Dissertação

“Ver como”: uma vivência do olhar para a aprendizagem de geometria

This work seeks to understand which one(s) possible(lo) form(s) taken(s) by "seeing" of high school students and how she(s) can influence on their learning about geometry. The theoretical framework guiding this research are the ideas of the philosopher Ludwig Wittgenstein covering concepts around...

ver descrição completa

Autor principal: OLIVEIRA, Rodolfo Ronaldo Nobre
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2013
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/4548
id ir-2011-4548
recordtype dspace
spelling ir-2011-45482017-12-22T13:34:23Z “Ver como”: uma vivência do olhar para a aprendizagem de geometria OLIVEIRA, Rodolfo Ronaldo Nobre SILVEIRA, Marisa Rosâni Abreu da http://lattes.cnpq.br/3588315106445865 Geometria Ensino médio Aprendizagem Jogos de imagem CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIA This work seeks to understand which one(s) possible(lo) form(s) taken(s) by "seeing" of high school students and how she(s) can influence on their learning about geometry. The theoretical framework guiding this research are the ideas of the philosopher Ludwig Wittgenstein covering concepts around the view, language games, forms of life, rules, settings, etc. The research is qualitative with a party composed of bibliographic and other field. The research revealed different ways of seeing the students, namely the "synoptic view" and "see how" but also points out that these ways of seeing influence in one way or another in learning the object seen. And so do the modes define the interpretation depending on the context in which learning is occurring Geometry. Este trabalho busca compreender qual(ais) a possível(eis) forma(s) assumida(s) pelo “ver” de alunos do ensino médio e como ela(s) pode(m) influenciar em seu aprendizado sobre a Geometria. O referencial teórico que guia esta pesquisa são as ideias do filósofo Ludwig Wittgenstein que abrange concepções em torno do ver, dos jogos de linguagem, das formas de vida, de regras, contextos, etc. A pesquisa tem caráter qualitativo com uma parte composta de levantamento bibliográfico e outra de campo. A pesquisa revelou formas distintas de ver dos alunos, a saber: o “ver sinóptico” e o “ver como”, como também aponta que essas formas de ver influenciam de um modo ou de outro no aprendizado do objeto visto. E desta forma os modos de ver definem a interpretação em função do contexto em que está ocorrendo à aprendizagem da Geometria. 2013-12-16T17:20:21Z 2013-12-16T17:20:21Z 2012-09-28 Dissertação OLIVEIRA, Rodolfo Ronaldo Nobre. “Ver como”: uma vivência do olhar para a aprendizagem de geometria. 2012. 109 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2012. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/4548 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Educação Matemática e Científica UFPA Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Geometria
Ensino médio
Aprendizagem
Jogos de imagem
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIA
spellingShingle Geometria
Ensino médio
Aprendizagem
Jogos de imagem
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIA
OLIVEIRA, Rodolfo Ronaldo Nobre
“Ver como”: uma vivência do olhar para a aprendizagem de geometria
topic_facet Geometria
Ensino médio
Aprendizagem
Jogos de imagem
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIA
description This work seeks to understand which one(s) possible(lo) form(s) taken(s) by "seeing" of high school students and how she(s) can influence on their learning about geometry. The theoretical framework guiding this research are the ideas of the philosopher Ludwig Wittgenstein covering concepts around the view, language games, forms of life, rules, settings, etc. The research is qualitative with a party composed of bibliographic and other field. The research revealed different ways of seeing the students, namely the "synoptic view" and "see how" but also points out that these ways of seeing influence in one way or another in learning the object seen. And so do the modes define the interpretation depending on the context in which learning is occurring Geometry.
author_additional SILVEIRA, Marisa Rosâni Abreu da
author_additionalStr SILVEIRA, Marisa Rosâni Abreu da
format Dissertação
author OLIVEIRA, Rodolfo Ronaldo Nobre
title “Ver como”: uma vivência do olhar para a aprendizagem de geometria
title_short “Ver como”: uma vivência do olhar para a aprendizagem de geometria
title_full “Ver como”: uma vivência do olhar para a aprendizagem de geometria
title_fullStr “Ver como”: uma vivência do olhar para a aprendizagem de geometria
title_full_unstemmed “Ver como”: uma vivência do olhar para a aprendizagem de geometria
title_sort “ver como”: uma vivência do olhar para a aprendizagem de geometria
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2013
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/4548
_version_ 1832603724497813504
score 11.755432