Dissertação

Estratégias de leitura do texto literário em turmas do 7º ano do ensino fundamental

Considering reading as a key element in the acquisition and construction of knowledge, this study aims to formulate, implement and evaluate activities that improve qualified reading of literary texts, especially the genre short story, in the classrooms of the 7th grade of elementary school. Therefor...

ver descrição completa

Autor principal: ARAÚJO, Iracy de Sousa Pereira
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8199
id ir-2011-8199
recordtype dspace
spelling ir-2011-81992024-03-06T14:40:54Z Estratégias de leitura do texto literário em turmas do 7º ano do ensino fundamental ARAÚJO, Iracy de Sousa Pereira FARIA JÚNIOR, Fernando Maués de http://lattes.cnpq.br/8640178343507222 Letramento literário Leitura - Ensino fundamental Texto literário Conto - Gênero Estratégias de ensino CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA Considering reading as a key element in the acquisition and construction of knowledge, this study aims to formulate, implement and evaluate activities that improve qualified reading of literary texts, especially the genre short story, in the classrooms of the 7th grade of elementary school. Therefore, we must first reflect on reading and reading strategies; the specific challenges of reading literary text; the genre short story; and to evaluate, through interviews with teachers and students, their perspectives about reading literature. The theoretical framework that supports this study based upon Solé (1998), Souza & Girotto (2011) and the teaching of literature addressed by Cosson (2012: 2014) Dalvi (2013), Moisés (2006) and others. Therefore, with this activity, we raise hypotheses about the effectiveness of the implementation of activity-based literary texts in order to see how we can improve reading with interactive proposal of understanding and production of meaning. In this way, we hope to make a significant contribution to this area of teaching. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Considerando a leitura como um elemento fundamental na aquisição e construção de conhecimentos, este trabalho tem como objetivo elaborar, aplicar e avaliar atividades que fomentem a leitura qualificada de textos literários, em especial do gênero conto, nas salas de aula do 7º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, precisamos, antes, refletir sobre a leitura e suas estratégias; os desafios específicos da leitura do texto literário; o gênero conto; e realizar diagnóstico, através de entrevistas com professores e estudantes. A fundamentação teórica que embasa este estudo está pautada nos conceitos de leitura abordados por Solé (1998), Souza & Girotto (2011) e sobre o ensino de literatura abordados por Cosson (2012: 2014) Dalvi (2013), Moisés (2006) e outros. Assim sendo, com esta atividade, levantamos hipóteses sobre a eficácia da aplicação de atividade baseada no texto literário conto com o objetivo de verificar como podemos melhorar a leitura com a proposta interativa de compreensão e produção de sentido. Desta forma, esperamos fazer uma contribuição significativa para esta área de ensino. 2017-04-18T16:43:56Z 2017-04-18T16:43:56Z 2015-08-19 Dissertação ARAÚJO, Iracy de Sousa Pereira. Estratégias de leitura do texto literário em turmas do 7º ano do ensino fundamental. 2015. 99 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2015. Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8199 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Letras e Comunicação UFPA Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Letramento literário
Leitura - Ensino fundamental
Texto literário
Conto - Gênero
Estratégias de ensino
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
spellingShingle Letramento literário
Leitura - Ensino fundamental
Texto literário
Conto - Gênero
Estratégias de ensino
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
ARAÚJO, Iracy de Sousa Pereira
Estratégias de leitura do texto literário em turmas do 7º ano do ensino fundamental
topic_facet Letramento literário
Leitura - Ensino fundamental
Texto literário
Conto - Gênero
Estratégias de ensino
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
description Considering reading as a key element in the acquisition and construction of knowledge, this study aims to formulate, implement and evaluate activities that improve qualified reading of literary texts, especially the genre short story, in the classrooms of the 7th grade of elementary school. Therefore, we must first reflect on reading and reading strategies; the specific challenges of reading literary text; the genre short story; and to evaluate, through interviews with teachers and students, their perspectives about reading literature. The theoretical framework that supports this study based upon Solé (1998), Souza & Girotto (2011) and the teaching of literature addressed by Cosson (2012: 2014) Dalvi (2013), Moisés (2006) and others. Therefore, with this activity, we raise hypotheses about the effectiveness of the implementation of activity-based literary texts in order to see how we can improve reading with interactive proposal of understanding and production of meaning. In this way, we hope to make a significant contribution to this area of teaching.
author_additional FARIA JÚNIOR, Fernando Maués de
author_additionalStr FARIA JÚNIOR, Fernando Maués de
format Dissertação
author ARAÚJO, Iracy de Sousa Pereira
title Estratégias de leitura do texto literário em turmas do 7º ano do ensino fundamental
title_short Estratégias de leitura do texto literário em turmas do 7º ano do ensino fundamental
title_full Estratégias de leitura do texto literário em turmas do 7º ano do ensino fundamental
title_fullStr Estratégias de leitura do texto literário em turmas do 7º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed Estratégias de leitura do texto literário em turmas do 7º ano do ensino fundamental
title_sort estratégias de leitura do texto literário em turmas do 7º ano do ensino fundamental
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2017
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8199
_version_ 1796832775171473408
score 11.653393