/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Livro
Educação, formação de professores e práticas pedagógicas
A presente organização é uma conquista de todos que confiaram seus percursos de investigadores, permitindo aos leitores visualizarem-se também, progressivamente, enquanto produtores de conhecimento, tendo como parâmetro que o conhecimento é de todos, visto que é transformador dos contextos historic...
Grau: | Livro |
---|---|
Idioma: | por |
Publicado em: |
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/473 |
Resumo: |
---|
A presente organização é uma conquista de todos que confiaram
seus percursos de investigadores, permitindo aos leitores visualizarem-se também, progressivamente, enquanto produtores de conhecimento, tendo como parâmetro que o conhecimento é de todos, visto que é transformador dos contextos historicamente construídos nas vidas e relações dos indivíduos, permitindo-lhes tecer desde os primeiros anos de vida, conceitos concernentes às várias ciências. Para isso, não podemos desconsiderar a importância da formação daqueles que, historicamente, têm conduzido a caminhada intelectual de tantos profissionais: os professores, que permitem essa dialogicidade entre pesquisador (escritor) e leitor Neste sentido, o professor, conforme sua formação, através de suas atividades, desencadeia complexas análises individuais e coletivas, que vão sendo estabelecidas em cada etapa do processo do conhecimento através de um mútuo movimento ensino-aprendizagem-ensino. Considerando o caminho da Educação Brasileira, no que tange à Formação de Professores e às Práticas Pedagógicas, esta tem se configurado como base, para um referencial de indivíduos que sintetiza exigências para a consolidação do capital. Entretanto, tal concepção apesar de predominante no momento atual, no segmento educacional,
conviveu, em muitos momentos, desde o século passado, ora com
uma educação de desconstrução dos ideários conservadores, ora com uma educação de desconstrução dos ideários progressistas. |