/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
A educação inclusiva no campus universitário de Abaetetuba: reflexões sobre a percepção dos alunos com deficiência
A pesquisa tem como objetivo, descrever e analisar criticamente a inclusão da pessoa com deficiência na UFPA-Abaetetuba a partir de suas instalações físicas, e como objetivos específicos, verificar a adequação da estrutura física da UFPA-Abaetetuba que está de acordo com as normas da ABNT NBR 9050/2...
Autor principal: | BITENCOURT, Jacqueline Reis |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1092 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-1092 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-10922021-06-10T20:15:48Z A educação inclusiva no campus universitário de Abaetetuba: reflexões sobre a percepção dos alunos com deficiência BITENCOURT, Jacqueline Reis SANTOS, Bruno Rodrigues dos http://lattes.cnpq.br/8155936269324036 Inclusão Acessibilidade Universidade ABNT NBR9050/15 CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL A pesquisa tem como objetivo, descrever e analisar criticamente a inclusão da pessoa com deficiência na UFPA-Abaetetuba a partir de suas instalações físicas, e como objetivos específicos, verificar a adequação da estrutura física da UFPA-Abaetetuba que está de acordo com as normas da ABNT NBR 9050/2015; averiguar outras adequações necessárias de estruturação física para inclusão da pessoa com deficiência que não constam nas normas da ABNT NBR 9050/2015; desenvolver propostas de modificações e melhorias para acessibilidade física e estrutural na UFPA-Abaetetuba dando voz as pessoas com deficiência que precisam de uma universidade mais inclusiva e adequada às suas necessidades. Como metodologia utilizou A pesquisa é de caráter descritivo e do tipo qualitativa, ou seja, no sentido de verificar a existência de adaptações a partir da estrutura física de forma adequada ou não, ofertada na universidade para pessoas com deficiência, o ambiente universitário foi a fonte direta de coleta dos dados, permitindo analisar os dados coletados. Através das análises das fotografias podemos concluir que no Campus de Abaetetuba possuem rampas de acesso tanto no bloco antigo, como no bloco novo, porém estas se apresentam fora das normas da NBR9050, e algumas foram construídas após a construção de seu prédio como uma espécie de exigência da política de inclusão, porém possibilita o aluno com deficiência ingressar e estudar na Universidade. 2019-02-27T02:12:59Z 2019-02-27T02:12:59Z 2018-07-16 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação BITENCOURT, Jacqueline Reis. A educação inclusiva no campus universitário de Abaetetuba: reflexões sobre a percepção dos alunos com deficiência. Orientador: Bruno Rodrigues dos Santos. 2018. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1092. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1092 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Inclusão Acessibilidade Universidade ABNT NBR9050/15 CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
spellingShingle |
Inclusão Acessibilidade Universidade ABNT NBR9050/15 CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL BITENCOURT, Jacqueline Reis A educação inclusiva no campus universitário de Abaetetuba: reflexões sobre a percepção dos alunos com deficiência |
topic_facet |
Inclusão Acessibilidade Universidade ABNT NBR9050/15 CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
description |
A pesquisa tem como objetivo, descrever e analisar criticamente a inclusão da pessoa com deficiência na UFPA-Abaetetuba a partir de suas instalações físicas, e como objetivos específicos, verificar a adequação da estrutura física da UFPA-Abaetetuba que está de acordo com as normas da ABNT NBR 9050/2015; averiguar outras adequações necessárias de estruturação física para inclusão da pessoa com deficiência que não constam nas normas da ABNT NBR 9050/2015; desenvolver propostas de modificações e melhorias para acessibilidade física e estrutural na UFPA-Abaetetuba dando voz as pessoas com deficiência que precisam de uma universidade mais inclusiva e adequada às suas necessidades. Como metodologia utilizou A pesquisa é de caráter descritivo e do tipo qualitativa, ou seja, no sentido de verificar a existência de adaptações a partir da estrutura física de forma adequada ou não, ofertada na universidade para pessoas com deficiência, o ambiente universitário foi a fonte direta de coleta dos dados, permitindo analisar os dados coletados. Através das análises das fotografias podemos concluir que no Campus de Abaetetuba possuem rampas de acesso tanto no bloco antigo, como no bloco novo, porém estas se apresentam fora das normas da NBR9050, e algumas foram construídas após a construção de seu prédio como uma espécie de exigência da política de inclusão, porém possibilita o aluno com deficiência ingressar e estudar na Universidade. |
author_additional |
SANTOS, Bruno Rodrigues dos |
author_additionalStr |
SANTOS, Bruno Rodrigues dos |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
BITENCOURT, Jacqueline Reis |
title |
A educação inclusiva no campus universitário de Abaetetuba: reflexões sobre a percepção dos alunos com deficiência |
title_short |
A educação inclusiva no campus universitário de Abaetetuba: reflexões sobre a percepção dos alunos com deficiência |
title_full |
A educação inclusiva no campus universitário de Abaetetuba: reflexões sobre a percepção dos alunos com deficiência |
title_fullStr |
A educação inclusiva no campus universitário de Abaetetuba: reflexões sobre a percepção dos alunos com deficiência |
title_full_unstemmed |
A educação inclusiva no campus universitário de Abaetetuba: reflexões sobre a percepção dos alunos com deficiência |
title_sort |
educação inclusiva no campus universitário de abaetetuba: reflexões sobre a percepção dos alunos com deficiência |
publishDate |
2019 |
url |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1092 |
_version_ |
1787154659699326976 |
score |
11.753735 |