/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
Efeitos de perguntas e de respostas às perguntas sobre o seguir regras apresentadas em uma história infantil
The effects of questions and answers to questions upon rule following were investigated with 15 children, distributed in three groups. In phases 1 and 3, the number of candies given was measured; in Phase 2, a story was told with a rule specifying that who gives goodies has friends to play. The grou...
Autor principal: | PARACAMPO, Carla Cristina Paiva |
---|---|
Outros Autores: | ALBUQUERQUE, Luiz Carlos de, MESCOUTO, Wandria de Andrade, FARIAS, Andréa Fonseca |
Grau: | Artigo |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2014
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/5425 |
id |
ir-2011-5425 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-2011-54252018-01-30T15:34:57Z Efeitos de perguntas e de respostas às perguntas sobre o seguir regras apresentadas em uma história infantil Effects of questions and answers to questions about rule following presented in children's stories PARACAMPO, Carla Cristina Paiva ALBUQUERQUE, Luiz Carlos de MESCOUTO, Wandria de Andrade FARIAS, Andréa Fonseca Regras descritivas Perguntas e respostas Psicologia infantil Avaliação de comportamento The effects of questions and answers to questions upon rule following were investigated with 15 children, distributed in three groups. In phases 1 and 3, the number of candies given was measured; in Phase 2, a story was told with a rule specifying that who gives goodies has friends to play. The groups differed in Phase 2: for Group 1, the experimenter did not ask questions; for Group 2, questions were asked during the story telling; and for Group 3, questions were asked at the end of the story. From those participants who did not give candies in Phase 1 of groups 1, 2 e 3, 50%, 100% and 100%, respectively, did so in Phase 3. The results of this study suggest that questions and answers interfere with the occurrence of rule following. O estudo investigou os efeitos de perguntas e respostas às perguntas sobre o seguir regras por 15 crianças, distribuídas em três grupos. Nas fases 1 e 3 era medido o comportamento de doar bombons e na Fase 2 era contada uma história com uma regra especificando que quem doa alimentos tem amigos para brincar. Os grupos diferiram na Fase 2: para o Grupo 1 não eram feitas perguntas; para o Grupo 2 eram feitas perguntas ao longo da história; e para o Grupo 3 eram feitas perguntas ao final da história. Dos participantes que não doaram bombons na Fase 1 dos grupos 1, 2 e 3, 50%, 100% e 100%, respectivamente, doaram na Fase 3. Sugere-se que perguntas e respostas podem interferir na ocorrência do seguir regras. 2014-08-11T15:46:03Z 2014-08-11T15:46:03Z 2013-12 Artigo de Periódico PARACAMPO, Carla Cristina Paiva et al. Efeitos de perguntas e de respostas às perguntas sobre o seguir regras apresentadas em uma história infantil. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, DF, v. 29, n. 4, p. 369-379, out./dez. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ptp/v29n4/v29n4a03.pdf>. Acesso em: 10 fev. 2014. <http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722013000400003>. 0102-3772 http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/5425 por Acesso Aberto application/pdf |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará |
collection |
RI-UFPA |
language |
por |
topic |
Regras descritivas Perguntas e respostas Psicologia infantil Avaliação de comportamento |
spellingShingle |
Regras descritivas Perguntas e respostas Psicologia infantil Avaliação de comportamento PARACAMPO, Carla Cristina Paiva Efeitos de perguntas e de respostas às perguntas sobre o seguir regras apresentadas em uma história infantil |
topic_facet |
Regras descritivas Perguntas e respostas Psicologia infantil Avaliação de comportamento |
description |
The effects of questions and answers to questions upon rule following were investigated with 15 children, distributed in three groups. In phases 1 and 3, the number of candies given was measured; in Phase 2, a story was told with a rule specifying that who gives goodies has friends to play. The groups differed in Phase 2: for Group 1, the experimenter did not ask questions; for Group 2, questions were asked during the story telling; and for Group 3, questions were asked at the end of the story. From those participants who did not give candies in Phase 1 of groups 1, 2 e 3, 50%, 100% and 100%, respectively, did so in Phase 3. The results of this study suggest that questions and answers interfere with the occurrence of rule following. |
format |
Artigo |
author |
PARACAMPO, Carla Cristina Paiva |
author2 |
ALBUQUERQUE, Luiz Carlos de MESCOUTO, Wandria de Andrade FARIAS, Andréa Fonseca |
author2Str |
ALBUQUERQUE, Luiz Carlos de MESCOUTO, Wandria de Andrade FARIAS, Andréa Fonseca |
title |
Efeitos de perguntas e de respostas às perguntas sobre o seguir regras apresentadas em uma história infantil |
title_short |
Efeitos de perguntas e de respostas às perguntas sobre o seguir regras apresentadas em uma história infantil |
title_full |
Efeitos de perguntas e de respostas às perguntas sobre o seguir regras apresentadas em uma história infantil |
title_fullStr |
Efeitos de perguntas e de respostas às perguntas sobre o seguir regras apresentadas em uma história infantil |
title_full_unstemmed |
Efeitos de perguntas e de respostas às perguntas sobre o seguir regras apresentadas em uma história infantil |
title_sort |
efeitos de perguntas e de respostas às perguntas sobre o seguir regras apresentadas em uma história infantil |
publishDate |
2014 |
url |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/5425 |
_version_ |
1832602958237270016 |
score |
11.755432 |