Artigo

O ensino da Patologia e sua influ?ncia na atua??o de patologistas e infectologistas no Rio de Janeiro

Estudos sobre o ensino da patologia no Brasil s?o escassos e mostram um cen?rio desmotivador para estudantes e professores. Embora essa disciplina seja fundamental ? forma??o m?dica, o distanciamento entre o seu ensino e o das demais disciplinas cl?nicas leva ao n?o reconhecimento, por parte dos es...

ver descrição completa

Autor principal: Pereira, Patricia Fonseca
Outros Autores: Souza, Claudia Teresa Vieira de, Hora, Dinair Leal da, Possas, Cristina de Albuquerque, Menezes, Rodrigo Caldas
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Associa??o Brasileira de Educa??o M?dica 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://patua.iec.gov.br//handle/iec/3764
id ir-iec-3764
recordtype dspace
spelling ir-iec-37642019-06-19T18:12:12Z O ensino da Patologia e sua influ?ncia na atua??o de patologistas e infectologistas no Rio de Janeiro Influence of Pathology teaching on the performance of pathologists and infectious diseases specialists in Rio de Janeiro Pereira, Patricia Fonseca Souza, Claudia Teresa Vieira de Hora, Dinair Leal da Possas, Cristina de Albuquerque Menezes, Rodrigo Caldas Educa??o M?dica Educa??o Superior Patologia / educa??o Infectologia / educa??o Doen?as Transmiss?veis Rio de Janeiro (RJ) Estudos sobre o ensino da patologia no Brasil s?o escassos e mostram um cen?rio desmotivador para estudantes e professores. Embora essa disciplina seja fundamental ? forma??o m?dica, o distanciamento entre o seu ensino e o das demais disciplinas cl?nicas leva ao n?o reconhecimento, por parte dos estudantes, da import?ncia da patologia para a forma??o profissional, especialmente na ?rea de doen?as infecciosas. O objetivo deste estudo foi investigar o processo de forma??o e produ??o do conhecimento em patologia em tr?s faculdades de Medicina com ensino tradicional no Estado do Rio de Janeiro e seu impacto na atua??o de patologistas e infectologistas. Trata-se de um estudo qualitativo com utiliza??o da t?cnica do discurso do sujeito coletivo em entrevistas semiestruturadas. Foram entrevistados sete professores de patologia de duas faculdades p?blicas e de uma particular e dez m?dicos ? cinco patologistas que atuavam no Rio de Janeiro e cinco infectologistas de um centro de refer?ncias em doen?as infecciosas no Rio de Janeiro. A disciplina de patologia ? oferecida de forma descontextualizada em per?odos espec?ficos. Professores reconhecem que aulas descontextualizadas n?o estimulam o interesse pela especialidade nem preparam estudantes para intera??o com patologistas e servi?os de anatomia patol?gica. Para infectologistas, falta percep??o da import?ncia da patologia na gradua??o, o que para patologistas gera dificuldades na intera??o com infectologistas, resultando em preenchimento incompleto de solicita??o de exames histopatol?gicos, dificuldade na interpreta??o de laudos e envio inadequado de amostras. Infectologistas e patologistas acreditam que mais aulas pr?ticas, maior integra??o com a cl?nica e a presen?a do patologista em outros cen?rios de aprendizagem aumentem o interesse pela patologia. Todos os professores, infectologistas e patologistas pesquisados reconheceram a exist?ncia de lacunas no ensino-aprendizagem na disciplina de patologia na gradua??o m?dica e a necessidade de reformula??o para torn?-la uma especialidade mais interessante e alinhada ? realidade profissional. 2019-06-19T17:59:53Z 2019-06-19T17:59:53Z 2018 Artigo PEREIRA, Patricia Fonseca et al. O ensino da Patologia e sua influ?ncia na atua??o de patologistas e infectologistas no Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Educa??o M?dica, v. 42, n. 1, p. 216-225, 2018. 1981-5271 http://patua.iec.gov.br//handle/iec/3764 10.1590/1981-52712018v42n1rb20170106. por Acesso Aberto application/pdf Associa??o Brasileira de Educa??o M?dica
