Dissertação

Motivação e representação cultural no ensino e aprendizagem de inglês como língua estrangeira dos alunos da Licenciatura em Letras da UFPA

In the last years cultural issues have gotten more attention in the field of language teaching and learning. Once didactic books are among the main supports in foreign language teaching and learning process, the cultural representations these materials present may influence inlearners beliefs and at...

ver descrição completa

Autor principal: VIDAL, Claudia Valéria França
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2011
Assuntos:
Acesso em linha: http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/2068
id ir-2011-2068
recordtype dspace
spelling ir-2011-20682018-02-27T13:14:05Z Motivação e representação cultural no ensino e aprendizagem de inglês como língua estrangeira dos alunos da Licenciatura em Letras da UFPA VIDAL, Claudia Valéria França SILVA, Walkyria Alydia Grahl Passos Magno e http://lattes.cnpq.br/6129530461830312 Língua inglesa Motivação Linguagem Ensino Língua (Linguística) CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS In the last years cultural issues have gotten more attention in the field of language teaching and learning. Once didactic books are among the main supports in foreign language teaching and learning process, the cultural representations these materials present may influence inlearners beliefs and attitudes in relation to the target language and, consequently, in their motivation to learn it. It is understood that culture encompasses a range of different aspects, however, analyzing the didactic book of English as a foreign language Touchstone, we observed that the cultural samples presented in this material refer basically to historical and geographical aspects and touristic information. We also observed that in relation to the contact with the culture of the target language, the learners of the discipline Anglophone Cultures may have varied attitudes. Thus, this research presents reflections about the considerable limitation of cultural representation in the didactic book analyzed, taking as main focus the extent in which it affects learner’s motivation. Besides, this dissertation presents reflections about how the other’s culture may be approached in order to enhance the perception of his ones’ own culture. Nos últimos anos a questão cultural tem ganhado cada vez mais espaço nas pesquisas da área de ensino-aprendizagem de línguas. Uma vez que os materiais didáticos estão entre os principais suportes no processo de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras, as representações de cultura que estes materiais apresentam podem influenciar nas crenças e atitudes dos aprendentes em relação à língua alvo e, consequentemente, em sua motivação para aprendê-la. Compreende-se que cultura envolve uma gama de aspectos diferentes, entretanto, ao analisar o livro didático de inglês como língua estrangeira Touchstone, observamos que as amostras de cultura apresentadas nesse material referem-se basicamente a aspectos histórico-geográficos e informações turísticas. Observamos também que, em relação ao contato com a cultura da língua alvo, os aprendentes da disciplina Culturas Anglófonas podem ter atitudes variadas. Assim, esta pesquisa apresenta reflexões acerca da considerável limitação da representação cultural no livro analisado, tendo como foco principal a maneira como esta afeta a motivação do aprendente. Além disso, esta dissertação apresenta reflexões sobre como a cultura do outro pode ser abordada de maneira a enriquecer a percepção de sua própria cultura. 2011-03-30T15:43:37Z 2011-03-30T15:43:37Z 2009-08-25 Dissertação VIDAL, Claudia Valéria França. Motivação e representação cultural no ensino e aprendizagem de inglês como língua estrangeira dos alunos da Licenciatura em Letras da UFPA. 2009. 139 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2009. Programa de Pós-Graduação em Letras. http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/2068 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Letras e Comunicação UFPA Programa de Pós-Graduação em Letras
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Língua inglesa
Motivação
Linguagem
Ensino
Língua (Linguística)
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
spellingShingle Língua inglesa
Motivação
Linguagem
Ensino
Língua (Linguística)
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
VIDAL, Claudia Valéria França
Motivação e representação cultural no ensino e aprendizagem de inglês como língua estrangeira dos alunos da Licenciatura em Letras da UFPA
topic_facet Língua inglesa
Motivação
Linguagem
Ensino
Língua (Linguística)
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
description In the last years cultural issues have gotten more attention in the field of language teaching and learning. Once didactic books are among the main supports in foreign language teaching and learning process, the cultural representations these materials present may influence inlearners beliefs and attitudes in relation to the target language and, consequently, in their motivation to learn it. It is understood that culture encompasses a range of different aspects, however, analyzing the didactic book of English as a foreign language Touchstone, we observed that the cultural samples presented in this material refer basically to historical and geographical aspects and touristic information. We also observed that in relation to the contact with the culture of the target language, the learners of the discipline Anglophone Cultures may have varied attitudes. Thus, this research presents reflections about the considerable limitation of cultural representation in the didactic book analyzed, taking as main focus the extent in which it affects learner’s motivation. Besides, this dissertation presents reflections about how the other’s culture may be approached in order to enhance the perception of his ones’ own culture.
author_additional SILVA, Walkyria Alydia Grahl Passos Magno e
author_additionalStr SILVA, Walkyria Alydia Grahl Passos Magno e
format Dissertação
author VIDAL, Claudia Valéria França
title Motivação e representação cultural no ensino e aprendizagem de inglês como língua estrangeira dos alunos da Licenciatura em Letras da UFPA
title_short Motivação e representação cultural no ensino e aprendizagem de inglês como língua estrangeira dos alunos da Licenciatura em Letras da UFPA
title_full Motivação e representação cultural no ensino e aprendizagem de inglês como língua estrangeira dos alunos da Licenciatura em Letras da UFPA
title_fullStr Motivação e representação cultural no ensino e aprendizagem de inglês como língua estrangeira dos alunos da Licenciatura em Letras da UFPA
title_full_unstemmed Motivação e representação cultural no ensino e aprendizagem de inglês como língua estrangeira dos alunos da Licenciatura em Letras da UFPA
title_sort motivação e representação cultural no ensino e aprendizagem de inglês como língua estrangeira dos alunos da licenciatura em letras da ufpa
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2011
url http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/2068
_version_ 1787147787722293248
score 11.653393