Dissertação

Game Marabá: projeto, implementação e avaliação de um jogo educativo para auxílio no ensino de estudos amazônicos

For the process of teaching and learning to be successful, a high degree of motivation in order to have an intense involvement by the students is required. With graphics that simulate reality, games for education are usually a dynamic, interactive and fun way to stream content to those who play rega...

ver descrição completa

Autor principal: TEIXEIRA, Rangel Filho
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8302
id ir-2011-8302
recordtype dspace
spelling ir-2011-83022017-10-16T13:14:44Z Game Marabá: projeto, implementação e avaliação de um jogo educativo para auxílio no ensino de estudos amazônicos TEIXEIRA, Rangel Filho RIBEIRO FILHO, Manoel http://lattes.cnpq.br/9329438229733907 Jogos educativos Estratégias de aprendizagem Realidade virtual Avaliação de jogos educativos Ensino auxiliado por computador Informática na educação Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) Aprendizagem cognitiva Ensino e aprendizagem Ensino da história Estudo e ensino Estudos amazônicos CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::PROCESSAMENTO GRAFICO (GRAPHICS) For the process of teaching and learning to be successful, a high degree of motivation in order to have an intense involvement by the students is required. With graphics that simulate reality, games for education are usually a dynamic, interactive and fun way to stream content to those who play regardless of age, where can further develop cognitive, social, emotional and cultural skills. In this context, this paper presents an educational game developed in the third person with the historical theme of the founding of the city of Maraba-PA, and the rubber cycle, its first economic cycle. It is described as the script was built from a storyline created by the team based on the history of the event, which seeks to emphasize the playful. The game was designed to be an auxiliary tool of discipline Amazonian Studies, which is part of the curriculum of the 8th grade of elementary school in the state of Para schools; and it has been tried and evaluated by various classes of a public school, achieving very positive results. CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Para que o processo de ensino e aprendizagem tenha êxito, se faz necessário um alto grau de motivação para que se tenha um intenso envolvimento por parte dos alunos. Com gráficos que simulam a realidade, jogos para ensino geralmente são uma forma dinâmica, interativa e divertida de transmitir conteúdo para quem joga independentemente da idade, onde é possível desenvolver ainda mais habilidades cognitivas, sociais, afetivas e culturais. Neste contexto, o presente trabalho apresenta um jogo educacional 3D desenvolvido em terceira pessoa com tema histórico sobre a fundação da cidade de Marabá-PA, e o ciclo do caucho, seu primeiro ciclo econômico. É descrito como o roteiro foi construído a partir de um enredo criado com base na historiografia do evento, em que se procura enfatizar o lúdico. O jogo foi idealizado para ser uma ferramenta auxiliar da disciplina Estudos Amazônicos, que faz parte da grade curricular do 8º ano do ensino fundamental das escolas do estado do Pará; e foi experimentado e avaliado por três turmas de uma escola pública, obtendo resultados bastante positivos. 2017-05-04T13:09:29Z 2017-05-04T13:09:29Z 2017-01-20 Dissertação TEIXEIRA, Rangel Filho. Game Marabá: projeto, implementação e avaliação de um jogo educativo para auxílio no ensino de estudos amazônicos. 2017. 96 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Tecnologia, Belém, 2017. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8302 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Tecnologia UFPA Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Jogos educativos
Estratégias de aprendizagem
Realidade virtual
Avaliação de jogos educativos
Ensino auxiliado por computador
Informática na educação
Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs)
Aprendizagem cognitiva
Ensino e aprendizagem
Ensino da história
Estudo e ensino
Estudos amazônicos
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::PROCESSAMENTO GRAFICO (GRAPHICS)
spellingShingle Jogos educativos
Estratégias de aprendizagem
Realidade virtual
Avaliação de jogos educativos
Ensino auxiliado por computador
Informática na educação
Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs)
Aprendizagem cognitiva
Ensino e aprendizagem
Ensino da história
Estudo e ensino
Estudos amazônicos
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::PROCESSAMENTO GRAFICO (GRAPHICS)
TEIXEIRA, Rangel Filho
Game Marabá: projeto, implementação e avaliação de um jogo educativo para auxílio no ensino de estudos amazônicos
topic_facet Jogos educativos
Estratégias de aprendizagem
Realidade virtual
Avaliação de jogos educativos
Ensino auxiliado por computador
Informática na educação
Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs)
Aprendizagem cognitiva
Ensino e aprendizagem
Ensino da história
Estudo e ensino
Estudos amazônicos
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::PROCESSAMENTO GRAFICO (GRAPHICS)
description For the process of teaching and learning to be successful, a high degree of motivation in order to have an intense involvement by the students is required. With graphics that simulate reality, games for education are usually a dynamic, interactive and fun way to stream content to those who play regardless of age, where can further develop cognitive, social, emotional and cultural skills. In this context, this paper presents an educational game developed in the third person with the historical theme of the founding of the city of Maraba-PA, and the rubber cycle, its first economic cycle. It is described as the script was built from a storyline created by the team based on the history of the event, which seeks to emphasize the playful. The game was designed to be an auxiliary tool of discipline Amazonian Studies, which is part of the curriculum of the 8th grade of elementary school in the state of Para schools; and it has been tried and evaluated by various classes of a public school, achieving very positive results.
author_additional RIBEIRO FILHO, Manoel
author_additionalStr RIBEIRO FILHO, Manoel
format Dissertação
author TEIXEIRA, Rangel Filho
title Game Marabá: projeto, implementação e avaliação de um jogo educativo para auxílio no ensino de estudos amazônicos
title_short Game Marabá: projeto, implementação e avaliação de um jogo educativo para auxílio no ensino de estudos amazônicos
title_full Game Marabá: projeto, implementação e avaliação de um jogo educativo para auxílio no ensino de estudos amazônicos
title_fullStr Game Marabá: projeto, implementação e avaliação de um jogo educativo para auxílio no ensino de estudos amazônicos
title_full_unstemmed Game Marabá: projeto, implementação e avaliação de um jogo educativo para auxílio no ensino de estudos amazônicos
title_sort game marabá: projeto, implementação e avaliação de um jogo educativo para auxílio no ensino de estudos amazônicos
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2017
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8302
_version_ 1787147500012961792
score 11.653393