/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
A formação do licenciado em Enfermagem no estado do Pará: as prescrições curriculares no período de 1977 a 2006
This research aims to investigate what curriculum matrix, nursing and educator ‘s concepts and professional profiles that were used throughout the history of the curriculum of Full Degree Nursing in UFPA since its creation to the implementation of the Project Teaching Course. The problem lies in...
Autor principal: | ALENCAR, Mônica Florice Albuquerque |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2012
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2753 |
id |
ir-2011-2753 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-2011-27532018-08-23T18:13:55Z A formação do licenciado em Enfermagem no estado do Pará: as prescrições curriculares no período de 1977 a 2006 ALENCAR, Mônica Florice Albuquerque ROCHA, Genylton Odilon Rêgo da http://lattes.cnpq.br/3735617515418666 Currículo Formação de professores Curso de Licenciatura Plena em Enfermagem Universidade Federal do Pará CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO This research aims to investigate what curriculum matrix, nursing and educator ‘s concepts and professional profiles that were used throughout the history of the curriculum of Full Degree Nursing in UFPA since its creation to the implementation of the Project Teaching Course. The problem lies in comprehension of the influences exerted by the economic, political and social environment on the proposed curriculum, considering the historical moment in which each was produced, the social actors who did and why they have done. This is a qualitative research in Social Sciences, the methodological approach employed an exploratory descriptive and historical and organizational case study, which was based on documentary research advised by interview technique. The results showed that as the historical moment lived by the Institution, the training of licensed nursing was more or less valuable, however, always present in the history curriculum of Full Degree Nursing in UFPA. The challenge adopted, exclusively in the context of Pará, reveals the commitment of the Institution to the quality of teacher education in nursing in Pará, whereas interest in perpetuating such mission. Esta pesquisa tem por objetivo investigar que prescrições curriculares, concepções de enfermagem e de educador e que perfis profissionais foram adotados ao longo da história do currículo do curso de Licenciatura Plena em Enfermagem da UFPA desde a sua criação até a implantação do Projeto Pedagógico do Curso. O problema situa-se na compreensão das influências exercidas pela conjuntura econômica, política e social sobre as propostas curriculares, considerando o momento histórico em que cada uma delas fora produzida, os atores sociais que o fizeram e o porquê de o terem feito. Em se tratando de uma pesquisa qualitativa em Ciências Sociais, o percurso metodológico empregou um estudo exploratório descritivo do tipo estudo de caso histórico-organizacional, que se assentou em pesquisa documental assessorada pela técnica de entrevista. Os resultados mostraram que, conforme o momento histórico vivido pela Instituição, a formação do licenciado em enfermagem fora mais ou menos valorizada, no entanto, sempre esteve presente na história do currículo do curso de Licenciatura Plena em Enfermagem da UFPA. O desafio assumido, com exclusividade no contexto paraense, revela o compromisso da Instituição para com a qualidade da formação de professores de enfermagem no Estado, dado o interesse em perpetuar esta missão. Hospital de Clínicas Gaspar Vianna 2012-05-18T12:29:22Z 2012-05-18T12:29:22Z 2010-12-07 Dissertação ALENCAR, Mônica Florice Albuquerque. A formação do licenciado em Enfermagem no estado do Pará: as prescrições curriculares no período de 1977 a 2006. 2010. 187 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2010. Programa de Pós-Graduação em Educação. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2753 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Ciências da Educação UFPA Programa de Pós-Graduação em Educação |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará |
collection |
RI-UFPA |
language |
por |
topic |
Currículo Formação de professores Curso de Licenciatura Plena em Enfermagem Universidade Federal do Pará CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
spellingShingle |
Currículo Formação de professores Curso de Licenciatura Plena em Enfermagem Universidade Federal do Pará CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO ALENCAR, Mônica Florice Albuquerque A formação do licenciado em Enfermagem no estado do Pará: as prescrições curriculares no período de 1977 a 2006 |
topic_facet |
Currículo Formação de professores Curso de Licenciatura Plena em Enfermagem Universidade Federal do Pará CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
description |
This research aims to investigate what curriculum matrix, nursing and educator ‘s concepts
and professional profiles that were used throughout the history of the curriculum of Full
Degree Nursing in UFPA since its creation to the implementation of the Project Teaching
Course. The problem lies in comprehension of the influences exerted by the economic,
political and social environment on the proposed curriculum, considering the historical
moment in which each was produced, the social actors who did and why they have done. This
is a qualitative research in Social Sciences, the methodological approach employed an
exploratory descriptive and historical and organizational case study, which was based on
documentary research advised by interview technique. The results showed that as the
historical moment lived by the Institution, the training of licensed nursing was more or less
valuable, however, always present in the history curriculum of Full Degree Nursing in UFPA.
The challenge adopted, exclusively in the context of Pará, reveals the commitment of the
Institution to the quality of teacher education in nursing in Pará, whereas interest in
perpetuating such mission. |
author_additional |
ROCHA, Genylton Odilon Rêgo da |
author_additionalStr |
ROCHA, Genylton Odilon Rêgo da |
format |
Dissertação |
author |
ALENCAR, Mônica Florice Albuquerque |
title |
A formação do licenciado em Enfermagem no estado do Pará: as prescrições curriculares no período de 1977 a 2006 |
title_short |
A formação do licenciado em Enfermagem no estado do Pará: as prescrições curriculares no período de 1977 a 2006 |
title_full |
A formação do licenciado em Enfermagem no estado do Pará: as prescrições curriculares no período de 1977 a 2006 |
title_fullStr |
A formação do licenciado em Enfermagem no estado do Pará: as prescrições curriculares no período de 1977 a 2006 |
title_full_unstemmed |
A formação do licenciado em Enfermagem no estado do Pará: as prescrições curriculares no período de 1977 a 2006 |
title_sort |
formação do licenciado em enfermagem no estado do pará: as prescrições curriculares no período de 1977 a 2006 |
publisher |
Universidade Federal do Pará |
publishDate |
2012 |
url |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2753 |
_version_ |
1787147456001081344 |
score |
11.753735 |