Dissertação

Educação e emancipação: leituras da experiência do alfa-cidadã na Transamazônica

This dissertation reports a study of illiteracy rate that, still today, reaches a significant parto f Brazilian people, especially, the poorer ones who live in the country. Therefore, it intends to discuss the ways in which the Federal University of Para (UFPA) with Projeto Alfabetização Cidadã na T...

ver descrição completa

Autor principal: MONT'ALVERNE, Clara Roseane da Silva Azevedo
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2011
Assuntos:
Acesso em linha: http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1806
id ir-2011-1806
recordtype dspace
spelling ir-2011-18062019-05-23T13:25:49Z Educação e emancipação: leituras da experiência do alfa-cidadã na Transamazônica Education and emancipation: the experience of reading alpha-citizen in Transamazônica MONT'ALVERNE, Clara Roseane da Silva Azevedo VENTURINI, Ariberto http://lattes.cnpq.br/3618227053138236 Política social Analfabetismo Política urbana Educação rural Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária Pará - Estado Projeto Alfabetização Cidadã na Transamazônica Amazônia brasileira CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA EDUCACAO This dissertation reports a study of illiteracy rate that, still today, reaches a significant parto f Brazilian people, especially, the poorer ones who live in the country. Therefore, it intends to discuss the ways in which the Federal University of Para (UFPA) with Projeto Alfabetização Cidadã na Transamazônica (PACT), an instrument of public policy based on education in the country, contribute, in which ways and measure, to policy emancipation and overcoming of illiteracy rate in the country of the west region of Pará. The methodology underlying this study is based on a bibliographical and documentary research from PACT project that, according to PRONERA, congregated professor and researchers of different fields, in its majority, to the Federal University of Pará. The data analysis results tend to show that, facing several obstacles for reaching its intentions, PACT comes reaching good part of the established objectives. However, it is necessary to attempt against for the conditions that prevent the educative action of the project since its success coincides with the people who are able to read and write by way of this action. A presente Dissertação de Mestrado tem como tema o analfabetismo que, ainda hoje, atinge parcela expressiva da população brasileira, em especial, os segmentos sociais mais empobrecidos, sobretudo os que vivem no campo. Busca-se, aqui, problematizar se a intervenção da UFPA, efetivada por meio do Projeto Alfabetização Cidadã na Transamazônica (PACT), projeto esse vinculado ao Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), enquanto instrumento de uma política pública voltada à educação no campo, vem contribuído, de que modo e em que medida, quer para a emancipação política, quer para a superação do analfabetismo nos espaços campesinos da região oeste do Estado do Pará. Para verificar as questões problema acima esboçadas, optou-se, do ponto de vista metodológico, por realizar uma pesquisa bibliográfica e documental acerca de um projeto PACT que, atendendo às diretrizes do PRONERA, reuniu docentes e pesquisadores de diferentes áreas do saber vinculados, em sua maioria, à Universidade Federal do Pará. As análises evidenciam que, mesmo enfrentando obstáculos para o alcance de seus propósitos, pode-se afirmar que o PACT vem alcançando boa parte dos objetivos estabelecidos. Mas é necessário atentar para as condições que estorvam a ação educativa do projeto, sobretudo, porque o seu sucesso coincide com o dos alfabetizados afetados por meio desta ação. 2011-03-23T21:19:29Z 2011-03-23T21:19:29Z 2006-08-01 Dissertação MONT'ALVERN, Clara Roseane da Silva Azevedo. Educação e emancipação: leituras da experiência do alfa-cidadã na Transamazônica. 2006. 84 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro Sócio-Econômico, Belém, 2006. Programa de Pós-Graduação em Serviço Social. http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1806 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Ciências Sociais Aplicadas UFPA Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Política social
Analfabetismo
Política urbana
Educação rural
Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária
Pará - Estado
Projeto Alfabetização Cidadã na Transamazônica
Amazônia brasileira
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA EDUCACAO
spellingShingle Política social
Analfabetismo
Política urbana
Educação rural
Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária
Pará - Estado
Projeto Alfabetização Cidadã na Transamazônica
Amazônia brasileira
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA EDUCACAO
MONT'ALVERNE, Clara Roseane da Silva Azevedo
Educação e emancipação: leituras da experiência do alfa-cidadã na Transamazônica
topic_facet Política social
Analfabetismo
Política urbana
Educação rural
Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária
Pará - Estado
Projeto Alfabetização Cidadã na Transamazônica
Amazônia brasileira
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA EDUCACAO
description This dissertation reports a study of illiteracy rate that, still today, reaches a significant parto f Brazilian people, especially, the poorer ones who live in the country. Therefore, it intends to discuss the ways in which the Federal University of Para (UFPA) with Projeto Alfabetização Cidadã na Transamazônica (PACT), an instrument of public policy based on education in the country, contribute, in which ways and measure, to policy emancipation and overcoming of illiteracy rate in the country of the west region of Pará. The methodology underlying this study is based on a bibliographical and documentary research from PACT project that, according to PRONERA, congregated professor and researchers of different fields, in its majority, to the Federal University of Pará. The data analysis results tend to show that, facing several obstacles for reaching its intentions, PACT comes reaching good part of the established objectives. However, it is necessary to attempt against for the conditions that prevent the educative action of the project since its success coincides with the people who are able to read and write by way of this action.
author_additional VENTURINI, Ariberto
author_additionalStr VENTURINI, Ariberto
format Dissertação
author MONT'ALVERNE, Clara Roseane da Silva Azevedo
title Educação e emancipação: leituras da experiência do alfa-cidadã na Transamazônica
title_short Educação e emancipação: leituras da experiência do alfa-cidadã na Transamazônica
title_full Educação e emancipação: leituras da experiência do alfa-cidadã na Transamazônica
title_fullStr Educação e emancipação: leituras da experiência do alfa-cidadã na Transamazônica
title_full_unstemmed Educação e emancipação: leituras da experiência do alfa-cidadã na Transamazônica
title_sort educação e emancipação: leituras da experiência do alfa-cidadã na transamazônica
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2011
url http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1806
_version_ 1787147949173637120
score 11.653393