Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

A educação do campo e o ensino de ciências no município de Medicilândia-PA

O trabalho que ora se apresenta, constitui resultado de pesquisa bibliográfica e de campo de cunho exploratório-descritivo a fim de investigar e entender até que ponto a Educação do Campo e as lutas pelo direito a uma formação de qualidade enfatizando o ensino do componente curricular de Ciências na...

ver descrição completa

Autor principal: JESUS, Eliane Oliveira de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3442
Resumo:
O trabalho que ora se apresenta, constitui resultado de pesquisa bibliográfica e de campo de cunho exploratório-descritivo a fim de investigar e entender até que ponto a Educação do Campo e as lutas pelo direito a uma formação de qualidade enfatizando o ensino do componente curricular de Ciências na vida cotidiana atendem os anseios dos alunos. O objetivo geral busca examinar de que forma é ofertado o ensino científico para a população camponesa e quais os avanços que a educação vem obtendo no âmbito municipal especificamente as turmas de 6º ao 9º anos na área rural, e em relação às suas necessidades e vivências do campo. Também fazer uma análise quanto às dificuldades dos professores em ministrar as aulas de ciências voltadas para a educação do campo e por fim será analisado se há formação continuada para os professores de ciências. Ao final constatou-se que há pouco investimento pelos gestores municipais na busca de melhorias para o ensino do campo e suas peculiaridades. Todavia, há um tímido avanço em relação à valorização da modalidade de educação no campo e a abertura de cursos superiores priorizando esta modalidade de ensino constitui um avanço e uma nova perspectiva para melhorias nas políticas públicas voltadas para o campo e o sistema modular de ensino.