/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Os dilemas e as proposições da educação ambiental na Transamazônica (BR-230): do atendimento às normas para o licenciamento ao encontro das expectativas das comunidades da rodovia
This paper will present a study conducted in rural communities in the municipality of Altamira in Para State aims to analyze the results of the Environmental Education actions implemented by the BR-230 program by the municipality of Altamira PEA - BP in 2010 to 2011 contributed to the integration...
Autor principal: | CORRÊA, Edisa Assunção |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2015
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/6710 |
id |
ir-2011-6710 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-2011-67102019-05-22T12:46:36Z Os dilemas e as proposições da educação ambiental na Transamazônica (BR-230): do atendimento às normas para o licenciamento ao encontro das expectativas das comunidades da rodovia CORRÊA, Edisa Assunção SILVA, Marilena Loureiro da http://lattes.cnpq.br/7261982145077537 Educação ambiental Programa de Educação Ambiental Rodovia Transamazônica Altamira - PA Pará - Estado Amazônia brasileira CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS This paper will present a study conducted in rural communities in the municipality of Altamira in Para State aims to analyze the results of the Environmental Education actions implemented by the BR-230 program by the municipality of Altamira PEA - BP in 2010 to 2011 contributed to the integration of the practice of environmental education in communities, as well as for the formation of an environmental conscience. The theoretical and methodological framework bolstered in qualitative based on a perspective of critical environmental education; this included the analysis of documents related to the program, as well as documents from city hall and literature. The survey was conducted using questionnaires containing open questions directed to the facilitators of the program, interns and residents with some of the communities in question. Among the authors who helped in understanding the context studied include: Frederick Loureiro ( 2004, 2005, 2007, 2009 2012), Marilena Loureiro (2007 ), Violet Loureiro (2009, 2011), Bertha Becker (2009, 2011), among others. This research allowed us to understand the linkages among environmental education thought to the region from the resumption of the paving of BR -230, but known to transamazônica. This new scenario is presented from multiple perspectives by directly affected by this highway configured as a favorable place to acercas discussions of environmental impacts communities. O presente texto apresentará um estudo realizado nas comunidades rurais, do município de Altamira no estado do Pará. Objetiva analisar se os resultados das ações de Educação Ambiental implementadas pelo programa da BR- 230 através do PEA no município de Altamira-PA no ano de 2010 a 2011 contribuíram para a inserção da prática da Educação Ambiental nas comunidades, assim como para a formação de uma consciência ambiental. O referencial teórico metodológico amparou-se em base qualitativa em uma perspectiva da educação ambiental crítica; esta contou com a análise de documentos relacionados ao programa, bem como documentos oriundos da prefeitura e revisão de literatura. A pesquisa foi realizada com a utilização das entrevistas com perguntas abertas direcionadas aos facilitadores do programa, estagiários e com alguns moradores das comunidades em questão. Dentre os autores que auxiliaram para a compreensão do contexto estudado destacam-se: Frederico Loureiro (2004, 2005, 2007,2009 2012), Marilena Loureiro (2007),Violeta Loureiro (2009, 2011), Bertha Becker (2009, 2011), dentre outros. A pesquisa possibilitou entender as relações estabelecidas entre as ações de educação ambiental pensada para a região a partir da retomada do asfaltamento da BR-230, mas conhecida como transamazônica. Esse novo cenário se apresenta com múltiplos olhares pelas comunidades afetadas diretamente por esta rodovia configurando-se como um lugar propício para debates acercas dos impactos socioambientais. 2015-05-22T12:25:55Z 2015-05-22T12:25:55Z 2014 Dissertação CORRÊA, Edisa Assunção. Os dilemas e as proposições da educação ambiental na Transamazônica (BR-230): do atendimento às normas para o licenciamento ao encontro das expectativas das comunidades da rodovia. 2014. 130 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2014. Programa de Pós-Graduação em Educação. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/6710 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Ciências da Educação UFPA Programa de Pós-Graduação em Educação |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará |
collection |
RI-UFPA |
language |
por |
topic |
Educação ambiental Programa de Educação Ambiental Rodovia Transamazônica Altamira - PA Pará - Estado Amazônia brasileira CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS |
spellingShingle |
Educação ambiental Programa de Educação Ambiental Rodovia Transamazônica Altamira - PA Pará - Estado Amazônia brasileira CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS CORRÊA, Edisa Assunção Os dilemas e as proposições da educação ambiental na Transamazônica (BR-230): do atendimento às normas para o licenciamento ao encontro das expectativas das comunidades da rodovia |
topic_facet |
Educação ambiental Programa de Educação Ambiental Rodovia Transamazônica Altamira - PA Pará - Estado Amazônia brasileira CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS |
description |
This paper will present a study conducted in rural communities in the municipality of
Altamira in Para State aims to analyze the results of the Environmental Education
actions implemented by the BR-230 program by the municipality of Altamira PEA -
BP in 2010 to 2011 contributed to the integration of the practice of environmental
education in communities, as well as for the formation of an environmental
conscience. The theoretical and methodological framework bolstered in qualitative
based on a perspective of critical environmental education; this included the analysis
of documents related to the program, as well as documents from city hall and
literature. The survey was conducted using questionnaires containing open
questions directed to the facilitators of the program, interns and residents with some
of the communities in question. Among the authors who helped in understanding the
context studied include: Frederick Loureiro ( 2004, 2005, 2007, 2009 2012),
Marilena Loureiro (2007 ), Violet Loureiro (2009, 2011), Bertha Becker (2009,
2011), among others. This research allowed us to understand the linkages among
environmental education thought to the region from the resumption of the paving of
BR -230, but known to transamazônica. This new scenario is presented from
multiple perspectives by directly affected by this highway configured as a favorable
place to acercas discussions of environmental impacts communities. |
author_additional |
SILVA, Marilena Loureiro da |
author_additionalStr |
SILVA, Marilena Loureiro da |
format |
Dissertação |
author |
CORRÊA, Edisa Assunção |
title |
Os dilemas e as proposições da educação ambiental na Transamazônica (BR-230): do atendimento às normas para o licenciamento ao encontro das expectativas das comunidades da rodovia |
title_short |
Os dilemas e as proposições da educação ambiental na Transamazônica (BR-230): do atendimento às normas para o licenciamento ao encontro das expectativas das comunidades da rodovia |
title_full |
Os dilemas e as proposições da educação ambiental na Transamazônica (BR-230): do atendimento às normas para o licenciamento ao encontro das expectativas das comunidades da rodovia |
title_fullStr |
Os dilemas e as proposições da educação ambiental na Transamazônica (BR-230): do atendimento às normas para o licenciamento ao encontro das expectativas das comunidades da rodovia |
title_full_unstemmed |
Os dilemas e as proposições da educação ambiental na Transamazônica (BR-230): do atendimento às normas para o licenciamento ao encontro das expectativas das comunidades da rodovia |
title_sort |
os dilemas e as proposições da educação ambiental na transamazônica (br-230): do atendimento às normas para o licenciamento ao encontro das expectativas das comunidades da rodovia |
publisher |
Universidade Federal do Pará |
publishDate |
2015 |
url |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/6710 |
_version_ |
1787148904768208896 |
score |
11.653393 |