Dissertação

Saberes ribeirinhos quilombolas e sua relação com a educação de jovens e adultos da comunidade de São João do Médio Itacuruçá, Abaetetuba/PA

The study focuses on the relationship between riparian quilombola knowledge and the Youth and Adults Education investigating the possibility with which the riparian quilombola knowledge of the community of St. John of the Middle Itacuruçá relates to Youth and Adults Education and how they fit into t...

ver descrição completa

Autor principal: CARDOSO, Maria Barbara da Costa
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2012
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2924
id ir-2011-2924
recordtype dspace
spelling ir-2011-29242019-05-22T12:46:34Z Saberes ribeirinhos quilombolas e sua relação com a educação de jovens e adultos da comunidade de São João do Médio Itacuruçá, Abaetetuba/PA CARDOSO, Maria Barbara da Costa HAGE, Salomão Antonio Mufarrej http://lattes.cnpq.br/1723722364556016 Pará - Estado Amazônia brasileira Educação de adulto Quilombolas População ribeirinha População rural Educação rural Abaetetuba (PA) CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS The study focuses on the relationship between riparian quilombola knowledge and the Youth and Adults Education investigating the possibility with which the riparian quilombola knowledge of the community of St. John of the Middle Itacuruçá relates to Youth and Adults Education and how they fit into the school context in that community. Specifically we seek to identify the size of the context of the community of St. John highlighting the knowledge of riparian quilombola; investigate the relationship of riparian quilombola knowledge with the Youth and Adults Education, and offer reflections on the challenge of Education for Young Adults and the front pedagogical perspectives in the context of school subjects. The study is qualitative, with field research in the community of St. John of the Middle Itacuruçá with investments in bibliographic sources relevant to the topic based on books, dissertations, theses, articles, websites. The results punctuate the importance of the riparian quilombola knowledge in the community and, how the duties of the Education of the Youth and Adults, which is in the midst of political organization, has contributed to new directions of an education geared to the specifics of their subjects. However, the community of St. John, with the knowledge of their own political organizations, still can not innovate pedagogically in Youth and Adults Education, although prospects for change are present. UFPA - Universidade Federal do Pará O estudo foca a relação entre os saberes ribeirinhos quilombolas e Educação de Jovens e Adultos investigando as possibilidades com que os saberes ribeirinhos quilombolas da comunidade de São João do Médio Itacuruçá se relaciona com a Educação de Jovens e Adultos e como se inserem no contexto escolar. De maneira específica buscamos identificar a dimensão do contexto da comunidade de São João destacando os saberes ribeirinhos quilombolas; investigar a relação dos saberes ribeirinhos quilombolas com a Educação de Jovens e Adultos e proporcionar reflexões sobre o desafio da Educação de Jovens e Adultos frente as perspectivas pedagógicas no contexto escolar desses sujeitos. O trabalho foi de cunho qualitativo, com trabalho de campo na comunidade de São João do Médio Itacuruçá com aporte em fontes bibliográficas pertinentes à temática tendo por base livros, dissertações, teses,artigos, sites. Os resultados pontuam a relevância dos saberes ribeirinhos quilombolas na comunidade e, como o quefazer da Educação de Jovens e Adultos,que se constitui meio à organização política vem contribuindo nos novos direcionamentos de uma educação voltada às especificidades de seus sujeitos. Entretanto a comunidade de São João com os saberes próprios diante de suas organizações políticas, ainda não conseguiu inovar pedagogicamente na Educação de Jovens e Adultos, embora perspectivas de mudanças já se façam presente. 2012-09-10T12:02:41Z 2012-09-10T12:02:41Z 2012-06-22 Dissertação CARDOSO, Maria Barbara da Costa. Saberes ribeirinhos quilombolas e sua relação com a educação de jovens e adultos da comunidade de São João do Médio Itacuruçá, Abaetetuba/PA. 2012. 161 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2012. Programa de Pós-Graduação em Educação. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2924 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Ciências da Educação UFPA Programa de Pós-Graduação em Educação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Pará - Estado
Amazônia brasileira
Educação de adulto
Quilombolas
População ribeirinha
População rural
Educação rural
Abaetetuba (PA)
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
spellingShingle Pará - Estado
Amazônia brasileira
Educação de adulto
Quilombolas
População ribeirinha
População rural
Educação rural
Abaetetuba (PA)
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
CARDOSO, Maria Barbara da Costa
Saberes ribeirinhos quilombolas e sua relação com a educação de jovens e adultos da comunidade de São João do Médio Itacuruçá, Abaetetuba/PA
topic_facet Pará - Estado
Amazônia brasileira
Educação de adulto
Quilombolas
População ribeirinha
População rural
Educação rural
Abaetetuba (PA)
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
description The study focuses on the relationship between riparian quilombola knowledge and the Youth and Adults Education investigating the possibility with which the riparian quilombola knowledge of the community of St. John of the Middle Itacuruçá relates to Youth and Adults Education and how they fit into the school context in that community. Specifically we seek to identify the size of the context of the community of St. John highlighting the knowledge of riparian quilombola; investigate the relationship of riparian quilombola knowledge with the Youth and Adults Education, and offer reflections on the challenge of Education for Young Adults and the front pedagogical perspectives in the context of school subjects. The study is qualitative, with field research in the community of St. John of the Middle Itacuruçá with investments in bibliographic sources relevant to the topic based on books, dissertations, theses, articles, websites. The results punctuate the importance of the riparian quilombola knowledge in the community and, how the duties of the Education of the Youth and Adults, which is in the midst of political organization, has contributed to new directions of an education geared to the specifics of their subjects. However, the community of St. John, with the knowledge of their own political organizations, still can not innovate pedagogically in Youth and Adults Education, although prospects for change are present.
author_additional HAGE, Salomão Antonio Mufarrej
author_additionalStr HAGE, Salomão Antonio Mufarrej
format Dissertação
author CARDOSO, Maria Barbara da Costa
title Saberes ribeirinhos quilombolas e sua relação com a educação de jovens e adultos da comunidade de São João do Médio Itacuruçá, Abaetetuba/PA
title_short Saberes ribeirinhos quilombolas e sua relação com a educação de jovens e adultos da comunidade de São João do Médio Itacuruçá, Abaetetuba/PA
title_full Saberes ribeirinhos quilombolas e sua relação com a educação de jovens e adultos da comunidade de São João do Médio Itacuruçá, Abaetetuba/PA
title_fullStr Saberes ribeirinhos quilombolas e sua relação com a educação de jovens e adultos da comunidade de São João do Médio Itacuruçá, Abaetetuba/PA
title_full_unstemmed Saberes ribeirinhos quilombolas e sua relação com a educação de jovens e adultos da comunidade de São João do Médio Itacuruçá, Abaetetuba/PA
title_sort saberes ribeirinhos quilombolas e sua relação com a educação de jovens e adultos da comunidade de são joão do médio itacuruçá, abaetetuba/pa
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2012
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2924
_version_ 1787148498671501312
score 11.653393