institution Instituto Evandro Chagas (IEC)
collection PATUA
language por
topic Educa??o M?dica
Educa??o Superior
Patologia / educa??o
Infectologia / educa??o
Doen?as Transmiss?veis
Rio de Janeiro (RJ)
spellingShingle Educa??o M?dica
Educa??o Superior
Patologia / educa??o
Infectologia / educa??o
Doen?as Transmiss?veis
Rio de Janeiro (RJ)
Pereira, Patricia Fonseca
O ensino da Patologia e sua influ?ncia na atua??o de patologistas e infectologistas no Rio de Janeiro
topic_facet Educa??o M?dica
Educa??o Superior
Patologia / educa??o
Infectologia / educa??o
Doen?as Transmiss?veis
Rio de Janeiro (RJ)
description Estudos sobre o ensino da patologia no Brasil s?o escassos e mostram um cen?rio desmotivador para estudantes e professores. Embora essa disciplina seja fundamental ? forma??o m?dica, o distanciamento entre o seu ensino e o das demais disciplinas cl?nicas leva ao n?o reconhecimento, por parte dos estudantes, da import?ncia da patologia para a forma??o profissional, especialmente na ?rea de doen?as infecciosas. O objetivo deste estudo foi investigar o processo de forma??o e produ??o do conhecimento em patologia em tr?s faculdades de Medicina com ensino tradicional no Estado do Rio de Janeiro e seu impacto na atua??o de patologistas e infectologistas. Trata-se de um estudo qualitativo com utiliza??o da t?cnica do discurso do sujeito coletivo em entrevistas semiestruturadas. Foram entrevistados sete professores de patologia de duas faculdades p?blicas e de uma particular e dez m?dicos ? cinco patologistas que atuavam no Rio de Janeiro e cinco infectologistas de um centro de refer?ncias em doen?as infecciosas no Rio de Janeiro. A disciplina de patologia ? oferecida de forma descontextualizada em per?odos espec?ficos. Professores reconhecem que aulas descontextualizadas n?o estimulam o interesse pela especialidade nem preparam estudantes para intera??o com patologistas e servi?os de anatomia patol?gica. Para infectologistas, falta percep??o da import?ncia da patologia na gradua??o, o que para patologistas gera dificuldades na intera??o com infectologistas, resultando em preenchimento incompleto de solicita??o de exames histopatol?gicos, dificuldade na interpreta??o de laudos e envio inadequado de amostras. Infectologistas e patologistas acreditam que mais aulas pr?ticas, maior integra??o com a cl?nica e a presen?a do patologista em outros cen?rios de aprendizagem aumentem o interesse pela patologia. Todos os professores, infectologistas e patologistas pesquisados reconheceram a exist?ncia de lacunas no ensino-aprendizagem na disciplina de patologia na gradua??o m?dica e a necessidade de reformula??o para torn?-la uma especialidade mais interessante e alinhada ? realidade profissional.
format Artigo
author Pereira, Patricia Fonseca
author2 Souza, Claudia Teresa Vieira de
Hora, Dinair Leal da
Possas, Cristina de Albuquerque
Menezes, Rodrigo Caldas
author2Str Souza, Claudia Teresa Vieira de
Hora, Dinair Leal da
Possas, Cristina de Albuquerque
Menezes, Rodrigo Caldas
title O ensino da Patologia e sua influ?ncia na atua??o de patologistas e infectologistas no Rio de Janeiro
title_short O ensino da Patologia e sua influ?ncia na atua??o de patologistas e infectologistas no Rio de Janeiro
title_full O ensino da Patologia e sua influ?ncia na atua??o de patologistas e infectologistas no Rio de Janeiro
title_fullStr O ensino da Patologia e sua influ?ncia na atua??o de patologistas e infectologistas no Rio de Janeiro
title_full_unstemmed O ensino da Patologia e sua influ?ncia na atua??o de patologistas e infectologistas no Rio de Janeiro
title_sort o ensino da patologia e sua influ?ncia na atua??o de patologistas e infectologistas no rio de janeiro
publisher Associa??o Brasileira de Educa??o M?dica
publishDate 2019
url http://patua.iec.gov.br//handle/iec/3764
_version_ 1717584510591172608
score 11.755432