Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Proposta de cartilha digital para educação inclusiva através da libras com apoio de animações

A tecnologia modificou a vida e os pensamentos do ser humano. Quando ela é bem utilizada, permite que novas estratégias pedagógicas sejam utilizadas no ensino, como plataformas virtuais de ensino, jogos e outros softwares educativos, entre outros. A tecnologia também vem sido utilizada de forma m...

ver descrição completa

Autor principal: PINTO, Emily de Sousa
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1036
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-1036
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-10362019-02-19T19:42:04Z Proposta de cartilha digital para educação inclusiva através da libras com apoio de animações PINTO, Emily de Sousa CARVALHO, Tássio Costa de http://lattes.cnpq.br/4772364162256162 Educação inclusiva Língua brasileira de sinais - Estudo e ensino LIBRAS Tecnologia da informação CNPQ::ENGENHARIAS A tecnologia modificou a vida e os pensamentos do ser humano. Quando ela é bem utilizada, permite que novas estratégias pedagógicas sejam utilizadas no ensino, como plataformas virtuais de ensino, jogos e outros softwares educativos, entre outros. A tecnologia também vem sido utilizada de forma muito eficiente na educação especial e processos de inclusão. Por isso a tecnologia assistiva vem tendo destaque nos últimos anos, pois nota-se o interesse no mundo tecnológico também por parte de jovens portadores de deficiências. A tecnologia pode ajudar na prática pedagógica do ensino da LIBRAS? Sabe-se que o surdo é amparado por lei na garantia ao ingresso na educação. Entretanto, esse processo de inclusão não é muito satisfatório, visto que não existe o preparo adequado dos agentes envolvidos e nem há utilização de ferramentas eficientes para a interação com alunos surdos. Nesse contexto, este projeto é apresentado para auxiliar o ensino de LIBRAS visando a inclusão, não só nas escolas, mas também na vida cotidiana de pessoas surdas, facilitando a interação entre elas mesmas e com os ouvintes. 2019-02-14T19:54:10Z 2019-02-14T19:54:10Z 2018-11-12 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação PINTO, Emily de Sousa. Proposta de cartilha digital para educação inclusiva através da libras com apoio de animações. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1036. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1036 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Educação inclusiva
Língua brasileira de sinais - Estudo e ensino
LIBRAS
Tecnologia da informação
CNPQ::ENGENHARIAS
spellingShingle Educação inclusiva
Língua brasileira de sinais - Estudo e ensino
LIBRAS
Tecnologia da informação
CNPQ::ENGENHARIAS
PINTO, Emily de Sousa
Proposta de cartilha digital para educação inclusiva através da libras com apoio de animações
topic_facet Educação inclusiva
Língua brasileira de sinais - Estudo e ensino
LIBRAS
Tecnologia da informação
CNPQ::ENGENHARIAS
description A tecnologia modificou a vida e os pensamentos do ser humano. Quando ela é bem utilizada, permite que novas estratégias pedagógicas sejam utilizadas no ensino, como plataformas virtuais de ensino, jogos e outros softwares educativos, entre outros. A tecnologia também vem sido utilizada de forma muito eficiente na educação especial e processos de inclusão. Por isso a tecnologia assistiva vem tendo destaque nos últimos anos, pois nota-se o interesse no mundo tecnológico também por parte de jovens portadores de deficiências. A tecnologia pode ajudar na prática pedagógica do ensino da LIBRAS? Sabe-se que o surdo é amparado por lei na garantia ao ingresso na educação. Entretanto, esse processo de inclusão não é muito satisfatório, visto que não existe o preparo adequado dos agentes envolvidos e nem há utilização de ferramentas eficientes para a interação com alunos surdos. Nesse contexto, este projeto é apresentado para auxiliar o ensino de LIBRAS visando a inclusão, não só nas escolas, mas também na vida cotidiana de pessoas surdas, facilitando a interação entre elas mesmas e com os ouvintes.
author_additional CARVALHO, Tássio Costa de
author_additionalStr CARVALHO, Tássio Costa de
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author PINTO, Emily de Sousa
title Proposta de cartilha digital para educação inclusiva através da libras com apoio de animações
title_short Proposta de cartilha digital para educação inclusiva através da libras com apoio de animações
title_full Proposta de cartilha digital para educação inclusiva através da libras com apoio de animações
title_fullStr Proposta de cartilha digital para educação inclusiva através da libras com apoio de animações
title_full_unstemmed Proposta de cartilha digital para educação inclusiva através da libras com apoio de animações
title_sort proposta de cartilha digital para educação inclusiva através da libras com apoio de animações
publishDate 2019
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1036
_version_ 1787154628303912960
score 11.753735