Dissertação

Gêneros textuais acadêmicos e ensino da língua inglesa: um caminho para a motivação e a autonomia

In the academic environment, when asked to write academic genres, the undergraduate students in general have difficulties related to their content and textual organization. Therefore, these reading and writing practices are in general inhibitors of motivation and autonomy. From this perspectiv...

ver descrição completa

Autor principal: RODRIGUES, Larissa Dantas
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2011
Assuntos:
Acesso em linha: http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/2063
id ir-2011-2063
recordtype dspace
spelling ir-2011-20632019-05-22T15:08:36Z Gêneros textuais acadêmicos e ensino da língua inglesa: um caminho para a motivação e a autonomia RODRIGUES, Larissa Dantas SILVA, Walkyria Alydia Grahl Passos Magno e http://lattes.cnpq.br/6129530461830312 Pará - Estado Amazônia brasileira Educação Motivação Língua inglesa Ensino superior Redação acadêmica CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM In the academic environment, when asked to write academic genres, the undergraduate students in general have difficulties related to their content and textual organization. Therefore, these reading and writing practices are in general inhibitors of motivation and autonomy. From this perspective, I developed an action research with students of the sixth semester of the English Letters Course at UFPA aiming to verify in which way the application of a pedagogical proposition composed of the appropriation, production and publication of academic genres can develop those undergraduate students’ motivation and autonomy. This research is based on the theories of motivation (DÖRNYEI, 2001; USHIODA, 1996), autonomy (BENSON, 2001; SCHARLE & SZABÓ, 2000), and textual genres in the socio-rhetorical perspective (SWALES, 1990; BAZERMAN, 2006). The results presented try to offer possibilities of a systematic teaching that prepares the undergraduate Letters student to a more motivating and autonomous text production. Moreover, after experiencing a meaningful application of genres, it is expected that those future teachers will deal more effectively with other genres in their classrooms. No ambiente universitário, quando instados a produzir gêneros acadêmicos, os alunos freqüentemente apresentam dificuldades em relação ao conteúdo e à própria organização textual desses gêneros. Dessa forma, as práticas de leitura e escrita a que são expostos são geralmente desmotivadoras e inibidoras da autonomia, pois têm origem em um ambiente inseguro de dúvida, tensão e dificuldade. Partindo desses pressupostos, desenvolvi uma pesquisa-ação com uma turma do sexto semestre do curso de Letras-Inglês da UFPA visando verificar em que medida a aplicação de uma proposta pedagógica composta das fases de apropriação, produção e publicação dos gêneros acadêmicos pode levar à motivação e à autonomia desses graduandos. Esta pesquisa está fundamentada na teoria da motivação (DÖRNYEI, 2001a,b; USHIODA, 1996), da autonomia (BENSON, 2001; SCHARLE & SZABÓ, 2000) e dos gêneros textuais na perspectiva sócio-retórica (SWALES, 1990; BAZERMAN, 2006). Os resultados apresentados procuram oferecer possibilidades de um ensino mais sistemático que prepare o graduando de Letras para uma produção textual mais motivadora e fomentadora da autonomia. Além disso, tendo vivenciado uma experiência produtiva de aplicação de gêneros, espera-se que esses professores em formação lidem com gêneros textuais de forma mais efetiva em suas futuras salas de aula. 2011-03-30T14:17:31Z 2011-03-30T14:17:31Z 2008-12-19 Dissertação RODRIGUES, Larissa Dantas. Gêneros textuais acadêmicos e ensino da língua inglesa: um caminho para a motivação e a autonomia. 2008. 174 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação. Belém, 2008. Curso de Mestrado em Letras. http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/2063 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Letras e Comunicação UFPA Programa de Pós-Graduação em Letras
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Pará - Estado
Amazônia brasileira
Educação
Motivação
Língua inglesa
Ensino superior
Redação acadêmica
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
spellingShingle Pará - Estado
Amazônia brasileira
Educação
Motivação
Língua inglesa
Ensino superior
Redação acadêmica
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
RODRIGUES, Larissa Dantas
Gêneros textuais acadêmicos e ensino da língua inglesa: um caminho para a motivação e a autonomia
topic_facet Pará - Estado
Amazônia brasileira
Educação
Motivação
Língua inglesa
Ensino superior
Redação acadêmica
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description In the academic environment, when asked to write academic genres, the undergraduate students in general have difficulties related to their content and textual organization. Therefore, these reading and writing practices are in general inhibitors of motivation and autonomy. From this perspective, I developed an action research with students of the sixth semester of the English Letters Course at UFPA aiming to verify in which way the application of a pedagogical proposition composed of the appropriation, production and publication of academic genres can develop those undergraduate students’ motivation and autonomy. This research is based on the theories of motivation (DÖRNYEI, 2001; USHIODA, 1996), autonomy (BENSON, 2001; SCHARLE & SZABÓ, 2000), and textual genres in the socio-rhetorical perspective (SWALES, 1990; BAZERMAN, 2006). The results presented try to offer possibilities of a systematic teaching that prepares the undergraduate Letters student to a more motivating and autonomous text production. Moreover, after experiencing a meaningful application of genres, it is expected that those future teachers will deal more effectively with other genres in their classrooms.
author_additional SILVA, Walkyria Alydia Grahl Passos Magno e
author_additionalStr SILVA, Walkyria Alydia Grahl Passos Magno e
format Dissertação
author RODRIGUES, Larissa Dantas
title Gêneros textuais acadêmicos e ensino da língua inglesa: um caminho para a motivação e a autonomia
title_short Gêneros textuais acadêmicos e ensino da língua inglesa: um caminho para a motivação e a autonomia
title_full Gêneros textuais acadêmicos e ensino da língua inglesa: um caminho para a motivação e a autonomia
title_fullStr Gêneros textuais acadêmicos e ensino da língua inglesa: um caminho para a motivação e a autonomia
title_full_unstemmed Gêneros textuais acadêmicos e ensino da língua inglesa: um caminho para a motivação e a autonomia
title_sort gêneros textuais acadêmicos e ensino da língua inglesa: um caminho para a motivação e a autonomia
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2011
url http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/2063
_version_ 1787147933180755968
score 11.653393