UFPA assume many and varied roles during their professional life at the institution and that at each time they are questioned about those different roles. Besides, they are forced sometimes to assume certain behaviors accepted by the establishment. We conclude for the necessity of remaking, reconstructing other roles for those teachers involved with the power/knowledge institutions game.
author_additional SILVA, Josenilda Maria Maués da
author_additionalStr SILVA, Josenilda Maria Maués da
format Dissertação
author SILVA, Gerlândia de Castro
title Travessias de formação e atuação docente: movimentações identitárias presentes nas práticas discursivas de professores de licenciaturas da UFPA
title_short Travessias de formação e atuação docente: movimentações identitárias presentes nas práticas discursivas de professores de licenciaturas da UFPA
title_full Travessias de formação e atuação docente: movimentações identitárias presentes nas práticas discursivas de professores de licenciaturas da UFPA
title_fullStr Travessias de formação e atuação docente: movimentações identitárias presentes nas práticas discursivas de professores de licenciaturas da UFPA
title_full_unstemmed Travessias de formação e atuação docente: movimentações identitárias presentes nas práticas discursivas de professores de licenciaturas da UFPA
title_sort travessias de formação e atuação docente: movimentações identitárias presentes nas práticas discursivas de professores de licenciaturas da ufpa
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2011
url http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1768
_version_ 1787147645852057600
score 11.675088