Artigo

Lacertílios da Amazônia. VIII - Sobre Ophryoessoides tricristatus Duméril, 1851, com redescrição da espécies e notas sobre ecologia e distribuição na Região Leste do Pará. (Lacerttilia, Iguanidae).

O até então raro e quase desconhecido lagarto iguanídeo, Ophryessoides tricristatus Duméril, 1851, apresenta sua principal área de ocorrência na região leste do Pará. Sobre uma coleção de 64 exemplares, faz-se uma redescrição da espécies com uma análise de amplitude de variação dos caracteres morfol...

ver descrição completa

Autor principal: Cunha, Osvaldo Rodrigues da
Grau: Artigo
Idioma: Portuguese
Publicado em: Museu Paraense Emilio Goeldi 2012
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/673
Resumo:
O até então raro e quase desconhecido lagarto iguanídeo, Ophryessoides tricristatus Duméril, 1851, apresenta sua principal área de ocorrência na região leste do Pará. Sobre uma coleção de 64 exemplares, faz-se uma redescrição da espécies com uma análise de amplitude de variação dos caracteres morfológicos. Complementa-se o estudo com notas sobre o meio ambiente e a sua ecologia (habitat e época de reprodução) e a distribuição da população na referida região. Lagarto estritamente arborícola, típico das formações vegetais secundárias (capoeiras).