/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Educação escolar e identidade quilombola: um enfoque na comunidade Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, município de Abaetetuba, estado do Pará
This dissertation has a research subject the possible relationship between education and political-organizational and identity processes within a remaining quilombo community, specifically the community of Nossa Senhora do Perpétuo Sócorro and Escola Santo André which are located in the territory r...
Autor principal: | SILVA, Luciane Teixeira da |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2017
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8520 |
id |
ir-2011-8520 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-2011-85202018-10-25T12:57:18Z Educação escolar e identidade quilombola: um enfoque na comunidade Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, município de Abaetetuba, estado do Pará SILVA, Luciane Teixeira da SILVA, José Bittencourt da http://lattes.cnpq.br/4719580090813166 Educação e Estado Educação rural Quilombolas Comunidade Nossa Senhora do Perpetuo Socorro Abaetetuba (PA) Pará - Estado CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This dissertation has a research subject the possible relationship between education and political-organizational and identity processes within a remaining quilombo community, specifically the community of Nossa Senhora do Perpétuo Sócorro and Escola Santo André which are located in the territory remaining islands of Abaetetuba. Was discussed the possibility of the school strengthen the identity of the Quilombo. Through a qualitative research, using the open and semi-structured interviews, in loco observation and document analysis, we conclude that, despite conflicts and tensions, the school stands as a strengthening element of the quilombo studied identity. CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico A presente dissertação objetiva analisar e compreender as interfaces que se estabelecem atualmente entre a educação escolar e os processos organizativos e identitários no interior de uma comunidade remanescente quilombola denominada Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, no município de Abaetetuba, estado do Pará. Questiona-se a possibilidade da escola local fortalecer ou não a identidade da comunidade quilombola face aos múltiplos problemas educacionais identificados. A pesquisa fez uso de entrevistas abertas e semiestruturadas, observações in loco e análise documental a partir de investigação de campo de cunho qualitativo. A conclusão geral que se chegou foi a de que apesar dos conflitos e tensões comunitárias, a escola pode ser compreendida como um espaço imprescindível para o fortalecimento da identidade quilombola e da organização comunitária. 2017-05-26T16:56:01Z 2017-05-26T16:56:01Z 2015-06-25 Dissertação SILVA, Luciane Teixeira da. Educação escolar e identidade quilombola: um enfoque na comunidade Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, município de Abaetetuba, estado do Pará. 2015. 98 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2015. Programa de Pós-Graduação em Educação. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8520 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Ciências da Educação UFPA Programa de Pós-Graduação em Educação |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará |
collection |
RI-UFPA |
language |
por |
topic |
Educação e Estado Educação rural Quilombolas Comunidade Nossa Senhora do Perpetuo Socorro Abaetetuba (PA) Pará - Estado CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Educação e Estado Educação rural Quilombolas Comunidade Nossa Senhora do Perpetuo Socorro Abaetetuba (PA) Pará - Estado CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO SILVA, Luciane Teixeira da Educação escolar e identidade quilombola: um enfoque na comunidade Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, município de Abaetetuba, estado do Pará |
topic_facet |
Educação e Estado Educação rural Quilombolas Comunidade Nossa Senhora do Perpetuo Socorro Abaetetuba (PA) Pará - Estado CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
This dissertation has a research subject the possible relationship between education
and political-organizational and identity processes within a remaining quilombo community, specifically the community of Nossa Senhora do Perpétuo Sócorro and Escola Santo André which are located in the territory remaining islands of Abaetetuba. Was discussed the possibility of the school strengthen the identity of the Quilombo. Through a qualitative research, using the open and semi-structured interviews, in loco observation and document analysis, we conclude that, despite conflicts and tensions, the school stands as a strengthening element of the quilombo studied identity. |
author_additional |
SILVA, José Bittencourt da |
author_additionalStr |
SILVA, José Bittencourt da |
format |
Dissertação |
author |
SILVA, Luciane Teixeira da |
title |
Educação escolar e identidade quilombola: um enfoque na comunidade Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, município de Abaetetuba, estado do Pará |
title_short |
Educação escolar e identidade quilombola: um enfoque na comunidade Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, município de Abaetetuba, estado do Pará |
title_full |
Educação escolar e identidade quilombola: um enfoque na comunidade Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, município de Abaetetuba, estado do Pará |
title_fullStr |
Educação escolar e identidade quilombola: um enfoque na comunidade Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, município de Abaetetuba, estado do Pará |
title_full_unstemmed |
Educação escolar e identidade quilombola: um enfoque na comunidade Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, município de Abaetetuba, estado do Pará |
title_sort |
educação escolar e identidade quilombola: um enfoque na comunidade nossa senhora do perpetuo socorro, município de abaetetuba, estado do pará |
publisher |
Universidade Federal do Pará |
publishDate |
2017 |
url |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8520 |
_version_ |
1832605104882057216 |
score |
11.755432 |