/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
História das mulheres, história de vida de professoras: elementos para pensar a docência
Through two life histories of riverine teachers, this article reflects on teaching that happens in the context of Guajará Archipelago, in Belém of Pará, Brazil. It points out common features between those life histories as sexual violence during childhood, poverty, and schooling in order to demonstr...
Autor principal: | ARAÚJO, Sônia Maria da Silva |
---|---|
Grau: | Artigo |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2015
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/6656 |
id |
ir-2011-6656 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-2011-66562019-05-23T13:25:39Z História das mulheres, história de vida de professoras: elementos para pensar a docência Women's history, life histories of teachers: elements to think about teaching ARAÚJO, Sônia Maria da Silva Mulheres História de vida (Pesquisa social) Formação de professores Ribeirinhos Baía do Guajará - PA Belém - PA Pará - Estado Amazônia brasileira Through two life histories of riverine teachers, this article reflects on teaching that happens in the context of Guajará Archipelago, in Belém of Pará, Brazil. It points out common features between those life histories as sexual violence during childhood, poverty, and schooling in order to demonstrate that teaching cannot be thought out of a wider context of women's constitution. It argues that the women status in this region has historically performed singular possibilities that explain how and why girls who were excluded from the school world for a long period turned into teachers. It demonstrates how being a teacher joins to the social processes of the riverine space, ensuring a whole interrelation process. Por meio da história de vida de duas professoras ribeirinhas, reflete-se sobre a docência que acontece no contexto do arquipélago de Guajará, em Belém do Pará, Brasil. Traços comuns entre as histórias, como violência sexual na infância, pobreza e escolarização são destacados para demonstrar que a docência não pode ser pensada fora do contexto mais amplo de constituição da mulher. Argumenta-se que a condição da mulher na região historicamente conformou possibilidades singulares que explicam como e porque meninas que foram por muito tempo alijadas do mundo da escola se transformam em professoras. Demonstra-se como ser professora se articula aos processos societais do espaço ribeirinho, assegurando todo um processo de inter-relação. 2015-05-12T14:49:50Z 2015-05-12T14:49:50Z 2014-09 Artigo de Periódico ARAÚJO, Sônia Maria da Silva. História das mulheres, história de vida de professoras: elementos para pensar a docência. Educar em Revista, Curitiba, n. 53, p. 295-310, jul./set. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/er/n53/18.pdf>. Acesso em: 11 maio 2015. <http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.37341>. 0104-4060 http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/6656 por Acesso Aberto application/pdf |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará |
collection |
RI-UFPA |
language |
por |
topic |
Mulheres História de vida (Pesquisa social) Formação de professores Ribeirinhos Baía do Guajará - PA Belém - PA Pará - Estado Amazônia brasileira |
spellingShingle |
Mulheres História de vida (Pesquisa social) Formação de professores Ribeirinhos Baía do Guajará - PA Belém - PA Pará - Estado Amazônia brasileira ARAÚJO, Sônia Maria da Silva História das mulheres, história de vida de professoras: elementos para pensar a docência |
topic_facet |
Mulheres História de vida (Pesquisa social) Formação de professores Ribeirinhos Baía do Guajará - PA Belém - PA Pará - Estado Amazônia brasileira |
description |
Through two life histories of riverine teachers, this article reflects on teaching that happens in the context of Guajará Archipelago, in Belém of Pará, Brazil. It points out common features between those life histories as sexual violence during childhood, poverty, and schooling in order to demonstrate that teaching cannot be thought out of a wider context of women's constitution.
It argues that the women status in this region has historically performed singular possibilities that explain how and why girls who were excluded from the school world for a long period turned into teachers. It demonstrates how being a teacher joins to the social processes of the riverine space, ensuring a whole interrelation process. |
format |
Artigo |
author |
ARAÚJO, Sônia Maria da Silva |
title |
História das mulheres, história de vida de professoras: elementos para pensar a docência |
title_short |
História das mulheres, história de vida de professoras: elementos para pensar a docência |
title_full |
História das mulheres, história de vida de professoras: elementos para pensar a docência |
title_fullStr |
História das mulheres, história de vida de professoras: elementos para pensar a docência |
title_full_unstemmed |
História das mulheres, história de vida de professoras: elementos para pensar a docência |
title_sort |
história das mulheres, história de vida de professoras: elementos para pensar a docência |
publishDate |
2015 |
url |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/6656 |
_version_ |
1832603491468574720 |
score |
11.755432 |