Dissertação

Estratégias de aprendizagem e autonomia na produção oral dos alunos de licenciatura intensiva em inglês

The present work aims at investigating in which way the students of Letters majoring in English, of an intensive course at Universidade Federal do Pará – Altamira, apprehend autonomous practices, making use of learning strategies to improve oral performance. When they come back to the academy, after...

ver descrição completa

Autor principal: BELÉM, Breno de Campos
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2014
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/4656
id ir-2011-4656
recordtype dspace
spelling ir-2011-46562019-05-22T15:08:40Z Estratégias de aprendizagem e autonomia na produção oral dos alunos de licenciatura intensiva em inglês BELÉM, Breno de Campos SILVA, Walkyria Alydia Grahl Passos Magno e http://lattes.cnpq.br/6129530461830312 Aprendizagem Língua inglesa Habilidade oral Estratégias de aprendizagem Universidade Federal do Pará Altamira - PA Amazônia brasileira CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS The present work aims at investigating in which way the students of Letters majoring in English, of an intensive course at Universidade Federal do Pará – Altamira, apprehend autonomous practices, making use of learning strategies to improve oral performance. When they come back to the academy, after the periods without classes, the students say they feel unable to have an effective oral participation during classes. Thus, when coming back to the university, after the periods without classes, the students feel incapable of participating effectively in class orally exposing their ideas. This way, the purpose of this research is to give instructions to the learners, so that they can improve their oral skills practices through the use of learning strategies. The methodology in this research is action research with a qualitative approach. The data were collected by means of narratives, questionnaires, and semi-structured interviews. Eight out of 24 students participated of this research. They were at the second year of the course. The data were collected during July and August, 2011 and January and February, 2012. The results showed that the strategies instruction was relevant to students so that they could become more aware and more proficient of the oral practice during and after the period without classes. In addition, some students began to use other strategies autonomously than those already used before. They also started teaching strategies to other learners. Some students revealed they remained with the use of the same strategies that they had already used. O presente trabalho tem como objetivo averiguar de que forma os acadêmicos do curso de licenciatura em língua inglesa, em caráter intensivo do Campus de Altamira da Universidade Federal do Pará, apreendem práticas autônomas, utilizando as estratégias de aprendizagem para melhoria da prática oral. No retorno à academia, depois dos períodos sem aulas, os alunos relatam sentirem-se incapazes de participar efetivamente das aulas expondo suas ideias oralmente. Deste modo, a proposta desta pesquisa é atuar em prol de mudanças que levem a um aprimoramento das práticas de produção oral por meio da instrução das estratégias de aprendizagem. A metodologia utilizada é a pesquisa ação de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de narrativas, questionários e entrevistas semi-estruturadas. Participaram desta pesquisa oito de 24 alunos. Eles cursavam o segundo ano da graduação. A coleta de dados foi realizada nos períodos de julho e agosto de 2011 e janeiro e fevereiro de 2012. Os resultados mostraram que a instrução das estratégias foi relevante para que os alunos se tornassem mais conscientes e mais proficientes na prática da oralidade durante e após o período sem aulas. Além disso, alguns alunos passaram a utilizar outras estratégias de maneira autônoma. Alguns deles também passaram a ensiná-las a outros aprendentes. Outros alunos continuaram utilizando as mesmas estratégias anteriores à instrução. 2014-01-27T12:31:37Z 2014-01-27T12:31:37Z 2012-08-27 Dissertação BELÉM, Breno de Campos. Estratégias de aprendizagem e autonomia na produção oral dos alunos de licenciatura intensiva em inglês. 2012. 115 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2012. Programa de Pós-Graduação em Letras. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/4656 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Letras e Comunicação UFPA Programa de Pós-Graduação em Letras
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Aprendizagem
Língua inglesa
Habilidade oral
Estratégias de aprendizagem
Universidade Federal do Pará
Altamira - PA
Amazônia brasileira
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
spellingShingle Aprendizagem
Língua inglesa
Habilidade oral
Estratégias de aprendizagem
Universidade Federal do Pará
Altamira - PA
Amazônia brasileira
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
BELÉM, Breno de Campos
Estratégias de aprendizagem e autonomia na produção oral dos alunos de licenciatura intensiva em inglês
topic_facet Aprendizagem
Língua inglesa
Habilidade oral
Estratégias de aprendizagem
Universidade Federal do Pará
Altamira - PA
Amazônia brasileira
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
description The present work aims at investigating in which way the students of Letters majoring in English, of an intensive course at Universidade Federal do Pará – Altamira, apprehend autonomous practices, making use of learning strategies to improve oral performance. When they come back to the academy, after the periods without classes, the students say they feel unable to have an effective oral participation during classes. Thus, when coming back to the university, after the periods without classes, the students feel incapable of participating effectively in class orally exposing their ideas. This way, the purpose of this research is to give instructions to the learners, so that they can improve their oral skills practices through the use of learning strategies. The methodology in this research is action research with a qualitative approach. The data were collected by means of narratives, questionnaires, and semi-structured interviews. Eight out of 24 students participated of this research. They were at the second year of the course. The data were collected during July and August, 2011 and January and February, 2012. The results showed that the strategies instruction was relevant to students so that they could become more aware and more proficient of the oral practice during and after the period without classes. In addition, some students began to use other strategies autonomously than those already used before. They also started teaching strategies to other learners. Some students revealed they remained with the use of the same strategies that they had already used.
author_additional SILVA, Walkyria Alydia Grahl Passos Magno e
author_additionalStr SILVA, Walkyria Alydia Grahl Passos Magno e
format Dissertação
author BELÉM, Breno de Campos
title Estratégias de aprendizagem e autonomia na produção oral dos alunos de licenciatura intensiva em inglês
title_short Estratégias de aprendizagem e autonomia na produção oral dos alunos de licenciatura intensiva em inglês
title_full Estratégias de aprendizagem e autonomia na produção oral dos alunos de licenciatura intensiva em inglês
title_fullStr Estratégias de aprendizagem e autonomia na produção oral dos alunos de licenciatura intensiva em inglês
title_full_unstemmed Estratégias de aprendizagem e autonomia na produção oral dos alunos de licenciatura intensiva em inglês
title_sort estratégias de aprendizagem e autonomia na produção oral dos alunos de licenciatura intensiva em inglês
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2014
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/4656
_version_ 1787149015419191296
score 11.653393