/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Bandas e fanfarras escolares: processos de ensino na preparação para o festival de bandas e fanfarras de Santarém (PA)
This dissertation presents research on teaching processes in music bands that participated in the IX Band and Fanfares Festival of Santarém (PA) – 2015. The overall objective was to investigate the processes of teaching in school bands and fanfares in preparation for that Festival. The importance...
Autor principal: | FONSECA, Eliane Cristina Nogueira Ferreira |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2017
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8653 |
id |
ir-2011-8653 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-2011-86532019-12-18T17:09:21Z Bandas e fanfarras escolares: processos de ensino na preparação para o festival de bandas e fanfarras de Santarém (PA) FONSECA, Eliane Cristina Nogueira Ferreira VIEIRA, Lia Braga http://lattes.cnpq.br/8247703330856310 Música Bandas (Música) Bandas escolares Fanfarras escolares Educação em música Instrução e ensino CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA This dissertation presents research on teaching processes in music bands that participated in the IX Band and Fanfares Festival of Santarém (PA) – 2015. The overall objective was to investigate the processes of teaching in school bands and fanfares in preparation for that Festival. The importance of this research is the need to investigate the musical education in Santarém, in the face of their cultural highlight in the local social life, especially school band in the context of basic education in preparation for the Band and Fanfares School Festival, as context generator of socio-cultural and educational practices that can help identify processes of teaching music teacher performance of this municipality. Interviews were administered in oral history with four instructors and / or conductors of three bands of three public schools in that locality. The interviews were transcribed, textualized and finally “transcriadas” in narratives. I attended the trials of these bands, as well as their performances in civic parades and Festival and made dense, detailed and extensive description of what I observed in the field. The information was interpreted analyzed from the habitus concepts and field. The survey results showed "principles", "methods" and "technical procedures" that seem to be the marks of a characteristic of the world pedagogy of school bands and fanfares of Santarém – at least those who investigated and participate in the parade and Festival and this They aim to achieve prominence. Are ways of feeling, thinking and acting as artistic and social reciprocally involved which I call "pedagogy of all" because it is no longer a strictly musical education, but artistic as well as management, which is taught and learn to do everything. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Esta dissertação apresenta pesquisa sobre processos de ensino em bandas de música que participaram do IX Festival de Bandas e Fanfarras de Santarém (PA) – 2015. O objetivo geral consistiu em investigar os processos de ensino nas bandas e fanfarras escolares na preparação para referido Festival. A importância desta pesquisa está na necessidade de investigar a educação musical em Santarém, em face de seu destaque cultural na vida social local, em especial o ensino em banda no contexto da educação básica na preparação para o Festival de Bandas e Fanfarras Escolares, como contexto gerador de práticas socioculturais e educativas que podem ajudar a identificar processos de ensino na atuação de professores de música deste município. Foram aplicadas entrevistas em história oral junto a quatro instrutores e/ou regentes de três bandas de três escolas públicas daquela localidade. As entrevistas foram transcritas, textualizadas e por fim transcriadas em narrativas. Assisti a ensaios dessas bandas, bem como às suas apresentações nos desfiles cívicos e no Festival e fiz a descrição densa, detalhada e extensiva do que observei em campo. As informações foram interpretadas analisadas a partir das noções de habitus e campo. Os resultados da pesquisa apontaram “princípios”, “métodos” e “procedimentos técnicos” que parecem ser as marcas de uma pedagogia própria do mundo das bandas e fanfarras escolares de Santarém – pelo menos daquelas que investiguei e participam dos desfiles e do Festival e neste pretendem alcançar destaque. São modos de sentir, pensar e agir a uma vez artísticos e sociais, reciprocamente implicados que denomino de “pedagogia do todo”, porque já não se trata de um ensino estritamente musical, mas artístico e também de gestão, no qual se ensina e se aprende a fazer tudo 2017-06-09T14:51:03Z 2017-06-09T14:51:03Z 2016-06-30 Dissertação FONSECA, Eliane Cristina Nogueira Ferreira. Bandas e fanfarras escolares: processos de ensino na preparação para o festival de bandas e fanfarras de Santarém (PA). Orientadora: Lia Braga Vieira. 2016. 221 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2016. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8653. Acesso em:. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8653 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Ciências da Arte UFPA Programa de Pós-Graduação em Artes 1 CD-ROM |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará |
collection |
RI-UFPA |
language |
por |
topic |
Música Bandas (Música) Bandas escolares Fanfarras escolares Educação em música Instrução e ensino CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
spellingShingle |
Música Bandas (Música) Bandas escolares Fanfarras escolares Educação em música Instrução e ensino CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA FONSECA, Eliane Cristina Nogueira Ferreira Bandas e fanfarras escolares: processos de ensino na preparação para o festival de bandas e fanfarras de Santarém (PA) |
topic_facet |
Música Bandas (Música) Bandas escolares Fanfarras escolares Educação em música Instrução e ensino CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
description |
This dissertation presents research on teaching processes in music bands that participated in the
IX Band and Fanfares Festival of Santarém (PA) – 2015. The overall objective was to
investigate the processes of teaching in school bands and fanfares in preparation for that
Festival. The importance of this research is the need to investigate the musical education in
Santarém, in the face of their cultural highlight in the local social life, especially school band
in the context of basic education in preparation for the Band and Fanfares School Festival, as
context generator of socio-cultural and educational practices that can help identify processes of
teaching music teacher performance of this municipality. Interviews were administered in oral
history with four instructors and / or conductors of three bands of three public schools in that
locality. The interviews were transcribed, textualized and finally “transcriadas” in narratives. I
attended the trials of these bands, as well as their performances in civic parades and Festival
and made dense, detailed and extensive description of what I observed in the field. The
information was interpreted analyzed from the habitus concepts and field. The survey results
showed "principles", "methods" and "technical procedures" that seem to be the marks of a
characteristic of the world pedagogy of school bands and fanfares of Santarém – at least those
who investigated and participate in the parade and Festival and this They aim to achieve
prominence. Are ways of feeling, thinking and acting as artistic and social reciprocally involved
which I call "pedagogy of all" because it is no longer a strictly musical education, but artistic
as well as management, which is taught and learn to do everything. |
author_additional |
VIEIRA, Lia Braga |
author_additionalStr |
VIEIRA, Lia Braga |
format |
Dissertação |
author |
FONSECA, Eliane Cristina Nogueira Ferreira |
title |
Bandas e fanfarras escolares: processos de ensino na preparação para o festival de bandas e fanfarras de Santarém (PA) |
title_short |
Bandas e fanfarras escolares: processos de ensino na preparação para o festival de bandas e fanfarras de Santarém (PA) |
title_full |
Bandas e fanfarras escolares: processos de ensino na preparação para o festival de bandas e fanfarras de Santarém (PA) |
title_fullStr |
Bandas e fanfarras escolares: processos de ensino na preparação para o festival de bandas e fanfarras de Santarém (PA) |
title_full_unstemmed |
Bandas e fanfarras escolares: processos de ensino na preparação para o festival de bandas e fanfarras de Santarém (PA) |
title_sort |
bandas e fanfarras escolares: processos de ensino na preparação para o festival de bandas e fanfarras de santarém (pa) |
publisher |
Universidade Federal do Pará |
publishDate |
2017 |
url |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8653 |
_version_ |
1832604497838342144 |
score |
11.755432 |