Dissertação

Emergência de comportamentos autônomos na aprendizagem da língua estrangeira a partir da interface da consciência linguageira e da motivação

This research explores the intersection of the studies of Language Awareness and the emergence of autonomous behaviors influenced by motivational factors in learners of English as a Foreign Language. Considering the relevance of explicit instruction of complex input and of Language Awareness, I obs...

ver descrição completa

Autor principal: BARROS, Silvia Helena Benchimol
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2014
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/4733
id ir-2011-4733
recordtype dspace
spelling ir-2011-47332017-12-22T13:11:55Z Emergência de comportamentos autônomos na aprendizagem da língua estrangeira a partir da interface da consciência linguageira e da motivação BARROS, Silvia Helena Benchimol SILVA, Walkyria Alydia Grahl Passos Magno e http://lattes.cnpq.br/6129530461830312 Língua inglesa Motivação na educação Metalinguagem Consciência linguageira Autonomização CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS This research explores the intersection of the studies of Language Awareness and the emergence of autonomous behaviors influenced by motivational factors in learners of English as a Foreign Language. Considering the relevance of explicit instruction of complex input and of Language Awareness, I observed that by using these principles, the teacher will foster the emergence of behaviors that lead learners to improve the control over their own learning. This way, the current study aims at verifying the correlation between language awareness, autonomy and motivation as an underpinning aspect. The theoretical basis of this study lies essentially on the contributions of: David Little (2010), Flavell (1976), Gillan Donmall (1991), Hawkings (2001), Peter Garret; Carl James (1991), Phil Benson (2001), Rutherford (1987), Van Lier (1991). Along with the bibliographical investigation, an action research has been carried out in order to understand the process of input comprehension by the adult learner, formulate hypothesis, and respect the enhanced classroom dynamic context for the final purpose of promoting improved learning. The observation and data collection took place at a sixth level English language classroom from the Foreign Language Courses at Federal University of Pará. The data from interviews, questionnaires, observations and Focus on Form activities have demonstrated that when a complex linguistic input was presented, both oral and written productions were hindered and there was less participation in conversational activities. I have also observed that the Focus on Form activities, explicitness, and reflections carried out by the employment of metalanguage have taken students closer to the solution of their problems and motivated them to search for different learning alternatives. The data have been crossed for analysis of the implications of Language Awareness on autonomous behaviors and motivation allowing reflections and meaningful insights for the solution of problems emerged in the unpredictable classroom context. Esta pesquisa situa-se entre os estudos da Consciência Linguageira e a formação de comportamentos autônomos com influência do fator motivacional em aprendentes do Inglês como língua estrangeira. Considerando a relevância da explicitude dos insumos complexos e da Consciência Linguageira na instrução, observei que, ao utilizar esses princípios, o docente pode favorecer em seus aprendentes a formação de comportamentos que os levem a um maior controle de sua própria aprendizagem. Desta forma, o presente estudo tem como objetivos verificar a correlação entre Consciência Linguageira, autonomização e motivação como aspecto subliminar. O embasamento teórico deste estudo respalda-se essencialmente nas contribuições de Little (1997), Flavell (1976), Donmall (1991), Hawkings (2001), James; Garret (1991), Benson (2001), Rutherford (1987) e Van Lier (1991). Concomitantemente à investigação bibliográfica foi desenvolvida uma pesquisa - ação a fim de compreender o processo de apropriação do insumo pelo aprendente adulto, formulando hipóteses e valorizando o contexto dinâmico da sala de aula para intervir na melhoria da aprendizagem. A observação e a coleta de dados ocorreram em uma turma do 6º nível de língua inglesa, dos Cursos Livres de Línguas Estrangeiras, da Universidade Federal do Pará. Os dados procedentes das entrevistas, questionários, observações e atividades de foco na forma demonstraram que diante de situações em que o insumo linguístico apresentava maior complexidade, as produções orais e escritas ficavam comprometidas e havia menor participação dos aprendentes nas atividades de conversação. Observei ainda, que as atividades de Foco na Forma, a explicitude e as reflexões conduzidas por meio de metalinguagem aproximaram os alunos da solução de dificuldades ante os insumos complexos, e os motivaram a buscar, autonomamente, diferentes alternativas de aprendizagem. Os dados foram cruzados para as análises a respeito das implicações da Consciência Linguageira no desenvolvimento de comportamentos autônomos e da motivação sobre o desempenho dos aprendentes, permitindo uma reflexão relativa ao tema e aos insights significativos para a solução de problemas oriundos da imprevisibilidade do contexto em sala de aula. 2014-02-07T12:34:09Z 2014-02-07T12:34:09Z 2012-05-27 Dissertação BARROS, Silvia Helena Benchimol. Emergência de comportamentos autônomos na aprendizagem da língua estrangeira a partir da interface da consciência linguageira e da motivação. 