Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

O livro didático de língua portuguesa nas salas de aula do sistema modular de ensino

This research aims to highlight the importance of a contextualized teaching of the contents of Portuguese Language, in the riverside regions, having as object of study the textbook. In an attempt to provide a reflection about the specificities they need be taken into consideration in the process of...

ver descrição completa

Autor principal: SACRAMENTO, Arinéia Ferreira
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1151
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-1151
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-11512019-03-08T03:00:34Z O livro didático de língua portuguesa nas salas de aula do sistema modular de ensino SACRAMENTO, Arinéia Ferreira OLIVEIRA, Mara Rita Duarte de http://lattes.cnpq.br/8038322403743384 Livro didático Sistema modular de ensino Língua portuguesa - ensino Processo de ensino e aprendizagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM This research aims to highlight the importance of a contextualized teaching of the contents of Portuguese Language, in the riverside regions, having as object of study the textbook. In an attempt to provide a reflection about the specificities they need be taken into consideration in the process of teaching and learning of the students of the field, in an education where the cultural context be valued in the education system, it was established, in this perspective, the following research question: "How teachers make the appropriation of the textbook of Portuguese Language in his classes, in Modular Teaching System, in the riverine locality of the Maúba River? It was used the case study research method, of the ethnographic type, namely: field research, applying questionnaires to four teachers of Portuguese Language, in a analysis of the answers of such questions; and, a detailed examination, of content of textbooks of the collection "Tecendo Linguagens", of the authors: Tânia Amaral Oliveira, Elizabeth Gavioli de Oliveira Silva, Cícero de Oliveira Silva e Luci Aparecida Melo Araújo, handled, from the 6th to the 9th year, at the country school, E. E. F. M. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, locus of research. As a theoretical foundation for the development of research, was used authors: Freire, (2004); Azzi (2000); PCNs (1998); LDB (2017); André (2005); Batista (2011); Rodrigues (2016); Brayner (2013); Azevedo (2012); Silva, Barros e Oliveira (2014), in a finding that the didactic material in study has limitations and can not meet the demands of the students of that locality. Esta pesquisa tem por objetivo ressaltar a importância de um ensino contextualizado dos conteúdos de Língua Portuguesa, nas regiões ribeirinhas, tendo como objeto de estudo o livro didático. Na tentativa de proporcionar uma reflexão a respeito das especificidades que precisam ser levadas em consideração no processo de ensino e aprendizagem dos alunos do campo, em uma educação em que o contexto cultural seja valorizado no sistema de ensino, estabeleceu-se, nessa perspectiva, a seguinte pergunta de pesquisa: “Como os professores fazem a apropriação do livro didático de Língua Portuguesa nas suas aulas, no Sistema Modular de Ensino, na localidade ribeirinha do Rio Maúba? Utilizou-se o método de pesquisa estudo de caso, do tipo etnográfico, a saber: pesquisa de campo, aplicando questionários a quatro professores de Língua Portuguesa, em uma análise de respostas de tais indagações; e, um exame, pormenorizado, dos conteúdos dos livros didáticos da coleção “Tecendo Linguagens”, dos autores: Tânia Amaral Oliveira, Elizabeth Gavioli de Oliveira Silva, Cícero de Oliveira Silva e Luci Aparecida Melo Araújo, manuseados, do 6º ao 9º ano, na escola do campo, E. E. F. M. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, lócus da pesquisa. Como fundamentação teórica para o desenvolvimento da investigação, utilizou-se os autores: Freire, (2004); Azzi (2000); PCNs (1998); LDB (2017); André (2005); Batista (2011); Rodrigues (2016); Brayner (2013); Azevedo (2012); Silva, Barros e Oliveira (2014), numa constatação de que o material didático em estudo apresenta limitações e não consegue atender às demandas dos alunos daquela localidade. 2019-03-07T19:19:52Z 2019-03-07T19:19:52Z 2018-06-27 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SACRAMENTO, Arinéia Ferreira. O livro didático de língua portuguesa nas salas de aula do sistema modular de ensino. Orientadora: Mara Rita Duarte de Oliveira. 2018. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1151. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1151 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Livro didático
Sistema modular de ensino
Língua portuguesa - ensino
Processo de ensino e aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
spellingShingle Livro didático
Sistema modular de ensino
Língua portuguesa - ensino
Processo de ensino e aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
SACRAMENTO, Arinéia Ferreira
O livro didático de língua portuguesa nas salas de aula do sistema modular de ensino
topic_facet Livro didático
Sistema modular de ensino
Língua portuguesa - ensino
Processo de ensino e aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description This research aims to highlight the importance of a contextualized teaching of the contents of Portuguese Language, in the riverside regions, having as object of study the textbook. In an attempt to provide a reflection about the specificities they need be taken into consideration in the process of teaching and learning of the students of the field, in an education where the cultural context be valued in the education system, it was established, in this perspective, the following research question: "How teachers make the appropriation of the textbook of Portuguese Language in his classes, in Modular Teaching System, in the riverine locality of the Maúba River? It was used the case study research method, of the ethnographic type, namely: field research, applying questionnaires to four teachers of Portuguese Language, in a analysis of the answers of such questions; and, a detailed examination, of content of textbooks of the collection "Tecendo Linguagens", of the authors: Tânia Amaral Oliveira, Elizabeth Gavioli de Oliveira Silva, Cícero de Oliveira Silva e Luci Aparecida Melo Araújo, handled, from the 6th to the 9th year, at the country school, E. E. F. M. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, locus of research. As a theoretical foundation for the development of research, was used authors: Freire, (2004); Azzi (2000); PCNs (1998); LDB (2017); André (2005); Batista (2011); Rodrigues (2016); Brayner (2013); Azevedo (2012); Silva, Barros e Oliveira (2014), in a finding that the didactic material in study has limitations and can not meet the demands of the students of that locality.
author_additional OLIVEIRA, Mara Rita Duarte de
author_additionalStr OLIVEIRA, Mara Rita Duarte de
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SACRAMENTO, Arinéia Ferreira
title O livro didático de língua portuguesa nas salas de aula do sistema modular de ensino
title_short O livro didático de língua portuguesa nas salas de aula do sistema modular de ensino
title_full O livro didático de língua portuguesa nas salas de aula do sistema modular de ensino
title_fullStr O livro didático de língua portuguesa nas salas de aula do sistema modular de ensino
title_full_unstemmed O livro didático de língua portuguesa nas salas de aula do sistema modular de ensino
title_sort o livro didático de língua portuguesa nas salas de aula do sistema modular de ensino
publishDate 2019
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1151
_version_ 1787154663710130176
score 11.753896