Artigo

NEA Castanhal: entre avanços e desafios - uma proposta transdisciplinar de educação em agroecologia na Amazônia Paraense

Este trabalho aborda os caminhos trilhados para a concepção do Núcleo de Estudos em Educação e Agroecologia na Amazônia (NEA-Castanhal) enquanto espaço de articulação políticopedagógico. A construção das Unidades Pedagógica de Experimentação Agroecológica (UPEAs); Formação protagonizada pelos estud...

ver descrição completa

Autor principal: BATISTA, Maria Grings
Outros Autores: COELHO, Roberta de Fatima Rodrigues, SOUSA, Romier da Paixão, AMARAL, Waldiléia Rendeiro da Silva, SILVA, Franciara Santos
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/275
id oai:10.0.2.15:prefix-275
recordtype dspace
spelling oai:10.0.2.15:prefix-2752023-06-28T19:45:44Z NEA Castanhal: entre avanços e desafios - uma proposta transdisciplinar de educação em agroecologia na Amazônia Paraense BATISTA, Maria Grings COELHO, Roberta de Fatima Rodrigues SOUSA, Romier da Paixão AMARAL, Waldiléia Rendeiro da Silva SILVA, Franciara Santos Interação de saber Formação-reflexão Ensino-pesquisa-extensão CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA Educação em agroecologia: resistência e lutas pela democracia Educação e Agroecologia na Amazônia Este trabalho aborda os caminhos trilhados para a concepção do Núcleo de Estudos em Educação e Agroecologia na Amazônia (NEA-Castanhal) enquanto espaço de articulação políticopedagógico. A construção das Unidades Pedagógica de Experimentação Agroecológica (UPEAs); Formação protagonizada pelos estudantes; Cursos de Formação Inicial e Continuada em Agroecologia; Agriculturas de Base Ecológica e Políticas Públicas voltados para agricultoras familiares camponeses, agentes de desenvolvimento e movimentos sociais, são algumas ações aqui descritas e analisadas. Os resultados indicam que as atividades desenvolvidas estão em consonância com as diretrizes e com os princípios de Educação em Agroecologia e que o NEA, mesmo sendo um local de resistência dentro de um território marcado pela educação tecnicista, segue firme e aprendendo com os desafios de cada dia. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará 2022-09-29T17:39:40Z 2022-09-29T17:39:40Z 2016-10-25 Artigo de Evento BATISTA, Maria Grings; COELHO, Roberta de Fátima Rodrigues; SOUSA, Romier da Paixão;AMARAL, Waldiléia Rendeiro daSilva;SILVA, Franciara Santos. NEA Castanhal: entre avanços e desafios - uma proposta transdisciplinar de Educação em Agroecologia na Amazônia Paraense. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EM AGROECOLOGIA, 2., 2016, Seropédica, (RJ). Anais ... Seropédica, (RJ), 2015. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/275. Acesso em:. 2236-7934 https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/275 por Cadernos de agroecologia Acesso aberto Brasil https://revistas.aba-agroecologia.org.br/cad/article/view/22381/12841
institution Repositório Institucional - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
collection RI-IFPA
language por
topic Interação de saber
Formação-reflexão
Ensino-pesquisa-extensão
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Educação em agroecologia: resistência e lutas pela democracia
Educação e Agroecologia na Amazônia
spellingShingle Interação de saber
Formação-reflexão
Ensino-pesquisa-extensão
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Educação em agroecologia: resistência e lutas pela democracia
Educação e Agroecologia na Amazônia
BATISTA, Maria Grings
NEA Castanhal: entre avanços e desafios - uma proposta transdisciplinar de educação em agroecologia na Amazônia Paraense
topic_facet Interação de saber
Formação-reflexão
Ensino-pesquisa-extensão
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Educação em agroecologia: resistência e lutas pela democracia
Educação e Agroecologia na Amazônia
description Este trabalho aborda os caminhos trilhados para a concepção do Núcleo de Estudos em Educação e Agroecologia na Amazônia (NEA-Castanhal) enquanto espaço de articulação políticopedagógico. A construção das Unidades Pedagógica de Experimentação Agroecológica (UPEAs); Formação protagonizada pelos estudantes; Cursos de Formação Inicial e Continuada em Agroecologia; Agriculturas de Base Ecológica e Políticas Públicas voltados para agricultoras familiares camponeses, agentes de desenvolvimento e movimentos sociais, são algumas ações aqui descritas e analisadas. Os resultados indicam que as atividades desenvolvidas estão em consonância com as diretrizes e com os princípios de Educação em Agroecologia e que o NEA, mesmo sendo um local de resistência dentro de um território marcado pela educação tecnicista, segue firme e aprendendo com os desafios de cada dia.
format Artigo
author BATISTA, Maria Grings
author2 COELHO, Roberta de Fatima Rodrigues
SOUSA, Romier da Paixão
AMARAL, Waldiléia Rendeiro da Silva
SILVA, Franciara Santos
author2Str COELHO, Roberta de Fatima Rodrigues
SOUSA, Romier da Paixão
AMARAL, Waldiléia Rendeiro da Silva
SILVA, Franciara Santos
title NEA Castanhal: entre avanços e desafios - uma proposta transdisciplinar de educação em agroecologia na Amazônia Paraense
title_short NEA Castanhal: entre avanços e desafios - uma proposta transdisciplinar de educação em agroecologia na Amazônia Paraense
title_full NEA Castanhal: entre avanços e desafios - uma proposta transdisciplinar de educação em agroecologia na Amazônia Paraense
title_fullStr NEA Castanhal: entre avanços e desafios - uma proposta transdisciplinar de educação em agroecologia na Amazônia Paraense
title_full_unstemmed NEA Castanhal: entre avanços e desafios - uma proposta transdisciplinar de educação em agroecologia na Amazônia Paraense
title_sort nea castanhal: entre avanços e desafios - uma proposta transdisciplinar de educação em agroecologia na amazônia paraense
publisher Brasil
publishDate 2022
url https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/275
_version_ 1799147360544096256
score 11.653393