2012. 82 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2012. Programa de Pós-Graduação em Letras. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/4733 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Letras e Comunicação UFPA Programa de Pós-Graduação em Letras
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Língua inglesa
Motivação na educação
Metalinguagem
Consciência linguageira
Autonomização
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
spellingShingle Língua inglesa
Motivação na educação
Metalinguagem
Consciência linguageira
Autonomização
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
BARROS, Silvia Helena Benchimol
Emergência de comportamentos autônomos na aprendizagem da língua estrangeira a partir da interface da consciência linguageira e da motivação
topic_facet Língua inglesa
Motivação na educação
Metalinguagem
Consciência linguageira
Autonomização
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
description This research explores the intersection of the studies of Language Awareness and the emergence of autonomous behaviors influenced by motivational factors in learners of English as a Foreign Language. Considering the relevance of explicit instruction of complex input and of Language Awareness, I observed that by using these principles, the teacher will foster the emergence of behaviors that lead learners to improve the control over their own learning. This way, the current study aims at verifying the correlation between language awareness, autonomy and motivation as an underpinning aspect. The theoretical basis of this study lies essentially on the contributions of: David Little (2010), Flavell (1976), Gillan Donmall (1991), Hawkings (2001), Peter Garret; Carl James (1991), Phil Benson (2001), Rutherford (1987), Van Lier (1991). Along with the bibliographical investigation, an action research has been carried out in order to understand the process of input comprehension by the adult learner, formulate hypothesis, and respect the enhanced classroom dynamic context for the final purpose of promoting improved learning. The observation and data collection took place at a sixth level English language classroom from the Foreign Language Courses at Federal University of Pará. The data from interviews, questionnaires, observations and Focus on Form activities have demonstrated that when a complex linguistic input was presented, both oral and written productions were hindered and there was less participation in conversational activities. I have also observed that the Focus on Form activities, explicitness, and reflections carried out by the employment of metalanguage have taken students closer to the solution of their problems and motivated them to search for different learning alternatives. The data have been crossed for analysis of the implications of Language Awareness on autonomous behaviors and motivation allowing reflections and meaningful insights for the solution of problems emerged in the unpredictable classroom context.
author_additional SILVA, Walkyria Alydia Grahl Passos Magno e
author_additionalStr SILVA, Walkyria Alydia Grahl Passos Magno e
format Dissertação
author BARROS, Silvia Helena Benchimol
title Emergência de comportamentos autônomos na aprendizagem da língua estrangeira a partir da interface da consciência linguageira e da motivação
title_short Emergência de comportamentos autônomos na aprendizagem da língua estrangeira a partir da interface da consciência linguageira e da motivação
title_full Emergência de comportamentos autônomos na aprendizagem da língua estrangeira a partir da interface da consciência linguageira e da motivação
title_fullStr Emergência de comportamentos autônomos na aprendizagem da língua estrangeira a partir da interface da consciência linguageira e da motivação
title_full_unstemmed Emergência de comportamentos autônomos na aprendizagem da língua estrangeira a partir da interface da consciência linguageira e da motivação
title_sort emergência de comportamentos autônomos na aprendizagem da língua estrangeira a partir da interface da consciência linguageira e da motivação
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2014
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/4733
_version_ 1832604237848117248
score 11.755432