/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
Agroecologia e educação do campo: desafios da institucionalização no Brasil
Formative practices on Agroecology were started in the late 1970’s in Brazil to counter with the agriculture modernization model. From 2000 onwards, the process of institutionalization gained attention. The purpose of this article is to analyze such formative experiences based on the precepts of ru...
Grau: | Artigo |
---|---|
Idioma: | por |
Publicado em: |
Centro de Estudos Educação e Sociedade
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://doi.org/10.1590/ES0101-73302017180924 https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/269 |
id |
oai:10.0.2.15:prefix-269 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:10.0.2.15:prefix-2692023-06-22T22:56:32Z Agroecologia e educação do campo: desafios da institucionalização no Brasil Educação do campo Institucionalização Agroecologia Agricultura camponesa CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::EXTENSAO RURAL Formative practices on Agroecology were started in the late 1970’s in Brazil to counter with the agriculture modernization model. From 2000 onwards, the process of institutionalization gained attention. The purpose of this article is to analyze such formative experiences based on the precepts of rural education and its processes of institutionalization as a public policy. The study was conducted on a qualitative approach, by document analysis and participative observation. Even in counterhegemonic conditions, several courses have been created at Universities and Federal Institutes in a partnership with social movements. There are challenges posed by institutionalization and risks regarding loss of relationship with its origin social matrix: peasants and their territories. As práticas de formação em Agroecologia no Brasil nasceram no final dos anos 1970, em contraponto ao modelo de modernização da agricultura. A partir dos anos 2000, o processo de institucionalização ganhou ênfase. O objetivo deste artigo foi analisar essas experiências formativas, baseadas nos preceitos da educação do campo e seus processos de institucionalização enquanto política pública. O estudo foi produzido a partir da abordagem qualitativa, utilizando-se da análise documental e observação participante. Mesmo em caráter contra-hegemônico, inúmeros cursos são criados em Universidades e Institutos Federais em parceria com os movimentos sociais. Existem desafios na institucionalização e riscos quanto à perda da relação com sua matriz social de origem, os camponeses e seus territórios. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará 2022-09-29T17:06:23Z 2022-09-29T17:06:23Z 2017-07 Artigo de Periódico SOUSA, Romier da Paixão. Agroecologia e educação do campo: desafios da institucionalização no Brasil. Educação & Sociedade, Campinas, v. 38, n. 140, p. 631-648. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/269. Acesso em:. https://doi.org/10.1590/ES0101-73302017180924 0101-7330 https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/269 por Educação & Sociedade Acesso aberto Centro de Estudos Educação e Sociedade Brasil https://www.scielo.br/j/es/a/NVYdW7qx7dNfFNC9fS9FQKK/?lang=pt |
institution |
Repositório Institucional - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará |
collection |
RI-IFPA |
language |
por |
topic |
Educação do campo Institucionalização Agroecologia Agricultura camponesa CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::EXTENSAO RURAL |
spellingShingle |
Educação do campo Institucionalização Agroecologia Agricultura camponesa CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::EXTENSAO RURAL Agroecologia e educação do campo: desafios da institucionalização no Brasil |
topic_facet |
Educação do campo Institucionalização Agroecologia Agricultura camponesa CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::EXTENSAO RURAL |
description |
Formative practices on Agroecology were started in the late
1970’s in Brazil to counter with the agriculture modernization model. From 2000 onwards, the process of institutionalization gained attention. The purpose of this article is to analyze such formative experiences based on the precepts of rural education and its processes of institutionalization as a public policy. The study was conducted on a qualitative approach, by document analysis and participative observation. Even in counterhegemonic conditions, several courses have been created at Universities
and Federal Institutes in a partnership with social movements. There are challenges posed by institutionalization and risks regarding loss of relationship with its origin social matrix: peasants and their territories. |
format |
Artigo |
title |
Agroecologia e educação do campo: desafios da institucionalização no Brasil |
title_short |
Agroecologia e educação do campo: desafios da institucionalização no Brasil |
title_full |
Agroecologia e educação do campo: desafios da institucionalização no Brasil |
title_fullStr |
Agroecologia e educação do campo: desafios da institucionalização no Brasil |
title_full_unstemmed |
Agroecologia e educação do campo: desafios da institucionalização no Brasil |
title_sort |
agroecologia e educação do campo: desafios da institucionalização no brasil |
publisher |
Centro de Estudos Educação e Sociedade |
publishDate |
2022 |
url |
https://doi.org/10.1590/ES0101-73302017180924 https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/269 |
_version_ |
1799147359640223744 |
score |
11.653393 |