Dissertação

A disciplina Educação Física no contexto do Ensino Médio Integral na Escola Estadual Temístocles de Araújo

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Autor principal: CARVALHO, Derick Herculano Paranhos de
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8679
id ir-2011-8679
recordtype dspace
spelling ir-2011-86792018-08-23T18:13:56Z A disciplina Educação Física no contexto do Ensino Médio Integral na Escola Estadual Temístocles de Araújo CARVALHO, Derick Herculano Paranhos de ROCHA, Genylton Odilon Rêgo da http://lattes.cnpq.br/3735617515418666 Educação Física - Estudo e ensino Ensino médio integral Currículos - Avaliação Escola Estadual de Ensino Médio Temístocles de Araújo Pará - Estado CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Esta Dissertação de Mestrado, defendida no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED/UFPA), analisa o Currículo e a organização do trabalho pedagógico da Disciplina Educação Física no contexto do Ensino Médio Integral na Escola Pública em Regime de Tempo Integral E.E.E.F.M. Temístocles de Araújo. Adota o Materialismo Histórico e dialético como método científico, pois entende que toda atividade humana objetivada e determinada pela totalidade dos contextos econômicos, históricos e sociais só se constitui enquanto conhecimento cientifico a partir da compreensão de sua natureza e função social desveladas com base na sua pratica social concreta e mediatizada pela relação dialética existente entre sujeito e objeto. Como instrumento de coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas direcionadas aos professores da disciplina Educação Física envolvidos no processo de construção e implementação do Ensino Médio Integral na escola pesquisada. As fontes documentais consultadas correspondem às legislações educacionais, o Plano de Educação Integral para a Rede Estadual de Ensino do Pará, o Projeto Político Pedagógico da EEEFM Temístocles de Araújo e os Planos de Curso da referida disciplina entre os anos de 2012 e 12014. O método de tratamento analítico dos dados obtidos foi feito por meio de análise de conteúdo. Foram adotadas as categorias empíricas Contradição e Trabalho, além dos pares dialéticos “Tempo Escolar e Educação Integral”, “Avaliação e Objetivos” e “Conteúdo e Forma”. Este estudo constatou que as contradições detectadas no processo de implementação do ensino médio integral na escola pesquisada, reproduzem-se na realidade objetiva da disciplina que pouco dialoga com as possibilidades pedagógicas apontadas pelo seu currículo. O esforço conjunto dos educadores, que se reinventam frente as novas demandas que assumiram, esbarra na negligencia dos órgãos públicos gestores, que dada a pouca importância que destinam a essa iniciativa, lhes impõem um caráter experimental e de espontaneidade. Os pequenos avanços nas proposições teórico-metodológicas e de abordagem dos conteúdos identificado nos currículos da disciplina educação física necessitam de um referencial critico que lhe dê sustentação e que melhor o articule com o Projeto Político Pedagógico da Escola. Os docentes da disciplina avaliam que a ampliação do tempo escolar é fator primordial para a qualificação das intervenções da disciplina e da organização do trabalho docente. As limitações de ordem temporal e conjuntural impediram um maior aprofundamento nas análises e já se apresenta como um limite deste estudo, que sugere, portanto, maiores inserções na realidade pesquisada. 2017-06-12T14:24:31Z 2017-06-12T14:24:31Z 2016-08-29 Dissertação CARVALHO, Derick Herculano Paranhos de. A disciplina Educação Física no contexto do Ensino Médio Integral na Escola Estadual Temístocles de Araújo. 2016. 164 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2016. Programa de Pós-Graduação em Educação. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8679 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Ciências da Educação UFPA Programa de Pós-Graduação em Educação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Educação Física - Estudo e ensino
Ensino médio integral
Currículos - Avaliação
Escola Estadual de Ensino Médio Temístocles de Araújo
Pará - Estado
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
spellingShingle Educação Física - Estudo e ensino
Ensino médio integral
Currículos - Avaliação
Escola Estadual de Ensino Médio Temístocles de Araújo
Pará - Estado
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
CARVALHO, Derick Herculano Paranhos de
A disciplina Educação Física no contexto do Ensino Médio Integral na Escola Estadual Temístocles de Araújo
topic_facet Educação Física - Estudo e ensino
Ensino médio integral
Currículos - Avaliação
Escola Estadual de Ensino Médio Temístocles de Araújo
Pará - Estado
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
description CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
author_additional ROCHA, Genylton Odilon Rêgo da
author_additionalStr ROCHA, Genylton Odilon Rêgo da
format Dissertação
author CARVALHO, Derick Herculano Paranhos de
title A disciplina Educação Física no contexto do Ensino Médio Integral na Escola Estadual Temístocles de Araújo
title_short A disciplina Educação Física no contexto do Ensino Médio Integral na Escola Estadual Temístocles de Araújo
title_full A disciplina Educação Física no contexto do Ensino Médio Integral na Escola Estadual Temístocles de Araújo
title_fullStr A disciplina Educação Física no contexto do Ensino Médio Integral na Escola Estadual Temístocles de Araújo
title_full_unstemmed A disciplina Educação Física no contexto do Ensino Médio Integral na Escola Estadual Temístocles de Araújo
title_sort disciplina educação física no contexto do ensino médio integral na escola estadual temístocles de araújo
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2017
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8679
_version_ 1832602690260041728
score 11.755432