Artigo

O ensino da Patologia e sua influ?ncia na atua??o de patologistas e infectologistas no Rio de Janeiro

Estudos sobre o ensino da patologia no Brasil s?o escassos e mostram um cen?rio desmotivador para estudantes e professores. Embora essa disciplina seja fundamental ? forma??o m?dica, o distanciamento entre o seu ensino e o das demais disciplinas cl?nicas leva ao n?o reconhecimento, por parte dos es...

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Autor principal: Pereira, Patricia Fonseca
Outros Autores: Souza, Claudia Teresa Vieira de, Hora, Dinair Leal da, Possas, Cristina de Albuquerque, Menezes, Rodrigo Caldas
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Associa??o Brasileira de Educa??o M?dica 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://patua.iec.gov.br//handle/iec/3764
Resumo:
Estudos sobre o ensino da patologia no Brasil s?o escassos e mostram um cen?rio desmotivador para estudantes e professores. Embora essa disciplina seja fundamental ? forma??o m?dica, o distanciamento entre o seu ensino e o das demais disciplinas cl?nicas leva ao n?o reconhecimento, por parte dos estudantes, da import?ncia da patologia para a forma??o profissional, especialmente na ?rea de doen?as infecciosas. O objetivo deste estudo foi investigar o processo de forma??o e produ??o do conhecimento em patologia em tr?s faculdades de Medicina com ensino tradicional no Estado do Rio de Janeiro e seu impacto na atua??o de patologistas e infectologistas. Trata-se de um estudo qualitativo com utiliza??o da t?cnica do discurso do sujeito coletivo em entrevistas semiestruturadas. Foram entrevistados sete professores de patologia de duas faculdades p?blicas e de uma particular e dez m?dicos ? cinco patologistas que atuavam no Rio de Janeiro e cinco infectologistas de um centro de refer?ncias em doen?as infecciosas no Rio de Janeiro. A disciplina de patologia ? oferecida de forma descontextualizada em per?odos espec?ficos. Professores reconhecem que aulas descontextualizadas n?o estimulam o interesse pela especialidade nem preparam estudantes para intera??o com patologistas e servi?os de anatomia patol?gica. Para infectologistas, falta percep??o da import?ncia da patologia na gradua??o, o que para patologistas gera dificuldades na intera??o com infectologistas, resultando em preenchimento incompleto de solicita??o de exames histopatol?gicos, dificuldade na interpreta??o de laudos e envio inadequado de amostras. Infectologistas e patologistas acreditam que mais aulas pr?ticas, maior integra??o com a cl?nica e a presen?a do patologista em outros cen?rios de aprendizagem aumentem o interesse pela patologia. Todos os professores, infectologistas e patologistas pesquisados reconheceram a exist?ncia de lacunas no ensino-aprendizagem na disciplina de patologia na gradua??o m?dica e a necessidade de reformula??o para torn?-la uma especialidade mais interessante e alinhada ? realidade profissional.