Dissertação

Abordagem da bioética em âmbito escolar: proposições constantes de livros didáticos de biologia

This research aimed to clarify whether and how bioethics is treated in textbooks of biology high school, as well as analyzing how to approach the theme in these books helps students to meet him, becoming able to understand and think critically about the subject and issues in the contemporary context...

ver descrição completa

Autor principal: CONCEIÇÃO, Luiz Carlos Silva
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2012
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2956
id ir-2011-2956
recordtype dspace
spelling ir-2011-29562017-12-22T13:34:22Z Abordagem da bioética em âmbito escolar: proposições constantes de livros didáticos de biologia CONCEIÇÃO, Luiz Carlos Silva ARAGÃO, Rosália Maria Ribeiro de http://lattes.cnpq.br/5651914385447486 Bioética Biologia Livro didático Ensino médio CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO This research aimed to clarify whether and how bioethics is treated in textbooks of biology high school, as well as analyzing how to approach the theme in these books helps students to meet him, becoming able to understand and think critically about the subject and issues in the contemporary context. To do this, investigated books offered by the National Textbook for Secondary Schools (PNLEM) in the light of some assumptions of content analysis methodology. Beacon this search on two guiding questions, namely: (i) What is written on bioethics in biology textbooks? (ii) With what frequency and intensity of this theme is presented in these textbooks? In this perspective, for the first question, the propositions of the books that underlie the issue could be framed in two broad categories: holistic medical bioethics and bioethics. These categories of greater amplitude could be divided into subcategories on different topics and issues (cloning, stem cells, etc.) That are part of the theoretical field of bioethics, for which I sought to make some inferences about the manifest content and explicit selected books that express some kind of reflection on the ethics of the issues addressed, analyzing them in light of theoretical frameworks of bioethics. The analysis of the second question in sub-dispensed split because, in general, bioethics is scarce and too superficial in the way it has been presented in textbooks, failing to elicit reflection by the reader. The approach to bioethical issues in basic education is essential, since the impacts caused by techno-scientific development are becoming more pronounced in society and the environment. Thus, it is essential that the biology textbooks undergo an intense reformulation in order to be pedagogically to monitor changes complemented by acclaimed new guidelines and bases for the Brazilian educational system that, at least in theory, recommend actions for Education, especially school education, aimed at an efficient and effective ethical and citizen. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Esta pesquisa teve por objetivos explicitar se e como a Bioética é tratada em Livros Didáticos de Biologia do Ensino Médio, bem como analisar de que maneira a abordagem do tema nestes livros contribui para que os estudantes possam conhecê-lo, tornando-se capazes de compreender e refletir, criticamente, sobre o assunto e suas questões no contexto contemporâneo. Para isso, investiguei livros propostos pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM), à luz de alguns pressupostos da Metodologia de Análise de Conteúdo. Balizei esta pesquisa em duas questões norteadoras, a saber: (i) O que se escreve sobre bioética nos livros didáticos de biologia? (ii) Com que frequência e intensidade este tema é apresentado nestes livros didáticos? Nesta perspectiva, para a primeira questão, as proposições dos livros que subjazem ao tema puderam ser enquadradas em duas grandes categorias: bioética médica e bioética holística. Essas categorias de maior amplitude puderam ser divididas em subcategorias relativas aos diferentes tópicos e aspectos (clonagem, células-tronco, etc.) que fazem parte do campo teórico da bioética, em relação aos quais procurei fazer algumas inferências a respeito dos conteúdos manifestos e explícitos nos livros selecionados, que expressam algum tipo de reflexão sobre a ética dos assuntos enfocados, analisando-os à luz de referenciais teóricos da bioética. A análise da segunda questão prescindiu de divisão em subcategorias, pois, de maneira geral, a bioética é escassa e demasiadamente superficial na forma como tem sido apresentada nos livros didáticos, deixando de suscitar reflexões por parte do leitor. A abordagem de temas de bioética na Educação Básica é essencial, uma vez que os impactos causados pelo desenvolvimento tecno-científico estão cada vez mais acentuados na sociedade e no ambiente. Dessa maneira, torna-se imprescindível que os livros didáticos de Biologia passem por uma intensa reformulação no intuito de serem pedagogicamente complementados para acompanharem as mudanças propaladas pelas novas diretrizes e bases do sistema educacional brasileiro que, pelo menos em teoria, preconizam ações da Educação, sobretudo, da educação escolar, voltadas para uma eficiente e eficaz formação ética e cidadã. 2012-09-13T15:02:20Z 2012-09-13T15:02:20Z 2011-06-20 Dissertação CONCEIÇÃO, Luiz Carlos Silva. Abordagem da bioética em âmbito escolar: proposições constantes de livros didáticos de biologia. 2011. 82 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2011. Programa de Pós-Graduação em Ciências e Matemáticas. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2956 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Educação Matemática e Científica UFPA Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Bioética
Biologia
Livro didático
Ensino médio
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
spellingShingle Bioética
Biologia
Livro didático
Ensino médio
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
CONCEIÇÃO, Luiz Carlos Silva
Abordagem da bioética em âmbito escolar: proposições constantes de livros didáticos de biologia
topic_facet Bioética
Biologia
Livro didático
Ensino médio
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
description This research aimed to clarify whether and how bioethics is treated in textbooks of biology high school, as well as analyzing how to approach the theme in these books helps students to meet him, becoming able to understand and think critically about the subject and issues in the contemporary context. To do this, investigated books offered by the National Textbook for Secondary Schools (PNLEM) in the light of some assumptions of content analysis methodology. Beacon this search on two guiding questions, namely: (i) What is written on bioethics in biology textbooks? (ii) With what frequency and intensity of this theme is presented in these textbooks? In this perspective, for the first question, the propositions of the books that underlie the issue could be framed in two broad categories: holistic medical bioethics and bioethics. These categories of greater amplitude could be divided into subcategories on different topics and issues (cloning, stem cells, etc.) That are part of the theoretical field of bioethics, for which I sought to make some inferences about the manifest content and explicit selected books that express some kind of reflection on the ethics of the issues addressed, analyzing them in light of theoretical frameworks of bioethics. The analysis of the second question in sub-dispensed split because, in general, bioethics is scarce and too superficial in the way it has been presented in textbooks, failing to elicit reflection by the reader. The approach to bioethical issues in basic education is essential, since the impacts caused by techno-scientific development are becoming more pronounced in society and the environment. Thus, it is essential that the biology textbooks undergo an intense reformulation in order to be pedagogically to monitor changes complemented by acclaimed new guidelines and bases for the Brazilian educational system that, at least in theory, recommend actions for Education, especially school education, aimed at an efficient and effective ethical and citizen.
author_additional ARAGÃO, Rosália Maria Ribeiro de
author_additionalStr ARAGÃO, Rosália Maria Ribeiro de
format Dissertação
author CONCEIÇÃO, Luiz Carlos Silva
title Abordagem da bioética em âmbito escolar: proposições constantes de livros didáticos de biologia
title_short Abordagem da bioética em âmbito escolar: proposições constantes de livros didáticos de biologia
title_full Abordagem da bioética em âmbito escolar: proposições constantes de livros didáticos de biologia
title_fullStr Abordagem da bioética em âmbito escolar: proposições constantes de livros didáticos de biologia
title_full_unstemmed Abordagem da bioética em âmbito escolar: proposições constantes de livros didáticos de biologia
title_sort abordagem da bioética em âmbito escolar: proposições constantes de livros didáticos de biologia
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2012
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2956
_version_ 1832602506885070848
score 11.755432