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Artigo
O ensino da Patologia e sua influ?ncia na atua??o de patologistas e infectologistas no Rio de Janeiro
Estudos sobre o ensino da patologia no Brasil s?o escassos e mostram um cen?rio desmotivador para estudantes e professores. Embora essa disciplina seja fundamental ? forma??o m?dica, o distanciamento entre o seu ensino e o das demais disciplinas cl?nicas leva ao n?o reconhecimento, por parte dos es...
Autor principal: | Pereira, Patricia Fonseca |
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Outros Autores: | Souza, Claudia Teresa Vieira de, Hora, Dinair Leal da, Possas, Cristina de Albuquerque, Menezes, Rodrigo Caldas |
Grau: | Artigo |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Associa??o Brasileira de Educa??o M?dica
2019
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://patua.iec.gov.br//handle/iec/3764 |
Resumo: |
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Estudos sobre o ensino da patologia no Brasil s?o escassos e mostram um cen?rio desmotivador para
estudantes e professores. Embora essa disciplina seja fundamental ? forma??o m?dica, o distanciamento entre o seu ensino e o das demais disciplinas cl?nicas leva ao n?o reconhecimento, por parte dos estudantes, da import?ncia da patologia para a forma??o profissional, especialmente na ?rea de doen?as
infecciosas. O objetivo deste estudo foi investigar o processo de forma??o e produ??o do conhecimento
em patologia em tr?s faculdades de Medicina com ensino tradicional no Estado do Rio de Janeiro e seu
impacto na atua??o de patologistas e infectologistas. Trata-se de um estudo qualitativo com utiliza??o
da t?cnica do discurso do sujeito coletivo em entrevistas semiestruturadas. Foram entrevistados sete
professores de patologia de duas faculdades p?blicas e de uma particular e dez m?dicos ? cinco patologistas que atuavam no Rio de Janeiro e cinco infectologistas de um centro de refer?ncias em doen?as
infecciosas no Rio de Janeiro. A disciplina de patologia ? oferecida de forma descontextualizada em
per?odos espec?ficos. Professores reconhecem que aulas descontextualizadas n?o estimulam o interesse
pela especialidade nem preparam estudantes para intera??o com patologistas e servi?os de anatomia
patol?gica. Para infectologistas, falta percep??o da import?ncia da patologia na gradua??o, o que para
patologistas gera dificuldades na intera??o com infectologistas, resultando em preenchimento incompleto de solicita??o de exames histopatol?gicos, dificuldade na interpreta??o de laudos e envio inadequado de amostras. Infectologistas e patologistas acreditam que mais aulas pr?ticas, maior integra??o
com a cl?nica e a presen?a do patologista em outros cen?rios de aprendizagem aumentem o interesse
pela patologia. Todos os professores, infectologistas e patologistas pesquisados reconheceram a exist?ncia de lacunas no ensino-aprendizagem na disciplina de patologia na gradua??o m?dica e a necessidade
de reformula??o para torn?-la uma especialidade mais interessante e alinhada ? realidade profissional. |