/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Gêneros textuais acadêmicos e ensino da língua inglesa: um caminho para a motivação e a autonomia
In the academic environment, when asked to write academic genres, the undergraduate students in general have difficulties related to their content and textual organization. Therefore, these reading and writing practices are in general inhibitors of motivation and autonomy. From this perspectiv...
Autor principal: | RODRIGUES, Larissa Dantas |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2011
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/2063 |
id |
ir-2011-2063 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-2011-20632019-05-22T15:08:36Z Gêneros textuais acadêmicos e ensino da língua inglesa: um caminho para a motivação e a autonomia RODRIGUES, Larissa Dantas SILVA, Walkyria Alydia Grahl Passos Magno e http://lattes.cnpq.br/6129530461830312 Pará - Estado Amazônia brasileira Educação Motivação Língua inglesa Ensino superior Redação acadêmica CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM In the academic environment, when asked to write academic genres, the undergraduate students in general have difficulties related to their content and textual organization. Therefore, these reading and writing practices are in general inhibitors of motivation and autonomy. From this perspective, I developed an action research with students of the sixth semester of the English Letters Course at UFPA aiming to verify in which way the application of a pedagogical proposition composed of the appropriation, production and publication of academic genres can develop those undergraduate students’ motivation and autonomy. This research is based on the theories of motivation (DÖRNYEI, 2001; USHIODA, 1996), autonomy (BENSON, 2001; SCHARLE & SZABÓ, 2000), and textual genres in the socio-rhetorical perspective (SWALES, 1990; BAZERMAN, 2006). The results presented try to offer possibilities of a systematic teaching that prepares the undergraduate Letters student to a more motivating and autonomous text production. Moreover, after experiencing a meaningful application of genres, it is expected that those future teachers will deal more effectively with other genres in their classrooms. No ambiente universitário, quando instados a produzir gêneros acadêmicos, os alunos freqüentemente apresentam dificuldades em relação ao conteúdo e à própria organização textual desses gêneros. Dessa forma, as práticas de leitura e escrita a que são expostos são geralmente desmotivadoras e inibidoras da autonomia, pois têm origem em um ambiente inseguro de dúvida, tensão e dificuldade. Partindo desses pressupostos, desenvolvi uma pesquisa-ação com uma turma do sexto semestre do curso de Letras-Inglês da UFPA visando verificar em que medida a aplicação de uma proposta pedagógica composta das fases de apropriação, produção e publicação dos gêneros acadêmicos pode levar à motivação e à autonomia desses graduandos. Esta pesquisa está fundamentada na teoria da motivação (DÖRNYEI, 2001a,b; USHIODA, 1996), da autonomia (BENSON, 2001; SCHARLE & SZABÓ, 2000) e dos gêneros textuais na perspectiva sócio-retórica (SWALES, 1990; BAZERMAN, 2006). Os resultados apresentados procuram oferecer possibilidades de um ensino mais sistemático que prepare o graduando de Letras para uma produção textual mais motivadora e fomentadora da autonomia. Além disso, tendo vivenciado uma experiência produtiva de aplicação de gêneros, espera-se que esses professores em formação lidem com gêneros textuais de forma mais efetiva em suas futuras salas de aula. 2011-03-30T14:17:31Z 2011-03-30T14:17:31Z 2008-12-19 Dissertação RODRIGUES, Larissa Dantas. Gêneros textuais acadêmicos e ensino da língua inglesa: um caminho para a motivação e a autonomia. 2008. 174 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação. Belém, 2008. Curso de Mestrado em Letras. http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/2063 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Letras e Comunicação UFPA Programa de Pós-Graduação em Letras |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará |
collection |
RI-UFPA |
language |
por |
topic |
Pará - Estado Amazônia brasileira Educação Motivação Língua inglesa Ensino superior Redação acadêmica CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
Pará - Estado Amazônia brasileira Educação Motivação Língua inglesa Ensino superior Redação acadêmica CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM RODRIGUES, Larissa Dantas Gêneros textuais acadêmicos e ensino da língua inglesa: um caminho para a motivação e a autonomia |
topic_facet |
Pará - Estado Amazônia brasileira Educação Motivação Língua inglesa Ensino superior Redação acadêmica CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
In the academic environment, when
asked to write academic genres, the
undergraduate students in general have difficulties related to their content and
textual organization. Therefore, these reading and writing practices are in general inhibitors of motivation and autonomy. From this perspective, I developed an action research
with students of the sixth semester of the English Letters Course at UFPA aiming to verify in which way the application of a pedagogical proposition composed of the appropriation, production and publication of academic genres
can develop those undergraduate students’ motivation and autonomy. This research is
based on the theories of motivation (DÖRNYEI, 2001; USHIODA, 1996), autonomy (BENSON, 2001; SCHARLE & SZABÓ, 2000), and textual genres in
the socio-rhetorical perspective (SWALES, 1990; BAZERMAN, 2006). The results presented try to offer possibilities of a systematic teaching
that prepares the undergraduate Letters student to a more motivating and autonomous text production. Moreover, after experiencing a meaningful application of genres, it is expected that those future teachers will deal more effectively with other genres in their classrooms. |
author_additional |
SILVA, Walkyria Alydia Grahl Passos Magno e |
author_additionalStr |
SILVA, Walkyria Alydia Grahl Passos Magno e |
format |
Dissertação |
author |
RODRIGUES, Larissa Dantas |
title |
Gêneros textuais acadêmicos e ensino da língua inglesa: um caminho para a motivação e a autonomia |
title_short |
Gêneros textuais acadêmicos e ensino da língua inglesa: um caminho para a motivação e a autonomia |
title_full |
Gêneros textuais acadêmicos e ensino da língua inglesa: um caminho para a motivação e a autonomia |
title_fullStr |
Gêneros textuais acadêmicos e ensino da língua inglesa: um caminho para a motivação e a autonomia |
title_full_unstemmed |
Gêneros textuais acadêmicos e ensino da língua inglesa: um caminho para a motivação e a autonomia |
title_sort |
gêneros textuais acadêmicos e ensino da língua inglesa: um caminho para a motivação e a autonomia |
publisher |
Universidade Federal do Pará |
publishDate |
2011 |
url |
http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/2063 |
_version_ |
1787147933180755968 |
score |
11.653393 |