Dissertação

Autonomia na aula de português da 3ª etapa da educação de jovens e adultos

This research investigated the attitudes of a Portuguese as a native language public school teacher and of her students in a 3rd level EJA class. I searched indications of autonomous behaviors on the part of the teacher and on the part of the pupils as well. I wanted to verify in what measure...

ver descrição completa

Autor principal: GUEDES, Mariza Andrade
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2012
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2697
id ir-2011-2697
recordtype dspace
spelling ir-2011-26972019-05-22T15:08:38Z Autonomia na aula de português da 3ª etapa da educação de jovens e adultos GUEDES, Mariza Andrade SILVA, Walkyria Alydia Grahl Passos Magno e http://lattes.cnpq.br/6129530461830312 Programa Educação de Jovens e Adultos Língua portuguesa Educação de adulto Prática de ensino Belém - PA Pará - Estado Amazônia brasileira CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS This research investigated the attitudes of a Portuguese as a native language public school teacher and of her students in a 3rd level EJA class. I searched indications of autonomous behaviors on the part of the teacher and on the part of the pupils as well. I wanted to verify in what measure the teacher transferred responsibility to the learners and how this process occurred. Theor etical basis for this study are found in the work on autonomy of Benson (2001), Dam (2003), Dickinson (1994), Melo (2007), Magno e Silva (2008), and the official documents as the Parâmetros Curriculares Nacionais (1998). Results show a meager worry on the part of the teacher in transferring responsibilities which could eventually lead students to an autonomization process. This study opens the possibility of rethinking classroom practices as a way in which the exercise of autonomy could be possible. Esta pesquisa investigou as atitudes de uma professora de língua portuguesa de uma escola pública e de seus alunos da 3ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Procurei observar indícios de comportamentos autônomos tanto por parte da professora quanto por parte dos alunos para verificar em que medida a professora colaboradora fazia a transferência da responsabilidade para o aprendente e como se dava este processo de transferência. Teoricamente, a compreensão da problemática baseia-se nos postulados sobre autonomia, em conformidade com Benson (2001), Dam (2003), Dickinson (1994), Melo (2007), Magno e Silva (2008), e nos Documentos Oficiais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998). Os resultados apresentados apontam, nas atitudes dos sujeitos investigados, a parca preocupação com uma transferência de responsabilidades que poderia levar á autonomização dos alunos. Dessa forma este estudo abre a possibilidade de se pensar as práticas da sala de aula, enquanto espaço no qual o exercício da autonomia seria possível. 2012-05-04T19:53:20Z 2012-05-04T19:53:20Z 2010-10-13 Dissertação GUEDES, Mariza Andrade. Autonomia na aula de português da 3ª etapa da educação de jovens e adultos. 2010. xiii, 114 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2010. Programa de Pós-Graduação em Letras. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2697 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Letras e Comunicação UFPA Programa de Pós-Graduação em Letras
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Programa Educação de Jovens e Adultos
Língua portuguesa
Educação de adulto
Prática de ensino
Belém - PA
Pará - Estado
Amazônia brasileira
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
spellingShingle Programa Educação de Jovens e Adultos
Língua portuguesa
Educação de adulto
Prática de ensino
Belém - PA
Pará - Estado
Amazônia brasileira
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
GUEDES, Mariza Andrade
Autonomia na aula de português da 3ª etapa da educação de jovens e adultos
topic_facet Programa Educação de Jovens e Adultos
Língua portuguesa
Educação de adulto
Prática de ensino
Belém - PA
Pará - Estado
Amazônia brasileira
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
description This research investigated the attitudes of a Portuguese as a native language public school teacher and of her students in a 3rd level EJA class. I searched indications of autonomous behaviors on the part of the teacher and on the part of the pupils as well. I wanted to verify in what measure the teacher transferred responsibility to the learners and how this process occurred. Theor etical basis for this study are found in the work on autonomy of Benson (2001), Dam (2003), Dickinson (1994), Melo (2007), Magno e Silva (2008), and the official documents as the Parâmetros Curriculares Nacionais (1998). Results show a meager worry on the part of the teacher in transferring responsibilities which could eventually lead students to an autonomization process. This study opens the possibility of rethinking classroom practices as a way in which the exercise of autonomy could be possible.
author_additional SILVA, Walkyria Alydia Grahl Passos Magno e
author_additionalStr SILVA, Walkyria Alydia Grahl Passos Magno e
format Dissertação
author GUEDES, Mariza Andrade
title Autonomia na aula de português da 3ª etapa da educação de jovens e adultos
title_short Autonomia na aula de português da 3ª etapa da educação de jovens e adultos
title_full Autonomia na aula de português da 3ª etapa da educação de jovens e adultos
title_fullStr Autonomia na aula de português da 3ª etapa da educação de jovens e adultos
title_full_unstemmed Autonomia na aula de português da 3ª etapa da educação de jovens e adultos
title_sort autonomia na aula de português da 3ª etapa da educação de jovens e adultos
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2012
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2697
_version_ 1832604190298341376
score 11.755432