/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
A disciplina Educação Física no contexto do Ensino Médio Integral na Escola Estadual Temístocles de Araújo
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Autor principal: | CARVALHO, Derick Herculano Paranhos de |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2017
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8679 |
id |
ir-2011-8679 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-2011-86792018-08-23T18:13:56Z A disciplina Educação Física no contexto do Ensino Médio Integral na Escola Estadual Temístocles de Araújo CARVALHO, Derick Herculano Paranhos de ROCHA, Genylton Odilon Rêgo da http://lattes.cnpq.br/3735617515418666 Educação Física - Estudo e ensino Ensino médio integral Currículos - Avaliação Escola Estadual de Ensino Médio Temístocles de Araújo Pará - Estado CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Esta Dissertação de Mestrado, defendida no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED/UFPA), analisa o Currículo e a organização do trabalho pedagógico da Disciplina Educação Física no contexto do Ensino Médio Integral na Escola Pública em Regime de Tempo Integral E.E.E.F.M. Temístocles de Araújo. Adota o Materialismo Histórico e dialético como método científico, pois entende que toda atividade humana objetivada e determinada pela totalidade dos contextos econômicos, históricos e sociais só se constitui enquanto conhecimento cientifico a partir da compreensão de sua natureza e função social desveladas com base na sua pratica social concreta e mediatizada pela relação dialética existente entre sujeito e objeto. Como instrumento de coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas direcionadas aos professores da disciplina Educação Física envolvidos no processo de construção e implementação do Ensino Médio Integral na escola pesquisada. As fontes documentais consultadas correspondem às legislações educacionais, o Plano de Educação Integral para a Rede Estadual de Ensino do Pará, o Projeto Político Pedagógico da EEEFM Temístocles de Araújo e os Planos de Curso da referida disciplina entre os anos de 2012 e 12014. O método de tratamento analítico dos dados obtidos foi feito por meio de análise de conteúdo. Foram adotadas as categorias empíricas Contradição e Trabalho, além dos pares dialéticos “Tempo Escolar e Educação Integral”, “Avaliação e Objetivos” e “Conteúdo e Forma”. Este estudo constatou que as contradições detectadas no processo de implementação do ensino médio integral na escola pesquisada, reproduzem-se na realidade objetiva da disciplina que pouco dialoga com as possibilidades pedagógicas apontadas pelo seu currículo. O esforço conjunto dos educadores, que se reinventam frente as novas demandas que assumiram, esbarra na negligencia dos órgãos públicos gestores, que dada a pouca importância que destinam a essa iniciativa, lhes impõem um caráter experimental e de espontaneidade. Os pequenos avanços nas proposições teórico-metodológicas e de abordagem dos conteúdos identificado nos currículos da disciplina educação física necessitam de um referencial critico que lhe dê sustentação e que melhor o articule com o Projeto Político Pedagógico da Escola. Os docentes da disciplina avaliam que a ampliação do tempo escolar é fator primordial para a qualificação das intervenções da disciplina e da organização do trabalho docente. As limitações de ordem temporal e conjuntural impediram um maior aprofundamento nas análises e já se apresenta como um limite deste estudo, que sugere, portanto, maiores inserções na realidade pesquisada. 2017-06-12T14:24:31Z 2017-06-12T14:24:31Z 2016-08-29 Dissertação CARVALHO, Derick Herculano Paranhos de. A disciplina Educação Física no contexto do Ensino Médio Integral na Escola Estadual Temístocles de Araújo. 2016. 164 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2016. Programa de Pós-Graduação em Educação. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8679 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Ciências da Educação UFPA Programa de Pós-Graduação em Educação |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará |
collection |
RI-UFPA |
language |
por |
topic |
Educação Física - Estudo e ensino Ensino médio integral Currículos - Avaliação Escola Estadual de Ensino Médio Temístocles de Araújo Pará - Estado CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
spellingShingle |
Educação Física - Estudo e ensino Ensino médio integral Currículos - Avaliação Escola Estadual de Ensino Médio Temístocles de Araújo Pará - Estado CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO CARVALHO, Derick Herculano Paranhos de A disciplina Educação Física no contexto do Ensino Médio Integral na Escola Estadual Temístocles de Araújo |
topic_facet |
Educação Física - Estudo e ensino Ensino médio integral Currículos - Avaliação Escola Estadual de Ensino Médio Temístocles de Araújo Pará - Estado CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
description |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
author_additional |
ROCHA, Genylton Odilon Rêgo da |
author_additionalStr |
ROCHA, Genylton Odilon Rêgo da |
format |
Dissertação |
author |
CARVALHO, Derick Herculano Paranhos de |
title |
A disciplina Educação Física no contexto do Ensino Médio Integral na Escola Estadual Temístocles de Araújo |
title_short |
A disciplina Educação Física no contexto do Ensino Médio Integral na Escola Estadual Temístocles de Araújo |
title_full |
A disciplina Educação Física no contexto do Ensino Médio Integral na Escola Estadual Temístocles de Araújo |
title_fullStr |
A disciplina Educação Física no contexto do Ensino Médio Integral na Escola Estadual Temístocles de Araújo |
title_full_unstemmed |
A disciplina Educação Física no contexto do Ensino Médio Integral na Escola Estadual Temístocles de Araújo |
title_sort |
disciplina educação física no contexto do ensino médio integral na escola estadual temístocles de araújo |
publisher |
Universidade Federal do Pará |
publishDate |
2017 |
url |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8679 |
_version_ |
1832602690260041728 |
score |
11.755432 |