Dissertação

Educação escolar e identidade quilombola: um enfoque na comunidade Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, município de Abaetetuba, estado do Pará

This dissertation has a research subject the possible relationship between education and political-organizational and identity processes within a remaining quilombo community, specifically the community of Nossa Senhora do Perpétuo Sócorro and Escola Santo André which are located in the territory r...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Luciane Teixeira da
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8520
id ir-2011-8520
recordtype dspace
spelling ir-2011-85202018-10-25T12:57:18Z Educação escolar e identidade quilombola: um enfoque na comunidade Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, município de Abaetetuba, estado do Pará SILVA, Luciane Teixeira da SILVA, José Bittencourt da http://lattes.cnpq.br/4719580090813166 Educação e Estado Educação rural Quilombolas Comunidade Nossa Senhora do Perpetuo Socorro Abaetetuba (PA) Pará - Estado CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This dissertation has a research subject the possible relationship between education and political-organizational and identity processes within a remaining quilombo community, specifically the community of Nossa Senhora do Perpétuo Sócorro and Escola Santo André which are located in the territory remaining islands of Abaetetuba. Was discussed the possibility of the school strengthen the identity of the Quilombo. Through a qualitative research, using the open and semi-structured interviews, in loco observation and document analysis, we conclude that, despite conflicts and tensions, the school stands as a strengthening element of the quilombo studied identity. CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico A presente dissertação objetiva analisar e compreender as interfaces que se estabelecem atualmente entre a educação escolar e os processos organizativos e identitários no interior de uma comunidade remanescente quilombola denominada Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, no município de Abaetetuba, estado do Pará. Questiona-se a possibilidade da escola local fortalecer ou não a identidade da comunidade quilombola face aos múltiplos problemas educacionais identificados. A pesquisa fez uso de entrevistas abertas e semiestruturadas, observações in loco e análise documental a partir de investigação de campo de cunho qualitativo. A conclusão geral que se chegou foi a de que apesar dos conflitos e tensões comunitárias, a escola pode ser compreendida como um espaço imprescindível para o fortalecimento da identidade quilombola e da organização comunitária. 2017-05-26T16:56:01Z 2017-05-26T16:56:01Z 2015-06-25 Dissertação SILVA, Luciane Teixeira da. Educação escolar e identidade quilombola: um enfoque na comunidade Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, município de Abaetetuba, estado do Pará. 2015. 98 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2015. Programa de Pós-Graduação em Educação. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8520 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Ciências da Educação UFPA Programa de Pós-Graduação em Educação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Educação e Estado
Educação rural
Quilombolas
Comunidade Nossa Senhora do Perpetuo Socorro
Abaetetuba (PA)
Pará - Estado
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Educação e Estado
Educação rural
Quilombolas
Comunidade Nossa Senhora do Perpetuo Socorro
Abaetetuba (PA)
Pará - Estado
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
SILVA, Luciane Teixeira da
Educação escolar e identidade quilombola: um enfoque na comunidade Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, município de Abaetetuba, estado do Pará
topic_facet Educação e Estado
Educação rural
Quilombolas
Comunidade Nossa Senhora do Perpetuo Socorro
Abaetetuba (PA)
Pará - Estado
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This dissertation has a research subject the possible relationship between education and political-organizational and identity processes within a remaining quilombo community, specifically the community of Nossa Senhora do Perpétuo Sócorro and Escola Santo André which are located in the territory remaining islands of Abaetetuba. Was discussed the possibility of the school strengthen the identity of the Quilombo. Through a qualitative research, using the open and semi-structured interviews, in loco observation and document analysis, we conclude that, despite conflicts and tensions, the school stands as a strengthening element of the quilombo studied identity.
author_additional SILVA, José Bittencourt da
author_additionalStr SILVA, José Bittencourt da
format Dissertação
author SILVA, Luciane Teixeira da
title Educação escolar e identidade quilombola: um enfoque na comunidade Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, município de Abaetetuba, estado do Pará
title_short Educação escolar e identidade quilombola: um enfoque na comunidade Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, município de Abaetetuba, estado do Pará
title_full Educação escolar e identidade quilombola: um enfoque na comunidade Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, município de Abaetetuba, estado do Pará
title_fullStr Educação escolar e identidade quilombola: um enfoque na comunidade Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, município de Abaetetuba, estado do Pará
title_full_unstemmed Educação escolar e identidade quilombola: um enfoque na comunidade Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, município de Abaetetuba, estado do Pará
title_sort educação escolar e identidade quilombola: um enfoque na comunidade nossa senhora do perpetuo socorro, município de abaetetuba, estado do pará
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2017
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8520
_version_ 1832605104882057216
score 11.755432