Dissertação

O professor e o processo motivacional na aprendizagem de língua estrangeira

The goal of this work is to understand more about motivation in foreign language (FL) learning and the role that teachers play as to benefit it. In order to develop this work, research was done on the definition of motivation; its importance to the FL teaching environment and on what could be the ro...

ver descrição completa

Autor principal: MATOS, Maria Clara Vianna Sá e
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9420
id ir-2011-9420
recordtype dspace
spelling ir-2011-94202018-05-16T13:11:54Z O professor e o processo motivacional na aprendizagem de língua estrangeira MATOS, Maria Clara Vianna Sá e SILVA, Walkyria Alydia Grahl Passos Magno e http://lattes.cnpq.br/6129530461830312 Motivação na educação Ensino-aprendizagem Professores de línguas Aprendizagem de línguas Língua estrangeira Língua inglesa - Estudo e ensino Linguagem e língua - Estudo e ensino CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS E CULTURAS: MODELOS E AÇÕES ESTUDOS LINGUÍSTICOS The goal of this work is to understand more about motivation in foreign language (FL) learning and the role that teachers play as to benefit it. In order to develop this work, research was done on the definition of motivation; its importance to the FL teaching environment and on what could be the role for teachers as motivators. The presuppositions selected to guide this study were: motivation is needed for everything we do and it is crucial for learning a FL (USHIODA 1996, DÖRNYEI, 2001b; TAIPA; FITA 2003, PINK, 2010); the motivation for learning a FL is different from the motivation needed for other types of study (GARDNER, 2001; BROWN, 2007); motivation is dynamic and temporal and because of this it has phases that involve its generating, maintenance, and protection and the evaluation of past learning situations (DÖRNYEI, 2000); the teacher has an important role to enable motivation to benefit learning (USHIODA,1996; BURDEN, 2000; DÖRNYEI, 2001a; TAIPA; FITA, 2003). The research participants were all teachers from an undergraduate university course. A qualitative approach was predominantly used to register their points of view from narratives, questionnaires and interviews that were later systematized and analyzed. The results emphasize the need for teachers to improve their theoretical knowledge on how to benefit motivation in the FL classroom and present various possibilities for doing so. Esta pesquisa visa avançar na compreensão da motivação para se aprender uma língua estrangeira (doravante LE) e entender o papel do professor na condição de facilitador para que um ambiente de ensino e aprendizagem motivador se estabeleça. Para realizá-la, investigou-se sobre a definição de motivação; sobre sua importância na sala de aula de (LE) e sobre o papel do professor para favorecê-la. Foram adotados os seguintes pressupostos: a motivação é necessária para tudo que fazemos e é um fator crucial para que bons resultados na aprendizagem de LE sejam alcançados (USHIODA 1996; DÖRNYEI, 2001b; TAIPA; FITA, 2003; PINK, 2010); a motivação na aprendizagem de LE é diferente da motivação requerida para outros tipos de aprendizagem (GARDNER, 2001; BROWN, 2007); a motivação é dinâmica e perpassa por fases que envolvem sua geração, manutenção, proteção e avaliação da aprendizagem ocorrida (DÖRNYEI, 2000); o professor tem um papel importante para ajudar a favorecê-la (USHIODA, 1996; BURDEN, 2000; DÖRNYEI, 2001a; TAIPA; FITA, 2003). Os sujeitos da pesquisa são professores de inglês de um curso de graduação em Letras. Por meio de abordagem predominantemente qualitativa, seus pontos de vista a respeito do tema em discussão foram coletados em narrativas, questionários e entrevistas. Posteriormente, os dados obtidos por meio desses instrumentos de pesquisa foram sistematizados e analisados à luz da teoria levantada. Os resultados apresentados evidenciam a necessidade dos professores se prepararem melhor teoricamente para favorecer a motivação na sala de LE e oferecerem o conhecimento de inúmeras práticas motivacionais para o seu alcance. 2018-02-02T15:17:24Z 2018-02-02T15:17:24Z 2011-05-13 Dissertação MATOS, Maria Clara Vianna Sá e. O professor e o processo motivacional na aprendizagem de língua estrangeira. 2011. 160 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2011. Programa de Pós-Graduação em Letras. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9420>. Acesso em:. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9420 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Letras e Comunicação UFPA Programa de Pós-Graduação em Letras 1 CD-ROM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Motivação na educação
Ensino-aprendizagem
Professores de línguas
Aprendizagem de línguas
Língua estrangeira
Língua inglesa - Estudo e ensino
Linguagem e língua - Estudo e ensino
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS E CULTURAS: MODELOS E AÇÕES
ESTUDOS LINGUÍSTICOS
spellingShingle Motivação na educação
Ensino-aprendizagem
Professores de línguas
Aprendizagem de línguas
Língua estrangeira
Língua inglesa - Estudo e ensino
Linguagem e língua - Estudo e ensino
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS E CULTURAS: MODELOS E AÇÕES
ESTUDOS LINGUÍSTICOS
MATOS, Maria Clara Vianna Sá e
O professor e o processo motivacional na aprendizagem de língua estrangeira
topic_facet Motivação na educação
Ensino-aprendizagem
Professores de línguas
Aprendizagem de línguas
Língua estrangeira
Língua inglesa - Estudo e ensino
Linguagem e língua - Estudo e ensino
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS E CULTURAS: MODELOS E AÇÕES
ESTUDOS LINGUÍSTICOS
description The goal of this work is to understand more about motivation in foreign language (FL) learning and the role that teachers play as to benefit it. In order to develop this work, research was done on the definition of motivation; its importance to the FL teaching environment and on what could be the role for teachers as motivators. The presuppositions selected to guide this study were: motivation is needed for everything we do and it is crucial for learning a FL (USHIODA 1996, DÖRNYEI, 2001b; TAIPA; FITA 2003, PINK, 2010); the motivation for learning a FL is different from the motivation needed for other types of study (GARDNER, 2001; BROWN, 2007); motivation is dynamic and temporal and because of this it has phases that involve its generating, maintenance, and protection and the evaluation of past learning situations (DÖRNYEI, 2000); the teacher has an important role to enable motivation to benefit learning (USHIODA,1996; BURDEN, 2000; DÖRNYEI, 2001a; TAIPA; FITA, 2003). The research participants were all teachers from an undergraduate university course. A qualitative approach was predominantly used to register their points of view from narratives, questionnaires and interviews that were later systematized and analyzed. The results emphasize the need for teachers to improve their theoretical knowledge on how to benefit motivation in the FL classroom and present various possibilities for doing so.
author_additional SILVA, Walkyria Alydia Grahl Passos Magno e
author_additionalStr SILVA, Walkyria Alydia Grahl Passos Magno e
format Dissertação
author MATOS, Maria Clara Vianna Sá e
title O professor e o processo motivacional na aprendizagem de língua estrangeira
title_short O professor e o processo motivacional na aprendizagem de língua estrangeira
title_full O professor e o processo motivacional na aprendizagem de língua estrangeira
title_fullStr O professor e o processo motivacional na aprendizagem de língua estrangeira
title_full_unstemmed O professor e o processo motivacional na aprendizagem de língua estrangeira
title_sort o professor e o processo motivacional na aprendizagem de língua estrangeira
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2018
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9420
_version_ 1787149018442235904
score 11.687526