Tese

Ensino de física pela comparação entre experimento e modelo teórico com uso da modelagem matemática

The teaching of experimental disciplines of physics has been carried out with the use of manual or experiences of scripts. This approach has proven unsuitable for learning physical concepts by students. In view of this, this thesis aimed to carry out a study of a teaching strategy based on Thomas Ku...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA NETO, Manoel Januário da
Grau: Tese
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8512
id ir-2011-8512
recordtype dspace
spelling ir-2011-85122017-10-16T11:38:37Z Ensino de física pela comparação entre experimento e modelo teórico com uso da modelagem matemática SILVA NETO, Manoel Januário da ESPÍRITO SANTO, Adilson Oliveira do http://lattes.cnpq.br/5870609258842071 Física Modelagem matemática Educação em física Thomas Kuhn Estudo e ensino Estratégias de aprendizagem Disciplinas experimentais CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA The teaching of experimental disciplines of physics has been carried out with the use of manual or experiences of scripts. This approach has proven unsuitable for learning physical concepts by students. In view of this, this thesis aimed to carry out a study of a teaching strategy based on Thomas Kuhn's ideas and adapted by Zylbersztajn (1991) and Arruda; Silva and Laburú (2001) of normal science in the classroom, using mathematical modeling and emphasis on experimental concepts, laws and theories. The survey was conducted with a group of students in higher courses of Civil Engineering and a Degree in Natural Sciences; investigative analyzes were performed using a mixed approach (qualitative and quantitative), with which it was possible to confirm the model assumption. Despite some considerations relating to its application, this approach proved to be suitable for teaching and learning content of experimental disciplines of Physics. O ensino das disciplinas experimentais de Física tem sido realizado com o uso de manuais ou roteiros das experiências. Esta abordagem tem-se mostrado inadequada para aprendizagem de conceitos físicos por parte de estudantes. Em face disto, esta tese teve como objetivo realizar um estudo de uma estratégia de ensino baseado nas ideias de Thomas Kuhn e adaptado por Zylbersztajn (1991) e Arruda; Silva e Laburú (2001) da ciência normal em sala de aula, com o uso da modelagem matemática e ênfase na experimentação de conceitos, leis e teorias. A pesquisa foi realizada com um grupo de alunos nos cursos superiores de Engenharia Civil e Licenciatura em Ciências Naturais; foram feitas análises investigativas por meio de uma abordagem mista (qualitativa e quantitativa), com a qual foi possível confirmar a hipótese do modelo. A despeito de algumas considerações relativas à sua aplicação, esta abordagem mostrou-se apropriada para ensino e aprendizagem de conteúdos de disciplinas experimentais de Física. 2017-05-26T14:06:33Z 2017-05-26T14:06:33Z 2015-10-22 Tese SILVA NETO, Manoel Januário da. Ensino de física pela comparação entre experimento e modelo teórico com uso da modelagem matemática. 2015. 131 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2015. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8512 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Educação Matemática e Científica UFPA Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Física
Modelagem matemática
Educação em física
Thomas Kuhn
Estudo e ensino
Estratégias de aprendizagem
Disciplinas experimentais
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
spellingShingle Física
Modelagem matemática
Educação em física
Thomas Kuhn
Estudo e ensino
Estratégias de aprendizagem
Disciplinas experimentais
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
SILVA NETO, Manoel Januário da
Ensino de física pela comparação entre experimento e modelo teórico com uso da modelagem matemática
topic_facet Física
Modelagem matemática
Educação em física
Thomas Kuhn
Estudo e ensino
Estratégias de aprendizagem
Disciplinas experimentais
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
description The teaching of experimental disciplines of physics has been carried out with the use of manual or experiences of scripts. This approach has proven unsuitable for learning physical concepts by students. In view of this, this thesis aimed to carry out a study of a teaching strategy based on Thomas Kuhn's ideas and adapted by Zylbersztajn (1991) and Arruda; Silva and Laburú (2001) of normal science in the classroom, using mathematical modeling and emphasis on experimental concepts, laws and theories. The survey was conducted with a group of students in higher courses of Civil Engineering and a Degree in Natural Sciences; investigative analyzes were performed using a mixed approach (qualitative and quantitative), with which it was possible to confirm the model assumption. Despite some considerations relating to its application, this approach proved to be suitable for teaching and learning content of experimental disciplines of Physics.
author_additional ESPÍRITO SANTO, Adilson Oliveira do
author_additionalStr ESPÍRITO SANTO, Adilson Oliveira do
format Tese
author SILVA NETO, Manoel Januário da
title Ensino de física pela comparação entre experimento e modelo teórico com uso da modelagem matemática
title_short Ensino de física pela comparação entre experimento e modelo teórico com uso da modelagem matemática
title_full Ensino de física pela comparação entre experimento e modelo teórico com uso da modelagem matemática
title_fullStr Ensino de física pela comparação entre experimento e modelo teórico com uso da modelagem matemática
title_full_unstemmed Ensino de física pela comparação entre experimento e modelo teórico com uso da modelagem matemática
title_sort ensino de física pela comparação entre experimento e modelo teórico com uso da modelagem matemática
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2017
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8512
_version_ 1787149543166443520
score 11.653393