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Dissertação
Fração e sua representação como medida de comprimento: uma experiência de ensino-aprendizagem no contexto de um laboratório de educação matemática
The present study investigated the process of conceptual reconstruction fraction as a measure of length in the context of a Mathematics Laboratory Education (LEM) when the process is driven by a structured writing activity and mediated intervention of a teacher. To this end, the concepts of LEM w...
Autor principal: | SANTOS, Nayra da Cunha Rossy |
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Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2017
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8569 |
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ir-2011-8569 |
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ir-2011-85692017-10-16T13:14:41Z Fração e sua representação como medida de comprimento: uma experiência de ensino-aprendizagem no contexto de um laboratório de educação matemática SANTOS, Nayra da Cunha Rossy CABRAL, Natanael Freitas http://lattes.cnpq.br/7333636064244278 Matemática Educação em matemática Laboratório de Educação Matemática (LEM) Prática de ensino Fração (Matemática) Estudo e ensino Ensino e aprendizagem CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA The present study investigated the process of conceptual reconstruction fraction as a measure of length in the context of a Mathematics Laboratory Education (LEM) when the process is driven by a structured writing activity and mediated intervention of a teacher. To this end, the concepts of LEM were presented, choosing one as the design used for the survey. LEM offers possibilities that the teacher and students as an area of knowledge production, directing for Teaching Activities for which subsidized by Historic-Cultural Psychology, justifies the pedagogical activity of teachers and presents Guiding Teaching Activities were explored as an alternative to minimize some difficulties in teaching and learning, emphasizing conceptual learning. Structured with a class of 40 students in the 6th grade of elementary school in a public school in Belém, which was recorded on video and audio, for later microgenetic analysis of the interactions between teacher and students activity was applied. Taking into consideration the prior knowledge of students, work with the class during the year and structured activity, the results showed evidence of at least ten specific learning had an exponential effect on later learning. This means that the more previous connections are possible to be mobilized by the students in their interactions with the teacher, the more the subject is able to move forward in the consolidation of the object of study. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior A presente pesquisa investigou o processo de reconstrução conceitual de fração como medida de comprimento no contexto de um Laboratório de Educação Matemática (LEM) quando o processo é dirigido por uma atividade estruturada escrita e mediada pelas intervenções de um professor. Para tanto, foram apresentados os conceitos de LEM, elegendo um deles como concepção utilizada para a pesquisa. Foram exploradas possibilidades que o LEM oferece ao professor e alunos enquanto espaço de produção de conhecimento, direcionando para o Ensino por Atividades, que, subsidiado pela Psicologia Histórico-cultural, justifica a atividade pedagógica do professor e apresenta Atividades Orientadoras de Ensino como alternativa para minimizar algumas dificuldades no ensino e aprendizagem, enfatizando a aprendizagem conceitual. Foi aplicada uma atividade estruturada com uma turma de 40 alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola municipal em Belém, que foi registrada em áudio e vídeo, para posterior análise microgenética das interações entre professor e alunos. Levando em consideração os conhecimentos prévios dos alunos, o trabalho realizado com a turma durante o ano e a atividade estruturada, os resultados apontaram pelo menos dez indícios de aprendizagem pontuais que, ao longo da atividade, tiveram um efeito exponencial nas aprendizagens posteriores. Isto significa que, quanto mais ligações anteriores forem possíveis de ser mobilizadas pelos alunos em suas interações com o professor, mais o sujeito é capaz de avançar na consolidação do objeto de estudo. 2017-05-31T13:50:55Z 2017-05-31T13:50:55Z 2014-05-29 Dissertação SANTOS, Nayra da Cunha Rossy. Fração e sua representação como medida de comprimento: uma experiência de ensino-aprendizagem no contexto de um laboratório de educação matemática. 2014. 130 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2014. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8569 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Educação Matemática e Científica UFPA Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas |
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Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará |
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as a measure of length in the context of a Mathematics Laboratory Education
(LEM) when the process is driven by a structured writing activity and mediated
intervention of a teacher. To this end, the concepts of LEM were presented,
choosing one as the design used for the survey. LEM offers possibilities that the
teacher and students as an area of knowledge production, directing for Teaching
Activities for which subsidized by Historic-Cultural Psychology, justifies the
pedagogical activity of teachers and presents Guiding Teaching Activities were
explored as an alternative to minimize some difficulties in teaching and learning,
emphasizing conceptual learning. Structured with a class of 40 students in the
6th grade of elementary school in a public school in Belém, which was recorded
on video and audio, for later microgenetic analysis of the interactions between
teacher and students activity was applied. Taking into consideration the prior
knowledge of students, work with the class during the year and structured
activity, the results showed evidence of at least ten specific learning had an
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