Artigo

Efeitos de perguntas e de respostas às perguntas sobre o seguir regras apresentadas em uma história infantil

The effects of questions and answers to questions upon rule following were investigated with 15 children, distributed in three groups. In phases 1 and 3, the number of candies given was measured; in Phase 2, a story was told with a rule specifying that who gives goodies has friends to play. The grou...

ver descrição completa

Autor principal: PARACAMPO, Carla Cristina Paiva
Outros Autores: ALBUQUERQUE, Luiz Carlos de, MESCOUTO, Wandria de Andrade, FARIAS, Andréa Fonseca
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: 2014
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/5425
id ir-2011-5425
recordtype dspace
spelling ir-2011-54252018-01-30T15:34:57Z Efeitos de perguntas e de respostas às perguntas sobre o seguir regras apresentadas em uma história infantil Effects of questions and answers to questions about rule following presented in children's stories PARACAMPO, Carla Cristina Paiva ALBUQUERQUE, Luiz Carlos de MESCOUTO, Wandria de Andrade FARIAS, Andréa Fonseca Regras descritivas Perguntas e respostas Psicologia infantil Avaliação de comportamento The effects of questions and answers to questions upon rule following were investigated with 15 children, distributed in three groups. In phases 1 and 3, the number of candies given was measured; in Phase 2, a story was told with a rule specifying that who gives goodies has friends to play. The groups differed in Phase 2: for Group 1, the experimenter did not ask questions; for Group 2, questions were asked during the story telling; and for Group 3, questions were asked at the end of the story. From those participants who did not give candies in Phase 1 of groups 1, 2 e 3, 50%, 100% and 100%, respectively, did so in Phase 3. The results of this study suggest that questions and answers interfere with the occurrence of rule following. O estudo investigou os efeitos de perguntas e respostas às perguntas sobre o seguir regras por 15 crianças, distribuídas em três grupos. Nas fases 1 e 3 era medido o comportamento de doar bombons e na Fase 2 era contada uma história com uma regra especificando que quem doa alimentos tem amigos para brincar. Os grupos diferiram na Fase 2: para o Grupo 1 não eram feitas perguntas; para o Grupo 2 eram feitas perguntas ao longo da história; e para o Grupo 3 eram feitas perguntas ao final da história. Dos participantes que não doaram bombons na Fase 1 dos grupos 1, 2 e 3, 50%, 100% e 100%, respectivamente, doaram na Fase 3. Sugere-se que perguntas e respostas podem interferir na ocorrência do seguir regras. 2014-08-11T15:46:03Z 2014-08-11T15:46:03Z 2013-12 Artigo de Periódico PARACAMPO, Carla Cristina Paiva et al. Efeitos de perguntas e de respostas às perguntas sobre o seguir regras apresentadas em uma história infantil. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, DF, v. 29, n. 4, p. 369-379, out./dez. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ptp/v29n4/v29n4a03.pdf>. Acesso em: 10 fev. 2014. <http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722013000400003>. 0102-3772 http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/5425 por Acesso Aberto application/pdf
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Regras descritivas
Perguntas e respostas
Psicologia infantil
Avaliação de comportamento
spellingShingle Regras descritivas
Perguntas e respostas
Psicologia infantil
Avaliação de comportamento
PARACAMPO, Carla Cristina Paiva
Efeitos de perguntas e de respostas às perguntas sobre o seguir regras apresentadas em uma história infantil
topic_facet Regras descritivas
Perguntas e respostas
Psicologia infantil
Avaliação de comportamento
description The effects of questions and answers to questions upon rule following were investigated with 15 children, distributed in three groups. In phases 1 and 3, the number of candies given was measured; in Phase 2, a story was told with a rule specifying that who gives goodies has friends to play. The groups differed in Phase 2: for Group 1, the experimenter did not ask questions; for Group 2, questions were asked during the story telling; and for Group 3, questions were asked at the end of the story. From those participants who did not give candies in Phase 1 of groups 1, 2 e 3, 50%, 100% and 100%, respectively, did so in Phase 3. The results of this study suggest that questions and answers interfere with the occurrence of rule following.
format Artigo
author PARACAMPO, Carla Cristina Paiva
author2 ALBUQUERQUE, Luiz Carlos de
MESCOUTO, Wandria de Andrade
FARIAS, Andréa Fonseca
author2Str ALBUQUERQUE, Luiz Carlos de
MESCOUTO, Wandria de Andrade
FARIAS, Andréa Fonseca
title Efeitos de perguntas e de respostas às perguntas sobre o seguir regras apresentadas em uma história infantil
title_short Efeitos de perguntas e de respostas às perguntas sobre o seguir regras apresentadas em uma história infantil
title_full Efeitos de perguntas e de respostas às perguntas sobre o seguir regras apresentadas em uma história infantil
title_fullStr Efeitos de perguntas e de respostas às perguntas sobre o seguir regras apresentadas em uma história infantil
title_full_unstemmed Efeitos de perguntas e de respostas às perguntas sobre o seguir regras apresentadas em uma história infantil
title_sort efeitos de perguntas e de respostas às perguntas sobre o seguir regras apresentadas em uma história infantil
publishDate 2014
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/5425
_version_ 1832602958237270016
score 11.755432